Neurofibroma plexiforme cutâneo.
3. Imunohistoquímica
..
S-100.  Textura heterogênea do tumor. 

A proteína S-100 é um bom marcador de células de Schwann. Com ela é possível observar a concentração muito variável das células nas diferentes áreas do neurofibroma. Os  agrupamentos mais densos correspondem aos corpúsculos de Wagner-Meissner. 

Abundância de interstício.  Como a proteína S-100 marca fortemente o citoplasma e, na maioria, também o núcleo das células de Schwann, nota-se que a maior parte do tecido tumoral é constituído por fibras colágenas intersticiais, aqui coradas palidamente em azul pela hematoxilina.  As células tendem a ser fusiformes e os prolongamentos celulares são curtos. 
Adipócitos. Também são positivos para S-100. 
..
S-100.  Corpúsculos de Wagner - Meissner. 

A reação destaca estes aglomerados de células de Schwann e demonstra com elegância as camadas superpostas, constituídas pelo citoplasma das células.  Os núcleos também reagem, aparecendo em marrom escuro.

..
S-100 - Pequenos nervos. Chamavam a atenção pela maior concentração de células de Schwann, que freqüentemente se organizavam em corpúsculos de Wagner-Meissner. 
..
Área imatura.  Nesta região de maior celularidade, as células tinham citoplasma estrelado e a quantidade de interstício era menor. 
..
VIM. 

Vimentina marca o citoplasma das células tumorais, mas não os núcleos. Confirma os achados com S-100, acima, de textura irregular e celularidade variável. 

..
VIM. Corpúsculos de Wagner - Meissner. 
..
EMA. O antígeno epitelial de membrana é positivo nas glândulas sudoríparas, como esperado. 
EMA foi negativo nas células de Schwann e, conseqüentemente, nos pseudocorpúsculos sensitivos. 
Perinêurio.  Havia uma tênue positividade para EMA na periferia dos fascículos nervosos invadidos e substituídos pelo tumor.  Isto se deve a que células perineuriais são positivas para EMA, visto que são análogas às da aracnóide. 
..
NF. Neurofilamento foi totalmente negativo em todo o espécime, inclusive em pequenos nervos e em corpúsculos de Wagner-Meissner.  A reação foi repetida, com idêntico resultado, demonstrando, portanto, ausência de axônios neste neurofibroma. 
..
Ki-67. Não houve marcação nuclear em praticamente todo o tumor, inclusive estruturas diferenciadas, como os corpúsculos de Wagner-Meissner.  Houve positividade em apenas escassos núcleos na área imatura mais celular, mesmo assim da ordem de 1% (estimativa subjetiva, sem contagem).
..
 Para mais imagens deste caso: HE Colorações
..
Este assunto na graduação Características de imagem dos schwannomas
Textos ilustrados sobre  schwannomas, neurofibromas, neurofibromatose do tipo 1 e  do tipo 2
Banco de imagens.   Schwannoma, Neurofibroma, Neurofibromatose do tipo 1.
Banco de Imagens: Medula espinal normal Cauda eqüina normal Raízes espinais normais Filo terminal normal
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem -
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..