Meningiomas.  Texto didático ilustrado  - 
Imunohistoquímica
..
Nesta página, aspectos imunohistoquímicos dos meningiomas.  Clique para texto básico sobre meningiomas em geral, com links para páginas paralelas sobre estudos de imagem, macroscopia, microscopia, e microscopia eletrônica. Em outras páginas são tratados os meningiomas grau Igrau II e grau III da OMS.  Em todas as páginas, as figuras são linkadas aos casos de origem. Para mais detalhes, clique nas figuras. Mais detalhes nos tipos específicos de meningioma grau I, grau II e grau III
..
Clique nos assuntos para detalhes. Clique nas miniaturas para a página de cada caso.
Vimentina VIM, implante dural EMA S-100 AE1AE3
RP (receptor de progesterona) RE (receptor de estrógenos) CD34 Ki-67 Ki-67 - mitoses
..
A imunohistoquímica em meningiomas enfatiza a natureza dual das células meningoteliais. Meningiomas são forte- e universalmente positivos para vimentinaEMA (antígeno epitelial de membrana) é o principal antígeno usado para apoiar o diagnóstico de meningioma, mas a positividade pode ser modesta e focal, geralmente em padrão membrana. Para S-100, a marcação é variável, mas não proeminente, mais vista em meningiomas fibroblásticos.  Corpúsculos pseudopsamomatosos dos meningiomas secretores são fortemente positivos para CEA. Células que os circundam são citoqueratina-positivas. GFAP é negativo no tecido tumoral dos meningiomas, mas útil para salientar os astrócitos na periferia de meningiomas invasivosReceptor de progesterona é geralmente positivo, receptor de estrógenos é geralmente negativo. Ausência de expressão de RP é sugestiva de comportamento mais agressivo. Marcação por Ki-67 reflete a propensão proliferativa das células neoplásicas. Tumores benignos têm marcação média de 3,8%, atípicos, 7,2% e anaplásicos 14,7%.  Contudo, variações técnicas entre laboratórios impedem estabelecimento de pontos de corte bem definidos entre os tipos. 
..
VIM. Positividade citoplasmática forte e difusa em qualquer tipo de meningioma. 
..
VIM - Implante dural. 

Lingüetas de tecido tumoral insinuam-se entre os feixes colágenos da dura, ancorando a lesão. 

..
EMA. Classicamente, é positivo em padrão membrana em células meningoteliais, inclusive normais. Pode ser positivo também no citoplasma. Ocasionalmente a positividade é fraca e/ou focal. 
..
S-100.  Positivo em alguns meningiomas, em padrões variados. A marcação é habitualmente focal, nuclear e citoplasmática. Células positivas e negativas coexistem lado a lado. Em redemoinhos, não raro há marcação de parte das células, criando curiosos padrões em alvo. Há meningiomas totalmente negativos para S-100. 
..
AE1AE3.  Expressão de citoqueratinas em meningiomas não é surpreendente, em face da versatilidade das células meningoteliais em assumir feições epiteliais ou conjuntivas. Em microscopia eletrônica, meningiomas comumente mostram desmossomos, próprios de células epiteliais. 
..
RP (receptor de progesterona). Receptor de progesterona é geralmente positivo em meningiomas. Ausência de expressão é sugestiva de comportamento mais agressivo. Ver referência embaixo da tabela seguinte. 
..
RE. Negatividade para receptor de estrógeno é a regra em meningiomas.  Em um trabalho* com 70 meningiomas, RE só foi positivo em 6 casos (8,6%) e mesmo assim em menos de 1% das células. Não há indicação de que RE tenha relação com prognóstico de meningiomas. 
*Hsu DW, Efird JT, Hedley-Whyte ET. Progesterone and estrogen receptors in meningiomas: prognostic considerations. J Neurosurg 86:113-120, 1997. 
...
CD34. Positivo só em vasos, demonstra a vascularização variável, por vezes muito rica, dos meningiomas. 
..
Ki-67. Marcação por Ki-67 reflete a propensão proliferativa das células neoplásicas. Tumores benignos têm marcação média de 3,8%, atípicos, 7,2% e anaplásicos 14,7%.  Contudo, variações técnicas entre laboratórios impedem estabelecimento de pontos de corte bem definidos entre os tipos. Abaixo, exemplos dos extremos. O habitual é como nas 3 primeiras fotos.  A quarta provém de um meningioma fibroblástico volumoso, com necrose central, infiltração dural, mas sem preencher os critérios para meningioma atípico. Este tumor foi negativo para receptor de progesterona.
Em meningioma intraventricular atípico.  Marcação chegava a 20% em algumas áreas. 
..
Ki-67. Mitoses. São realçadas no Ki-67, que marca os cromossomos e, em geral, também o citoplasma. Não é raro que não sejam encontradas mitoses em HE, só no Ki-67. Habitualmente observam-se mitoses isoladas, todas típicas, em forma de placas metafásicas, anáfase ou telófase (prófases são difíceis de identificar). Mitoses abaixo de 4 por 10 campos de grande aumento não atingem o critério para meningioma atípico
..
Mais sobre meningiomas:  Textos  didáticos ilustrados :
Texto básico
Imagem
Macro
Micro
Imunohistoquímica
Microscopia eletrônica
Meningiomas grau I
Meningiomas graus II e III
..
Banco de imagens  Neuroimagem: meningiomas por topografia Neuroimagem :  casos Neuropatologia :  casos
Meningiomas mais raros: microcístico
(1) (2)
angiomatoso
(1) (2) (3)
secretor
(1) (2) (3)
rico em linfócitos
e plasmócitos
com metaplasia adiposa 
(1) (2) (3)
xantomatoso
(1) (2)
atípico
(1) (2)
com infiltração 
cerebral (1) (2)
cordóide
(1) (2)
células claras
(1) (2)
rabdóide papilífero
Meningiomas, microscopia eletrônica: meningotelial, transicional secretor
(1) (2) (3)
células claras 
(1) (2)
metaplásico - lipidizado xantomatoso, angiomatoso xantomatoso, angiomatoso, microcístico rabdóide
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
TEXTOS
..