Meningioma  xantomatoso  e  angiomatoso. 
4.  Microscopia eletrônica 
..
Material para microscopia eletrônica foi obtido a partir das reservas em formol. A preservação da ultraestrutura é inferior à ideal, mas suficiente para ajudar na compreensão da arquitetura do tumor, da morfologia das células neoplásicas, e suas relações entre si e com os vasos. 
..
Destaques  da  microscopia  eletrônica. 
Células xantomatosas. Contêm no citoplasma abundantes gotículas lipídicas, uma forma de metaplasia adiposa. Detalhes do citoplasma.  Rico em filamentos intermediários, retículo endoplasmático liso e rugoso, lisossomos, centríolos. 
Junções celulares  unindo prolongamentos citoplasmáticos, predominantemente do tipo adherens Vasos espessados por fibras colágenas e membrana basal na adventícia, freqüentemente também com debris enovelados de membranas  (figuras de mielina)
..
CÉLULAS  NEOPLÁSICAS
..
As células do meningioma, como já documentado em microscopia óptica, tinham limites nítidos, citoplasma rico em gotículas lipídicas e estavam em íntima associação com capilares espessados. Células vizinhas às vezes apresentavam junções intercelulares, mas tais especializações eram pouco abundantes no conjunto do tumor. 
..
Relação íntima entre vasos e células xantomatosas do meningioma em HE  e vimentina. 
..
..
..
..
Célula do meningioma,  com citoplasma riquíssimo em gotículas lipídicas, aderida à parede de um capilar. 
..
..
..
..

Duas células xantomatosas ou lipidizadas do meningioma inseridas em uma alça capilar.  A parede do capilar faz uma curva de 180º e tem forte espessamento à custa de fibras colágenas, camadas de membrana basal reduplicada  e substância fundamental do tecido conjuntivo (proteoglicanas). 
..
Montagem comparativa da mesma área com outra semelhante na imunohistoquímica para CD34, um marcador da face luminal das células endoteliais. 
..
..
Três células xantomatosas ou lipidizadas do meningioma entre dois capilares, vistos em cima e embaixo na foto. 
..
O grau de lipidização (quantidade de gotículas lipídicas no citoplasma) variava entre células próximas.  Células tumorais tendem a coaptar-se lado a lado com muito pouco espaço intersticial entre elas. Contudo, junções especializadas não são freqüentes (ver abaixo). 
..
..
A relação entre as células ricas em lípide e os capilares é vista também na técnica especial para lípides neutros, o Oil Red O (ORO). 
..
..
Abaixo, mais exemplos de células densamente lipidizadas (ricas em gotículas lipídicas no citoplasma). O armazenamento de lípides varia célula a célula. 
..
Outro exemplo de relação entre capilares espessados e células lipidizadas. 
..
..
..
..
Relações entre células vizinhas. 

Neste meningioma, as membranas celulares são retilíneas, e não interdigitadas, como é comum em outros tipos de meningioma

Junções intercelulares,  seja desmossomos (1)(2)(3)(4) ou junções adherens (1)(2)(3)(4), eram relativamente raras neste espécime  (mas habituais em outros exemplos de meningioma). 

..
DETALHES  DO  CITOPLASMA
..
O citoplasma das células deste meningioma contém, além das gotículas lipídicas em quantidade variável, filamentos intermediários e organelas esparsas, como mitocôndrias (aqui  tumefeitas devido à demora na fixação), ribossomos livres e cisternas do retículo endoplasmático liso e rugoso.  Centríolos e lisossomos podem ocasionalmente ser encontrados. 
..
Vimentina, um filamento intermediário ubiquitário, está presente difusamente no citoplasma das células deste  e de outros meningiomas
..
..
..
..
..
LIMITES  E  JUNÇÕES  INTERCELULARES
..
Junções intercelulares são encontradas esparsamente entre as células predominantemente poligonais do tumor.  Sua morfologia lembrava mais a de junções do tipo adherens que a de desmossomos.  Nestes últimos, filamentos intermediários do citoesqueleto ancoram-se nas proteínas juncionais (clique para exemplo, em outro caso de meningioma).  Para breve texto sobre junções celulares, clique. 

(Pelas dificuldades na classificação precisa destas junções, evitamos atribuí-las a um ou outro tipo.)

..
..
..
..
Um exemplo de  adesão focal - que aparece como um espessamento localizado da membrana celular no limite com o abundante colágeno da parede de um capilar. A junção é análoga a um hemidesmossomo, e ajuda fixar a célula à matriz extracelular, a diferença sendo que na adesão focal estão ancorados filamentos de actina, enquanto que no hemidesmossomo, inserem-se filamentos intermediários. 
..
VASOS  ESPESSADOS
..
Capilares do tumor mostram-se espessados à custa de reduplicação de membrana basal e deposição de fibras colágenas.  Na inserção, estas se coram em azul no tricrômico de Masson
..
..
Em muitos vasos,   observavam-se debris de membranas enoveladas (às vezes formando estruturas conhecidas como 'figuras de mielina') mescladas aos componentes conjuntivos. 

As 'figuras de mielina', na realidade, nada têm a ver com mielina. O nome é dado por  analogia morfológica às camadas concêntricas de membranas que a constituem. 

..
..
..
Preparações de microscopia eletrônica pelas técnicas do Depto de Anatomia Patológica da FCM - UNICAMP, Sras. Marilúcia Ruggiero Martins e Geralda Domiciana de Pádua. A elas, nossos agradecimentos. 
....
Caso do Hospital Medical de Limeira, SP, gentilmente contribuído pelos Drs. Evandro Maciel Pinheiro e Hoyama da Costa Pereira. 
..
Para mais imagens deste caso:
TC, RM Macro, HE Colorações especiais IH
..
Mais sobre meningiomas:  Textos  didáticos ilustrados :
Texto básico
Imagem
Macro
Micro
Imunohistoquímica
Microscopia eletrônica
Meningiomas grau I
Meningiomas graus II e III
..
Banco de imagens  Neuroimagem: meningiomas por topografia Neuroimagem :  casos Neuropatologia :  casos
Meningiomas mais raros: microcístico
(1) (2)
angiomatoso
(1) (2) (3)
secretor
(1) (2) (3)
rico em linfócitos
e plasmócitos
com metaplasia adiposa 
(1) (2) (3)
xantomatoso
(1) (2)
atípico
(1) (2)
com infiltração 
cerebral (1) (2)
cordóide
(1) (2)
células claras
(1) (2)
rabdóide papilífero
Meningiomas, microscopia eletrônica: meningotelial, transicional secretor
(1) (2) (3)
células claras 
(1) (2)
metaplásico - lipidizado xantomatoso, angiomatoso xantomatoso, angiomatoso, microcístico rabdóide
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..