Xantoastrocitoma pleomórfico mesial parietal direito.   2.  IH.
..
Masc. 8 a 10 m.   Clique para  RM, macro, destaques da microscopia, HE, Masson, IH  - GFAP, VIMSNF, CD34, Ki67, p53
...
GFAP.      Proteína glial ácida fibrilar, um filamento intermediário próprio de astrócitos e células ependimárias, foi fortemente positivo neste xantoastrocitoma, como esperado, destacando as células lipidizadas características do tumor. As gotículas lipídicas aparecem como vacúolos claros, contrastando com o citoplasma. 
....
..
Vimentina.    Este filamento intermediário do citoplasma de distribuição ubiquitária foi positivo nas células neoplásicas astrocitárias e nos elementos celulares dos vasos, mas não na adventícia hialinizada, constituída de fibras colágenas. Isto porque vimentina ocorre no citoplasma e não em fibras intersticiais.  As calcificações são também negativas e aparecem em azul, tomando a hematoxilina, corante de fundo. 
..
..
Sinaptofisina.    Proteína participante de vesículas sinápticas é util para demonstrar axônios no tecido.  A periferia do tumor infiltra o tecido nervoso na forma de lingüetas.   Os axônios da substância branca estão marcados, o tumor é negativo. Não há marcação de células neoplásicas. 
..
..
CD34.    CD34 demonstra extensa rede de delicados capilares que permeiam o tecido neoplásico.  Contudo,  marca também a membrana plasmática de várias células neoplásicas (quadro abaixo). 
..
CD34.  Positividade nas  membranas  das  células tumorais.       CD34 marca a membrana plasmática de várias células neoplásicas.  Este fenômeno é encontrado em outros exemplos de xantoastrocitoma e em gangliogliomas, ambos tumores gliais de baixo grau associados a epilepsia.  Para textos e exemplos de CD34 em gliomas de baixo grau, clique.   Para outros casos de xantoastrocitoma pleomórfico postados no site, com positividade padrão membrana em células neoplásicas, clique (1)(2)(3)(4)(5)(6)(7) (maioria de nossa casuística). 
..
..
Ki67.   Ki67 marcou só raros núcleos (<1%), o que é concordante com crescimento extremamente lento, ou até estabilidade, do tumor. Comparar com RM
..
p53.     Marcação de poucos núcleos isolados. 
......
Agradecimentos.    Caso do Centro Infantil Boldrini, Campinas, SP.   Preparações histopatológicas e imunohistoquímicas pelos membros do Laboratório de Patologia do Centro Boldrini - Aparecido Paulo de Moraes, Irineu Mantovanelli Neto e Adriana Worschech. 
.......
Para mais imagens deste caso : RM  macro  HE, Masson IH - GFAP, VIM,  SNF,  CD34, Ki67, p53
.........
Características de imagem dos xantoastrocitomas Textos sobre xantoastrocitoma pleomórfico (1) (2) Xantoastrocitomas - mais casos: neuroimagem, neuropatologia
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..