Meningioma  complexo com padrões
rabdóide,  papilífero  e  de  células  claras. 
6. Áreas  de  padrão  papilífero - IH
..
Página de  resumo  do  caso
..
Destaques  da  imunohistoquímica, parte papilífera.  Texto sobre meningioma papilífero.
EMA.  Positividade focal, padrão membrana, e no citoplasma  VIM. Positividade difusa no citoplasma CD56. Positividade padrão membrana
S-100. Positividade focal escassa, núcleo-citoplasmática.  AE1AE3.  Positividade citoplasmática focal. 1A4. Positividade só nos vasos - realça eixos conjuntivo-vasculares. 
CD34.  Positivo em vasos, negativo no tumor.  Ki-67. Positividade em cerca de 30% dos núcleos das células neoplásicas.   

..

EMA, nas áreas papilíferas, apresentava positividade focal no citoplasma e na membrana externa das células. A extensão era menor que nas áreas rabdóides, com muitas áreas só fracamente positivas ou totalmente negativas.  Para EMA nas áreas rabdóides e de células claras, clique.
..
EMA. Áreas fracas ou negativas. 
..
VIM. Vimentina era fortemente positiva no citoplasma das células neoplásicas, realçando a arquitetura papilífera.  As células margeando os eixos conjuntivo-vasculares estavam bem preservadas e tendiam a forma cilíndrica e disposição em paliçada. Células no interior dos blocos freqüentemente haviam sofrido necrose, indicando que só as com acesso a boa irrigação sobreviviam (indício de rápida proliferação).  Para VIM nas áreas rabdóides e de células claras, clique.
..
CD56 apresentava forte positividade nas membranas celulares nas áreas papilíferas deste meningioma complexo. Como com vimentina, esta marcação acentuava a arquitetura papilífera, já que os eixos conjuntivo-vasculares eram negativos. Por vezes, áreas positivas e negativas ficavam justapostas.  Para CD56 nas áreas rabdóides e de células claras, clique.   Para breve texto sobre CD56, clique.
Mitoses. Diversas mitoses típicas foram encontradas. 
..
S-100. Positividade nuclear e citoplasmática em áreas e em células isoladas, com freqüentes exemplos de células marcadas e negativas lado a lado.  Para S-100 nas áreas rabdóides e de células claras, clique.  Para breve texto sobre S-100, clique. 
..
AE1AE3.  Positividade citoplasmática, por vezes forte, em parte das células tumorais. Para AE1AE3 nas áreas rabdóides e de células claras, clique. 
..
1A4. Este anticorpo contra actina de músculo liso é totalmente negativo nas células tumorais, como já demonstrado na porção rabdóide. Marca bem, contudo, os vasos, demonstrando a arquitetura de finos canais vasculares que se estendem como dedos de luva entre as células neoplásicas. Comparar com o preparado para reticulina, que dá resultado semelhante, mas reticulina mostra principalmente as fibras conjuntivas perivasculares. 
..
1A4. Arquitetura pseudopapilífera.  Como já comentado em HE e em reticulina, a rápida proliferação das células neoplásicas (ver Ki67) leva à necrose anóxica daquelas afastadas dos vasos. As sobreviventes, localizadas junto às paredes vasculares, dão origem a uma arquitetura que imita papilas, ou pseudopapilífera. Não são papilas verdadeiras,  como as de um adenoma túbulo-viloso do reto ou de um papiloma de vias urinárias, em que as células crescem formando capas epiteliais ao longo dos vasos. 
..
CD34 é um bom marcador do endotélio vascular e, no presente caso, produziu resultados semelhantes aos com 1A4, embora o sítio da marcação seja a face luminal das células endoteliais. 
..
Ki-67. Marcou alta proporção dos núcleos, da ordem de 30% numa estimativa visual grosseira, sem contagem. Isto é compatível com crescimento rápido do tumor. Comparar com áreas de morfologia rabdóide e de células claras
..
Obs.  Área papilífera foi negativa para : 
Linhagem neural - GFAP, NSE, SNF, cromogranina.
Linhagem muscular - desmina, 1A4.
Linhagem epitelial - CK7, CK20, CEA, Tireoglobulina, TTF1. 
Outros - calcitonina, alfa-feto-proteína, RE, RP, p53. 
..
Para página de resumo e mais imagens deste caso: 
TC, RM  Macro, esfregaço, congelação Parte rabdóide: HE, especiais
Parte rabdóide: IH Parte rabdóide: ME Parte papilífera: HE, especiais
Parte células claras: HE, especiais. Parte células claras: IH Parte células claras: ME
..
Mais sobre meningiomas:  Textos  didáticos ilustrados :
Texto básico
Imagem
Macro
Micro
Imunohistoquímica
Microscopia eletrônica
Meningiomas grau I
Meningiomas graus II e III
..
Banco de imagens  Neuroimagem: meningiomas por topografia Neuroimagem :  casos Neuropatologia :  casos
Meningiomas mais raros: microcístico
(1) (2)
angiomatoso
(1) (2) (3)
secretor
(1) (2) (3)
rico em linfócitos
e plasmócitos
com metaplasia adiposa 
(1) (2) (3)
xantomatoso
(1) (2)
atípico
(1) (2)
com infiltração 
cerebral (1) (2)
cordóide
(1) (2)
células claras
(1) (2)
rabdóide papilífero
Meningiomas, microscopia eletrônica: meningotelial, transicional secretor
(1) (2) (3)
células claras 
(1) (2)
metaplásico - lipidizado xantomatoso, angiomatoso xantomatoso, angiomatoso, microcístico rabdóide
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..