Tumor maligno de baínhas de nervos periféricos (MPNST)  em raiz L4 esquerda. 
2.  IH para NF, S-100, vimentina, CD56, CD57, CD34,  Ki67
....
Masc. 16 a 2 m.   Clique para RM, HE, Masson, reticulina, IH -  NF, S-100, vimentina, CD56, CD57, CD34Ki67Texto - MPNST    
Gânglio de raiz posterior (normal).  HE, Massonreticulina.  IH -  NF, S-100, vimentina, CD56, CD57, CD34
....
Neurofilamento.    Como visto no gânglio sensitivo, neurofilamento marcou os corpos celulares dos neurônios envolvidos pelo tumor, bem como numerosos finos axônios divulsionados. 
..
NF. Neurônios  sensitivos cortados na emergência do axônio.    A observação do axônio único de um neurônio sensitivo é difícil,  pois depende do plano de corte passar exatamente pela sua emergência. É facilitada na imunohistoquímica para neurofilamento, que marca o corpo celular e o axônio.  Aqui temos também um raro exemplo em um neurônio em meio ao tumor, em que o corte contemplou a bifurcação do axônio em seus dois ramos, central e periférico. 
..
Axônios.    Os numerosos axônios encontrados entre as células do tumor realçam a intensa capacidade infiltrativa do mesmo. 
..
..
S-100.   Esta proteína expressa por células originadas na crista neural (melanócitos, células de Schwann) é fortemente positiva em schwannomas e neurofibromas.  Neste tumor maligno de baínhas de nervos periféricos (em que há proliferação maligna de células de Schwann), há positividade para S-100 em grande parte, mas não em todas as células do tumor.  A marcação pode ser só citoplasmática ou nuclear e citoplasmática.  Alguns neurônios englobados também marcam-se fracamente. Há destaque também para as células satélites dos neurônios sensitivos capturados. 
..
..
Vimentina.    Marcação citoplasmática universal das células neoplásicas e das células satélites dos neurônios, estes sempre negativos. 
..
..
CD56.    Proteína CD56 (NCAM), sendo uma molécula de adesão intercelular expressada em células de linhagem neuroectodérmica, é encontrada de forma variável nas membranas externa das células neoplásicas deste MPNST. 
..
..
CD57.    Já a marcação para CD57 é bem mais modesta, sendo praticamente negativa no tumor e marcando apenas baínhas de mielina de axônios em trânsito.  O achado praticamente superpõe-se ao encontrado no gânglio sensitivo
..
..
CD34.    Positivo na face luminal das células endoteliais, mostra delicados capilares tortuosos e pouco ramificados. 
..
..
Ki67.    Marca da ordem de 5 a 10 % dos núcleos, evidenciando várias mitoses e núcleos marcados em contato, presumivelmente originados na mesma mitose. 
Ki67 - mitoses. 
Ki67 - núcleos aos pares. 
.....
Agradecimentos.    Caso do Centro Infantil Boldrini, Campinas, SP.   Preparações histopatológicas e imunohistoquímicas pelos técnicos do Laboratório de Patologia daquele hospital  - Srs. Aparecido Paulo de Moraes e Irineu Mantovanelli Neto. 
........
Para mais imagens deste caso e  texto - MPNST
RM  Tumor de raíz L4. Gânglio de raiz posterior normal (mesmo caso)
HE, Masson, reticulina NF, S-100, Vimentina, CD56, CD57, CD34,  Ki67 HE, Masson,  reticulina NF, S-100, Vimentina, CD56, CD57, CD34
..........
Tumor maligno de baínha de nervos periféricos. Imagem, neuropatologia. Texto
Schwannomas na graduação:   neuroimagem, neuropatologia.    Mais casos :  Neuroimagem, neuropatologia
Neurofibromatose, casos de neuroimagem : NF1, NF2.   Neurofibromas - neuropatologia
..
Características de imagem dos schwannomas Textos ilustrados sobre  schwannomas, neurofibromas, neurofibromatose do tipo 1 e  do tipo 2
Banco de imagens :   Estruturas normais:  Medula espinal, Cauda eqüina, Raízes espinais, Filo terminal.
Tumores:  SchwannomaNeurofibroma, Neurofibromatose do tipo 1.
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem -
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..