Meningiomas.  Texto didático ilustrado  -  Macroscopia
..
Nesta página, aspectos macroscópicos de meningiomas.  Clique para  texto básico sobre meningiomas em geral, com links para páginas paralelas sobre estudos de imagem, microscopia, imunohistoquímica e microscopia eletrônica. Em outras páginas são tratados os meningiomas grau Igrau II e grau III da OMS.  Em todas as páginas, as figuras são linkadas aos casos de origem. Para mais detalhes, clique nas figuras. 
....
Clique nos assuntos para detalhes. Clique nas miniaturas para a página de cada caso.
Meningioma clássico aderido à dura Meningioma volumoso com grandes vasos na superfície Meningioma com necrose e deposição de hematoidina Meningioma angiomatoso Meningioma microcístico
Meningioma lipidizado Meningioma xantomatoso Meningioma cordóide Meningioma rabdóide Meningioma de baínha do nervo óptico
..
Macroscopia.  Meningiomas costumam ser firmes e elásticos, bem demarcados, brancos ou acinzentados, com superfície externa lisa ou lobulada. Estão habitualmente aderidos à dura, e invasão da mesma ou dos seios venosos é comum. Quando o meningioma atravessa a dura e infiltra o osso, pode induzir hiperostose característica. Daí pode estender-se aos tecidos moles, como pele, músculos e tecido adiposo, comumente da órbita (clique para exemplo). Podem aderir a, ou crescer em torno de, artérias cerebrais (clique para exemplos) mas só raramente as infiltram. Compressão do cérebro é comum, mas invasão cerebral franca é incomum.  Em certos locais, como nas asas do esfenóide, meningiomas podem espalhar-se pela superfície interna do crânio como um carpete (meningioma ‘en plaque’). 

Ao corte, muitos são homogêneos, mas seu aspecto pode variar área a área, com nodulações, cistos e calcificações, estas notadas pela textura em grãos de areia.  Necrose macroscópica não é rara, especialmente nos exemplos maiores, onde se deve à compressão dos vasos do tumor pelo seu próprio volume.  Raramente, a necrose pode ter coloração amarelada como gema de ovo, devido à deposição de cristais de hematoidina

..
Exemplos clássicos. Fem. 33a. Nódulo de tecido neoplásico aderido à dura-máter, com cerca de 2 cm. de diâmetro, superfície externa levemente nodular, consistência firme e elástica. Ao corte, cor branca e aspecto homogêneo. 
Meningioma aderido à dura-máter.  Mesmo caso. Este pequeno meningioma está firmemente aderido à dura, mas  praticamente não a infiltra. As relações entre tumor e paquimeninge são melhor vistas no tricrômico de Masson, que cora o colágeno em azul, ajudando a diferenciar do tumor em róseo. Também com vimentina, onde as células neoplásicas são marcadas, mas o colágeno dural fica negativo. Para detalhes, clique nas imagens. 
..
Fem. 47 a. Pequeno meningioma fibroblástico parietal D, superfície externa lisa e brilhante. Ao corte, aspecto fasciculado, com pequena área de necrose. 
..
Fem.  70 a. Volumoso meningioma transicional parietal E, medindo cerca de 7 cm. no maior diâmetro e pesando 104 g. Na microscopia, havia córtex cerebral aderido na superfície e infiltrado pelo tumor. Na foto à esquerda, TC com contraste. Sobre o significado da infiltração cerebral em meningiomas, clique.
..
Fem.  46 a. Meningioma meningotelial de fossa média E. Tumor aproximadamente esférico, com cerca de 6 cm. de diâmetro.  Grandes vasos dilatados na superfície do tumor eram responsáveis por imagens de flow void na ressonância magnética.  A foto à direita da primeira fileira corresponde à implantação dural. Superfície de corte esbranquiçada e homogênea, notando-se pequena área amarelada de necrose próxima à implantação meníngea em um dos cortes (foto do meio na segunda fileira). 
..
Masc.  69 a. Grande meningioma fibroblástico fronto-temporal direito, com 3 lobos, e impregnação por contraste na RM. Áreas que não impregnam são necróticas, e na peça, mostram coloração amarela forte por deposição de cristais de hematoidina. No restante, cor branca ou rósea, aspecto fasciculado ou homogêneo, consistência firme. 
..
Fem.  75 a. Meningioma fibroblástico intraventricular. Retirada cirúrgica em uma só peça. 
..
Fem.  49 a. Meningioma meningotelial de convexidade frontal.  Na ressonância em T1, sem e com contraste, observam-se imagens de vazio de fluxo ou flow void na periferia do tumor, que correspondem a vasos calibrosos e de alto fluxo na superfície do mesmo. 
..
Masc.  41 a. Meningioma transicional parafalcino posterior.  Outro exemplo de meningioma volumoso, com grandes vasos nutrientes na superfície, que aparecem como flow voids na ressonância (sagital, T1 sem contraste). Foto mais à esquerda, superfície voltada para o cérebro, lisa e brilhante. Na terceira foto, face de implantação dural, irregular e cruenta. Superfície de corte rósea-amarelada, homogênea, de aspecto carnoso. 

 
Macroscopia sugestiva de um tipo histológico.   Na grande maioria dos meningiomas o aspecto macroscópico não permite antecipar o tipo histológico. De modo geral, a macroscopia dos meningiomas mais comuns (meningotelial, fibroblástico e transicional) é superponível. Há, porém, casos em que a macroscopia pode sugerir a variedade histológica.  Abaixo, exemplos. 
..
Meningioma angiomatoso. Fem. 75a.  Este pequeno tumor chama a atenção pela cor escura, vinhosa ou pardacenta, e textura finamente porosa ao corte.  Foi fotografado comparativamente a um meningioma transicional, para salientar a diferença com a cor esbranquiçada dos meningiomas mais comuns. Para mais sobre meningiomas angiomatosos, clique. 
..
Meningioma microcístico. 

Fem. 48a.

O espécime mostra tanto grandes cistos como finos microcistos no componente sólido. 
A cor avermelhada se deve à riqueza em vasos (há associação dos padrões microcístico e angiomatoso neste caso). 

À direita, imagem escaneada da lâmina em HE. Para microscopia, clique.

..
Meningioma lipidizado (metaplásico). Masc. 51a. Fragmentos de cor amarelada, parte dos quais flutuam no fixador.  No detalhe, cor amarela e textura de tecido adiposo. Para microscopia, clique.
..
Meningioma xantomatoso.   Masc.  49 a. Chama a atenção a cor amarelada. A distinção com o meningioma com metaplasia adiposa (acima) é histológica. Na microscopia as células meningoteliais apresentam acúmulo de lípides, mas na forma de gotículas (no adiposo, são gotas grandes, como de adipócitos maduros). O meningioma xantomatoso pode ser considerado também uma forma de meningioma metaplásico. No presente caso havia associação com a forma angiomatosa. Para microscopia, clique. 
..
Meningioma xantomatoso, microcístico.   Fem.  66 a.  Um outro exemplo, que associava os padrões histológicos microcístico, xantomatoso, angiomatoso e meningotelial. A cor amarelada e os cistos intratumorais são indícios do diagnóstico. 
..
Meningioma  cordóide. Masc.  60 a. Fragmento de dura-máter com tumor, visto pela face interna na foto à E, e em corte. A dura-máter encontra-se espessada, com tumor nas duas faces, maior na face interna. O tecido neoplásico era mole, translúcido, quase gelatinoso. Embaixo, imagem escaneada da lâmina, mostrando os componentes intra- e extradurais. Espículas ósseas demonstram o caráter infiltrativo da neoplasia. Microscopicamente, o tumor imita um cordoma. É considerado grau II da OMS pela freqüência maior de recidivas. Para detalhes histológicos, clique.
..
Meningiomas rabdóide e papilífero. Fem.  29 a.  As duas massas tumorais são da mesma paciente e foram retiradas simultaneamente. Para topografia na RM, clique. A fresco, ambas eram firmes e elásticas. A maior, à esquerda, era lobulada, e continha tecido de aspecto rabdóide. Ao corte após fixação, era esbranquiçada, com extensas áreas necróticas bem delimitadas, compatíveis com a natureza agressiva desta variedade de meningioma. A cor amarelada se deve a cristais de hematoidina.  O nódulo menor, mais escuro, era fortemente hiperemiado ao corte. Histologicamente, predominavam áreas papilíferas. Ambas variedades são consideradas grau III da OMS
Componente rabdóide.  Componente papilífero.
..
Meningioma de baínha do nervo óptico.  Fem.  53 a.   Este raro exemplar crescia em volta do nervo óptico e havia causado amaurose por compressão do nervo.  A imagem de RM à esquerda é de outro caso. 
..
..
Este meningioma meningotelial clássico originou-se das células da aracnóide que recobre o nervo óptico. O tumor infiltrou a baínha de dura-máter que recobre o nervo e expandiu-se em volta dele, preenchendo os espaços da órbita normalmente ocupados por tecido adiposo.  Houve compressão do nervo óptico com degeneração de parte de seus axônios, levando a amaurose. A lesão do nervo, que é, na realidade, um trato do sistema nervoso central,  é notada em HE por gliose, com astrócitos gemistocíticos. 
..
Quadro comparativo das lâminas escaneadas. O tricrômico de Masson diferencia o colágeno em azul, destacando a baínha do nervo óptico. O meningioma é positivo para vimentina (VIM) e antígeno epitelial de membrana (EMA). O nervo óptico dá positivo para vimentina mas não para EMA, e reage fortemente para GFAP e S-100, enquanto o tumor é totalmente negativo para ambos.  Assim as imagens com GFAP e S-100 são um negativo da imagem com EMA. 
..
Mais sobre meningiomas:  Textos  didáticos ilustrados :
Texto básico
Imagem
Macro
Micro
Imunohistoquímica
Microscopia eletrônica
Meningiomas grau I
Meningiomas graus II e III
..
Banco de imagens  Neuroimagem: meningiomas por topografia Neuroimagem :  casos Neuropatologia :  casos
Meningiomas mais raros: microcístico
(1) (2)
angiomatoso
(1) (2) (3)
secretor
(1) (2) (3)
rico em linfócitos
e plasmócitos
com metaplasia adiposa 
(1) (2) (3)
xantomatoso
(1) (2)
atípico
(1) (2)
com infiltração 
cerebral (1) (2)
cordóide
(1) (2)
células claras
(1) (2)
rabdóide papilífero
Meningiomas, microscopia eletrônica: meningotelial, transicional secretor
(1) (2) (3)
células claras 
(1) (2)
metaplásico - lipidizado xantomatoso, angiomatoso xantomatoso, angiomatoso, microcístico rabdóide
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
TEXTOS
..