Meningioma da goteira do olfatório
..
Fem.  39 a.  História progressiva de 6 meses desde abril de 2002 : cefaléia, diminuição da visão até amaurose do olho E, anosmia. 
..
 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
..
Formação tumoral em calota, implantada na lâmina crivosa do etmóide, medindo 6,0 cm no eixo ântero-posterior,  3,0  cm de altura e 3,5 cm de largura, superfície superior convexa finamente bocelada, elevando os lobos frontais.  Dá isosinal em todas as seqüências e impregna-se difusamente por contraste.  O tumor infiltra os ossos da base do crânio e invade as células etmoidais.  Há alterações inflamatórias (sinusite) nos antros maxilares, no seio frontal E e porções não invadidas do etmóide e esfenóide, com expansão dos seios por conteúdo com discreto hipersinal em T1 e T2 (mucocele).  A sela túrcica e a adenohipófise são de difícil identificação. Nota-se compressão do nervo óptico E pelo tumor.

Cirurgia  abordagem crânio-facial em conjunto (Neurocirurgia + Otorrinolaringologia) com retirada virtualmente completa do tumor e reconstrução da base do crânio com osso e gálea.  Apresentou distúrbios de personalidade (frontalização). RM abaixo é de outubro de 2002. Há controle de novembro de 2004 sem sinais de neoplasia. 

..
CORTES  AXIAIS 
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE T2
..
..
CORTES  CORONAIS, T1 COM CONTRASTE
..
..
CORTES  SAGITAIS.   O meningioma tem um componente acima da base do osso frontal e da lâmina crivosa do etmóide, e outro, um pouco maior, que adentra a cavidade nasal. Em T1, o componente intracraniano tem isosinal ao córtex e destaca-se muito pouco, o intranasal tem discreto hiposinal. Com contraste, ambos impregnam-se fortemente, permitindo delimitar o tumor da mucocele no seio esfenoidal. Esta é uma coleção de muco que se formou devido à obstrução dos foramens de saída do seio pelo tumor e, evidentemente, não sofre impregnação pelo contraste. 
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE
..
..
Mais sobre meningiomas:  Textos  didáticos ilustrados :
Texto básico
Imagem
Macro
Micro
Imunohistoquímica
Microscopia eletrônica
Meningiomas grau I
Meningiomas graus II e III
..
Banco de imagens  Neuroimagem: meningiomas por topografia Neuroimagem :  casos Neuropatologia :  casos
Meningiomas mais raros: microcístico
(1) (2)
angiomatoso
(1) (2) (3)
secretor
(1) (2) (3)
rico em linfócitos
e plasmócitos
com metaplasia adiposa 
(1) (2) (3)
xantomatoso
(1) (2)
atípico
(1) (2)
com infiltração 
cerebral (1) (2)
cordóide
(1) (2)
células claras
(1) (2)
rabdóide papilífero
Meningiomas, microscopia eletrônica: meningotelial, transicional secretor
(1) (2) (3)
células claras 
(1) (2)
metaplásico - lipidizado xantomatoso, angiomatoso xantomatoso, angiomatoso, microcístico rabdóide
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..