Astrocitoma pilocítico de  cerebelo com  proliferação capilar excepcionalmente intensa
..
Masc. 51 a. Perda de peso, cefaléia e alteração de marcha há 3 meses, piora progressiva.  Exame Glasgow 15, sem déficits motores. Disbasia, dismetria direita e diplopia direita.  TC, RM lesão cística em vermis e hemisfério cerebelar direito.   Hipótese diagnóstica metástase. 
Clique para  HE, GFAP, CD34, Ki67 e diagnóstico diferencial com hemangioblastoma : inibina, NSE, S-100
...
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
..
Volumosa lesão cística em vermis e hemisfério cerebelar direito, de contorno irregular com projeções, superfície interna lisa. O conteúdo tem características de sinal semelhantes às do líquor em T1 e T2. Com FLAIR não há supressão do sinal, sugerindo componente proteico/macromoléculas. Observa-se fina orla regular de impregnação por contraste em toda volta da lesão, com pouco edema perilesional.  Há hérnia incipiente da amígdala cerebelar direita, deformação e compressão do IV ventrículo, obstrução do fluxo liquórico, dilatação do sistema ventricular supratentorial e transudação liquórica transependimária. 
..
Melhores cortes, AXIAIS
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE T2
AXIAIS, FLAIR
CORONAIS, T2 T1 COM CONTRASTE SAGITAL, FLAIR
......
Comentário. Diagnóstico diferencial entre astrocitoma pilocítico e hemangioblastoma.   Este caso ofereceu dificuldades no diagnóstico histológico  pela grande riqueza de capilares e escassez de elementos que pudessem ser considerados efetivamente neoplásicos.    Na ressonância magnética, o aspecto favorecia astrocitoma pilocítico, pois a periferia dos cistos deste tumor se impregna. Já no hemangioblastoma o cisto não impregna. O tumor, que realmente capta contraste,  é formado por um nódulo de tamanho variável na periferia do cisto. O cisto resulta de líquido extravasado dos capilares, que cria uma cavidade no tecido cerebelar. Exceto no segmento da parede do cisto onde está o tumor, no restante não há tecido neoplásico, e assim não há captação de contraste.  Clique para exemplos :  hemangioblastoma (1)(2)(3); astrocitoma pilocítico (1)(2)(3). 
..
MAIS  IMAGENS
....
CORTES  AXIAIS, T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
..
T2
..
FLAIR
..
CORTES  CORONAIS, T2
..
T1 COM CONTRASTE
..
CORTES  SAGITAIS, FLAIR
....
Agradecimentos. Caso do Hospital  Santa Casa de Limeira, SP, enviado e gentilmente contribuído pelos Drs. Antonio Augusto Roth Vargas, Marcelo Senna Xavier de Lima, Paulo Roland Kaleff e residentes do Serviço de Neurocirurgia.     Depto de Anatomia Patológica da FCM-UNICAMP, Campinas, SP. 
......
Para mais imagens deste caso: RM HE, GFAP CD34, Ki67
....
Mais sobre astrocitomas pilocíticos: 
Na graduação Texto ilustrado Casos, neuroimagem Casos, neuropatologia Características de imagem Glioma de nervo óptico Microscopia eletrônica (1) (2)
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia -
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..