Meningioma lipidizado (com metaplasia adiposa)
de ápice petroso D
..
Fem.  52 a.  Amnésia esporádica, alteração de comportamento, irritabilidade. Exame neurológico normal.  TC, RM lesão expansiva extraaxial temporal D.  Craniotomia pterional D, com ressecção parcial de tumor amarelado sólido, fibroelástico, pouco sangrante.  Hipótese diagnóstica - Meningioma de asa do esfenóide.   Diagnóstico histopatológico -  Meningioma meningotelial com redemoinhos, componente secretor e metaplasia adiposa extensa.  Para caso histologicamente semelhante, clique
..
 
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA
..
TC, melhores imagens.  Axial com contraste.  Lesão arredondada, volumosa, na topografia da porção ântero-medial da fossa média D, envolvendo a pequena asa do esfenóide e o ápice petroso, com componente menor na fossa posterior, onde comprime o tronco cerebral ao nível do ângulo ponto-cerebelar.  Tem um componente maior sólido, que se impregna fortemente por contraste, e um componente periférico, lateral, hipodenso, que não se impregna. 
..
Coronal com contraste. A lesão comprime e desloca a porção anterior do lobo temporal D, causando efeito de massa, edema do tecido nervoso nas proximidades e desvio da linha média. 
Exame em detalhe

 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
..
Lesão expansiva extraaxial temporal D rechaçando o tronco, com porção hiperintensa em T1, outra isointensa. Captação homogênea de contraste e edema perilesional.
..
MELHORES  CORTES - SAGITAIS.  A lesão comprime e deforma o lobo temporal D, e eleva o sulco de Sylvius com os ramos da A. cerebral média D aí situados. Há edema da substância branca perilesional ao longo do giro temporal superior.  Em T1 sem contraste, o tumor apresenta dois componentes : um mais interno, com isossinal e outro periférico, que circunda o primeiro e mostra forte hipersinal, comparável ao do tecido adiposo orbitário e do couro cabeludo.  Com contraste, há impregnação intensa e homogênea dos dois componentes, que passam a ter o mesmo sinal. 
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE
Nos cortes seguintes, nota-se impregnação da dura-máter da fossa anterior e da tenda do cerebelo, constituindo o chamado sinal da cauda dural.  Mais medialmente, o tumor estende-se à fossa posterior e indenta a face ântero-lateral D da ponte. 
..
AXIAIS, T1 COM CONTRASTE FLAIR
..
CORONAIS, T1 COM CONTRASTE. Observa-se infiltração do seio cavernoso D com elevação da A. carótida interna deste lado e redução da luz.  No último corte, mais posterior, extensão do tumor à fossa posterior e compressão da ponte. 
Exame em detalhe

 
EXAMES  EM  DETALHE
..
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA
..
Com contraste, axial 
..
 
Com contraste, coronal 

RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
..
CORTES SAGITAIS, T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
..
CORTES AXIAIS, T1 COM CONTRASTE
..
FLAIR
..
CORTES CORONAIS, T1 COM CONTRASTE
..
Caso do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Centro Médico de Campinas, gentilmente contribuído pelos Drs. Antonio Augusto Roth Vargas, Marcelo Senna Xavier de Lima, Paulo Roland Kaleff e residentes. Campinas, SP.
..
Mais sobre meningiomas:  Textos  didáticos ilustrados :
Texto básico
Imagem
Macro
Micro
Imunohistoquímica
Microscopia eletrônica
Meningiomas grau I
Meningiomas graus II e III
..
Banco de imagens  Neuroimagem: meningiomas por topografia Neuroimagem :  casos Neuropatologia :  casos
Meningiomas mais raros: microcístico
(1) (2)
angiomatoso
(1) (2) (3)
secretor
(1) (2) (3)
rico em linfócitos
e plasmócitos
com metaplasia adiposa 
(1) (2) (3)
xantomatoso
(1) (2)
atípico
(1) (2)
com infiltração 
cerebral (1) (2)
cordóide
(1) (2)
células claras
(1) (2)
rabdóide papilífero
Meningiomas, microscopia eletrônica: meningotelial, transicional secretor
(1) (2) (3)
células claras 
(1) (2)
metaplásico - lipidizado xantomatoso, angiomatoso xantomatoso, angiomatoso, microcístico rabdóide
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..