Sarcoma primário de córtex cerebral. 
4. IH para marcadores neuronais - 
SNF, NF, cromogranina, NeuN 
..
Masc. 19 a.  Clique para história clínica,  RM, lâminas escaneadas, destaques da microscopia, HE, Masson, reticulina, destaques da imunohistoquímica, para glia (GFAP, VIM, S-100), para neurônios (SNF, NF, cromogranina, NeuN, tubulina, MAP2, CD56), para antígenos musculares (1A4, HHF-35), para CD34, Ki-67, p53 e microscopia eletrônica. Comentário
...
IH para marcadores neuronais.    Como o tumor aparentemente originou-se no córtex cerebral, e em face da idade jovem do paciente, a possibilidade de um ganglioglioma foi levantada logo de início. Por isso, pesquisamos um componente neuronal através dos anticorpos acima, e de classe III beta-tubulina e MAP2 (página seguinte).  Contudo, os poucos neurônios encontrados são muito provavelmente pré-existentes, em face da morfologia. 
..
Sinaptofisina (SNF). 

Ao lado, a interface entre o tumor acima e o córtex cerebral do giro vizinho embaixo. Esta última é fortemente positiva devido ao grande número de sinapses na camada molecular do córtex, e serve de controle interno positivo. àra breve texto sobre SNF, clique.

..
SNF no tumor. 

Observaram-se focos de positividade esparsos entre as células neoplásicas. Estes foram atribuídos a axônios pré-existentes englobados pelo crescimento neoplásico. Foram também observados com neurofilamento (NF), tubulina e em microscopia eletrônica. Os raros neurônios estão no quadro a seguir. 

..
SNF. Neurônios.  A positividade para SNF em neurônios é observada principalmente nos botões sinápticos que decoram a periferia da célula. O citoplasma marca-se pouco ou não se marca.  Os demonstrados abaixo foram os únicos neurônios convincentes encontrados em dois cortes (blocos diferentes). 
..
..
..
Neurofilamento (NF). 

Proteína de neurofilamento (filamento intermediário expressado em neurônios, ver texto) é um bom marcador de axônios.  Aqui vemos agrupamentos deles no tumor, presumivelmente pré-existentes, pertencentes ao giro onde o tumor se originou e englobados pelas células neoplásicas.  Em microscopia eletrônica foram encontrados axônios isolados entre as células tumorais. 

..
NF - axônios. 
..
NF - neurônios.  Ao contrário da sinaptofisina (acima), neurofilamento marca o citoplasma dos neurônios. Os demonstrados abaixo foram encontrados em dois cortes (blocos diferentes).  Exibem morfologia característica de neurônios piramidais do córtex cerebral. Têm tamanho pequeno, são regulares, e se encontram divulsionados pelo tumor. Não apresentam feições sugestivas de pertencerem ao mesmo. A grande maioria das áreas foi negativa para neurônios. 
..
NF - Células  neoplásicas.   As células neoplásicas maiores e mais aberrantes, com núcleos grandes, nucléolo proeminente e citoplasma abundante, foram sempre negativas para NF. 
..
..
Cromogranina.   Marcador de células neuronais e neuroendócrinas (para breve texto, clique).  Resultado semelhante aos com SNF e NF, identificando poucos neurônios circundados por células malignas.  Comparar com neurônios do giro vizinho, semelhantes em forma e tamanho. A evidência favorece que os neurônios encontrados no sarcoma sejam pré-existentes, e não pertencentes à neoplasia. Se fossem parte do tumor, este seria classificado como ganglioglioma anaplásico (não é o caso). 
Córtex do giro vizinho.   A positividade para cromogranina é citoplasmática e irregular, lembrando a distribuição dos corpúsculos de Nissl. Notar forma piramidal dos neurônios. 
..
..
NeuN.    NeuN (neuronal nuclei) (para breve texto, clique) é considerado um marcador específico para neurônios maduros. A positividade é nos núcleos, mas não raro é observada também no citoplasma. Aqui, confirma os achados com outros marcadores neuronais, demonstrando neurônios pré-existentes esparsos no sarcoma.  Exemplos de neurônios corticais do giro vizinho são mostrados a seguir. 
Córtex do giro vizinho.   A grande maioria dos neurônios se marca no núcleo, citoplasma ou ambos. Nucléolos não se marcam (ficam azuis).   Há alguns neurônios negativos.  Para NeuN em córtex cerebral normal de autópsia, clique
.......
Agradecimentos. Processamento e cortes histológicos pelos técnicos Aparecido Paulo de Moraes e Viviane Ubiali.   Preparações imunohistoquímicas do Laboratório de Pesquisa, Depto de Anatomia Patológica da FCM-UNICAMP, pelas técnicas Ana Cláudia Sparapani Piaza, Luzia Aparecida Magalhães Ribeiro Reis, Arethusa de Souza e Thainá Milena Stela de Oliveira.  Departamento de Anatomia Patológica, FCM-UNICAMP, Campinas, SP. 
..
Para mais imagens deste caso:  RM Lâminas escaneadas, HE Colorações especiais IH para  GFAP, VIM, S100
IH para SNF, NF, cromogranina, NeuN IH para tubulina, MAP2, CD56 IH para 1A4, HHF35 IH para CD34, Ki67, p53 Microscopia eletrônica
....
Textos complementares:  Sarcomas cerebrais Fibrossarcoma Mixofibrossarcoma Diferencial: gliossarcoma
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
...
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE
..