Meningioma infiltrativo do esfenóide com hiperostose da grande asa E
..
Fem.  44 a.   Sem história clínica. 
..
..
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA
..
Sem contraste.  Caso clássico de meningioma infiltrativo da base do crânio, causando grande hiperostose na grande asa do esfenóide à E e em porções adjacentes dos ossos vizinhos, resultando em restrição da cavidade orbitária e da fossa média E. Há discreta proptose E (projeção do globo ocular para frente).  Para caso semelhante, quase superponível, clique
..
Janela óssea 
..
A lesão é praticamente toda intraóssea, causando hiperostose, ou seja, espessamento do osso infiltrado.  Este tumor espessa principalmente a grande asa do esfenóide, com extensão às regiões limítrofes dos ossos temporal (porção escamosa) e zigomático. 

Para série de tomografias de crânio no plano axial, clique.

..
Osso  esfenóide. 

Posição e limites aproximados na superfície interna da base do crânio. Para mais imagens de peças de crânio e esfenóide, clique. 

..
..
Posição aproximada do meningioma na base do crânio (imagem a título de ilustração, sem intenção de ser anatomicamente precisa).  O tumor localiza-se à E do paciente, como representado neste espécime, mas o lado E aparece à D do observador nas imagens de TC e RM. 
..
SCOUT para os cortes coronais abaixo. 
..
Coronal. Nas tomografias em plano coronal, o lado D do paciente fica à D do observador, ao contrário do convencional nos cortes axiais da TC e nos cortes axiais e coronais de RM.  Portanto, aqui vemos a lesão, que está situada à esquerda, no lado esquerdo das fotos. 
..
..
 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
..
CORTES  AXIAIS , T1 SEM CONTRASTE, SUPRESSÃO  DE  GORDURA. O espessamento ósseo leva à redução da cavidade orbitária E, e a discreta proptose (protrusão para frente) do globo ocular E. 
..
..
T1 COM CONTRASTE, SUPRESSÃO  DE  GORDURA.  Notar que a musculatura extrínseca do olho impregna-se normalmente por contraste, sendo o único tipo de músculo em que isso ocorre.  A impregnação dos músculos oculares não representa, portanto, infiltração tumoral ou evidência de doença.  A supressão da gordura orbitária é necessária para destacar o tumor impregnado por contraste, se este invadir a órbita. Do contrário, o hipersinal da gordura poderia mascarar o tumor e dificultar o diagnóstico. 
..
Meningioma impregna-se. 

Com contraste, o osso espessado pelo tumor impregna-se, e uma fina orla de tecido fortemente impregnado passa a ser visível em sua volta, correspondendo ao pequeno componente extraósseo do tumor

..
T1 COM CONTRASTE, SEM  SUPRESSÃO  DE  GORDURA
..
CORTES  AXIAIS. Comparar o sinal da grande asa E do esfenóide (espessada) no T1 sem contraste e no T1 com contraste, demonstrando a impregnação do osso infiltrado pela neoplasia. O escasso componente extraósseo do meningioma, melhor observado na face voltada para a fossa craniana média, dá hipersinal em T2, sugerindo alto grau de hidratação. 
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE T2
....
CORTES  CORONAIS, T1 COM CONTRASTE, SEM  SUPRESSÃO  DE  GORDURA.  Recapitulam os achados na TC coronal acima. A face lateral da órbita E, que é constituída pela grande asa do esfenóide, está espessada e com hiposinal devido à alta proporçao de tecido ósseo. O espessamento reduz a cavidade orbitária e empurra as suas estruturas para frente (proptose). Notar que à D, na primeira imagem, o globo ocular ainda aparece, enquanto no lado oposto vê-se apenas o nervo óptico.
..
..
CORTES  SAGITAIS, T2, LADO  DIREITO
LADO  ESQUERDO
..
COMPARAÇÃO DOS DOIS LADOS. 
..
Mais sobre meningiomas:  Textos  didáticos ilustrados :
Texto básico
Imagem
Macro
Micro
Imunohistoquímica
Microscopia eletrônica
Meningiomas grau I
Meningiomas graus II e III
..
Banco de imagens  Neuroimagem: meningiomas por topografia Neuroimagem :  casos Neuropatologia :  casos
Meningiomas mais raros: microcístico
(1) (2)
angiomatoso
(1) (2) (3)
secretor
(1) (2) (3)
rico em linfócitos
e plasmócitos
com metaplasia adiposa 
(1) (2) (3)
xantomatoso
(1) (2)
atípico
(1) (2)
com infiltração 
cerebral (1) (2)
cordóide
(1) (2)
células claras
(1) (2)
rabdóide papilífero
Meningiomas, microscopia eletrônica: meningotelial, transicional secretor
(1) (2) (3)
células claras 
(1) (2)
metaplásico - lipidizado xantomatoso, angiomatoso xantomatoso, angiomatoso, microcístico rabdóide
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..