Astrocitoma pilocítico de  cerebelo com  proliferação capilar excepcionalmente intensa. 
2.  CD34, Ki67 e diagnóstico diferencial com hemangioblastoma - inibina, NSE, S100
....
Masc. 51 a.   Clique para RM, HE, GFAP, CD34, Ki67 e diagnóstico diferencial com hemangioblastoma : inibina, NSE, S-100
...
CD34.    Este antígeno (para mais informações, expressão em tumores neuroectodérmicos e outros, clique) é largamente usado como marcador do endotélio vascular, onde delineia a face luminal das células endoteliais. Marca miríades de capilares neste astrocitoma pilocítico pouco usual. A quantidade de capilares é tamanha que provocou dificuldades diagnósticas com o hemangioblastoma, outro tumor próprio de cerebelo em adultos. Para exemplos deste, clique (1)(2)(3). 
..
CD34.  Astrocitoma pilocítico vs. hemangioblastoma.    O diagnóstico diferencial foi baseado no aspecto na ressonância magnética, e no encontro de ilhotas de tecido astrocitário demonstrável por GFAP. A ausência de células estromais, características do hemangioblastoma, apoiou astrocitoma pilocítico (ver abaixo).  As ilhotas de astrocitoma são envoltas por inúmeros capilares finos e tortuosos.  Para outros exemplos de astrocitoma pilocítico com abundância de capilares, clique (1)(2)(3)(4).
..
CD34.  Capilares margeando superfícies.    Em alguns fragmentos, os capilares proliferados acompanhavam a margem livre do tecido, como que decorando uma superfície. Estes seriam os capilares detectados na ressonância magnética com contraste, como impregnação da margem da cavidade tumoral.  Tais capilares são anormais e não têm barreira hemoencefálica. Para haver barreira é necessário contato de prolongamentos de astrócitos fibrilares com as células endoteliais, o que não ocorre no astrocitoma pilocítico. 
..
..
..
Ki67.    A maioria dos núcleos marcados por Ki67 (indicando células que estão no ciclo celular e vão proceder à divisão) foi encontrada nos capilares proliferados.  Os núcleos positivos nas ilhotas de tecido glial (propriamente neoplásico) eram esparsos e havia ilhotas sem nenhum núcleo marcado.  A proliferação capilar exuberante seria estimulada por fatores hormonais secretados pelos astrócitos tumorais, eles próprios com baixo índice proliferativo. 
..
Diagnóstico diferencial com hemangioblastoma. 

Para afastar a possibilidade de um hemangioblastoma, foram pesquisadas células estromais por reações imunohistoquímicas para inibina, NSE e S-100. Todas foram negativas na lesão atual. Foi corrido simultaneamente controle positivo de um hemangioblastoma de bulbo já postado no site. Nos quadros abaixo, imagens do tumor atual e do controle. 

..
Inibina. Tumor atual.  Nenhuma célula estromal foi demonstrada. 
Controle positivo.   Células estromais de um hemangioblastoma de bulbo. As células estromais contêm vacúolos lipídicos e  seu citoplasma é positivo para inibina. Para mais imagens deste caso, clique
..
NSE.  Tumor atual.  Nenhuma célula estromal foi demonstrada.  Há positividade citoplasmática nas ilhotas de astrocitoma pilocítico. 
Controle positivo.    Células estromais de um hemangioblastoma de bulbo. As células estromais contêm vacúolos lipídicos e  seu citoplasma é positivo para NSE. Para mais imagens deste caso, clique
..
S-100. Tumor atual.  Nenhuma célula estromal foi demonstrada.  Há positividade citoplasmática nas ilhotas de astrocitoma pilocítico. 
Controle positivo.   Células estromais de um hemangioblastoma de bulbo. Para mais imagens deste caso, clique
....
Agradecimentos. Caso do Hospital  Santa Casa de Limeira, SP, enviado e gentilmente contribuído pelos Drs. Antonio Augusto Roth Vargas, Marcelo Senna Xavier de Lima, Paulo Roland Kaleff e residentes do Serviço de Neurocirurgia.  Processamento histológico e lâminas HE pelo pessoal do Laboratório de Rotina: Mariagina de Jesus Gonçalves, Maria José Tibúrcio, Guaracy da Silva Ribeiro, Fernando Wagner dos Santos Cardoso, Viviane Ubiali, Fernanda das Chagas Riul e Vanessa Natielle Pereira de Oliveira. Procedimentos imunohistoquímicos pelo pessoal do Laboratório de Pesquisa - Ana Claudia Sparapani Piaza, Luzia Aparecida Magalhães Ribeiro Reis e Arethusa de Souza. 
Depto de Anatomia Patológica da FCM-UNICAMP, Campinas, SP. 
......
Para mais imagens deste caso: RM HE, GFAP CD34, Ki67
...
Mais sobre astrocitomas pilocíticos: 
Na graduação Texto ilustrado Casos, neuroimagem Casos, neuropatologia Características de imagem Glioma de nervo óptico Microscopia eletrônica (1) (2)
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia -
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..