Tumor  neuroectodérmico  primitivo (PNET) supratentorial. 3. Imunohistoquímica: CD56, CD99, EMA, CD34, Ki67, p53. 
..
CD56. Positividade difusa em padrão membrana na grande maioria das células neoplásicas. CD56 (NCAM ou neural cell adhesion molecule) é amplamente expressado em tecidos neurais e neuroendócrinos, entre outros. Para breve texto sobre este antígeno, clique
..
CD99. Resultado superponível ao com CD56, acima. CD99 é positivo em PNETs periféricos e no sarcoma de Ewing, mas geralmente negativo em PNETs do sistema nervoso central. Contudo, temos um caso de PNET central congênito positivo para CD99. Para breves textos sobre PNETs centrais e CD99, clique. 
..
EMA. 

A positividade para EMA foi observada em padrão membrana  em extensas áreas do tumor. Muitas células apresentavam-se marcadas em toda sua membrana externa. Em outras regiões havia marcação entre as células, mas sem destacá-las individualmente. 

..
A positividade para EMA no presente tumor não era esperada, pois trata-se de uma neoplasia primitiva de células neuroectodérmicas, com diferenciação divergente para glia astrocitária (ver GFAP), e para neurônios (ver SNF, NF, NSE e cromogranina, em outra página).  EMA, ou antígeno epitelial de membrana, pode, contudo, ser expressado em células ependimárias e do plexo coróide normais, bem como em tumores delas derivados : ependimomas (1)(2), papilomas e carcinomas do plexo coróide.  A expressão de EMA pelo tumor pode, assim, sugerir diferenciação ependimária.  Clique para breve texto sobre EMA.
..
EMA.  (Epithelial Membrane Antigen ou antígeno epitelial de membrana). 

O anticorpo reconhece um grupo de glicoproteínas transmembrana intimamente relacionadas, de alto peso molecular e alto conteúdo de açúcares.  São codificadas pelo gene MUC1 no cromossomo 1. 

Reatividade para EMA é encontrada em ampla variedade de células epiteliais e tumores delas derivados. Em epitélio secretor, a imunorreatividade é limitada às membranas apicais da célula. Em carcinomas bem diferenciados a reatividade é também restrita a membranas. Em carcinomas pouco diferenciados observa-se marcação citoplasmática e perda da polaridade apical das células. 

Epitélios secretores positivos para EMA incluem glândulas sudoríparas écrinas, sebáceas e apócrinas, glândulas salivares, pâncreas exócrino, glândulas gástricas, endometriais, brônquicas, células alveolares, epitélio de ductos biliares, epitélio brônquico, trompa e duto deferente. EMA também é demonstrado em epitélios não secretores, como urotélio, túbulos renais distais e coletores, e em sinciciotrofoblasto. 

A principal aplicação de EMA é a demonstração de células epiteliais ou com diferenciação epitelial.  EMA geralmente não é expressado em células germinativas, células hematológicas e linfóides, mesenquimais, neurais e neuroectodérmicas. Contudo pode ser positivo em alguns tecidos não epiteliais como notocorda fetal, granulações aracnóideas, epêndima, plexo coróide, fibroblastos do perinêurio e epinêurio, histiócitos e plasmócitos e suas neoplasias correspondentes. É fato bem conhecido a positividade para EMA na membrana externa de plasmócitos, preservada e até acentuada em plasmocitomas. A expressão de EMA em cordomas ajuda a distinguí-los de condromas e condrossarcomas.  A expressão de EMA nos fibroblastos superficiais da aracnóide denota o caráter misto, epitelial e conjuntivo destas células. A positividade de meningiomas para EMA é amplamente reconhecida e pode colaborar no diagnóstico diferencial entre meningiomas fibroblásticos e schwannomas. 

Fonte: Leong AS-Y, Cooper K, Leong FJW-M.  Manual of Diagnostic Antibodies for Immunohistology. 1999, Greenwich Medical Media Ltd, London. p. 159-61. 

..
CD34. Marcação  de vasos. 

CD34 é um bom marcador do endotélio vascular, assim permite estudar a rede capilar do tumor. Aqui vemos capilares de paredes finas, distribuídos de forma casual. Não se observam pseudoglomérulos. 

..
CD34. Marcação  de  células  neoplásicas.

Neste PNET, ao contrário dos outros exemplos que observamos, havia positividade para CD34 em membranas e/ou no citoplasma em algumas células isoladas ou agrupamentos de células neoplásicas.  Tal achado é próprio de tumores gliais de baixo grau, e de outras lesões crônicas associadas a epilepsia. Para textos e exemplos, clique

..
Ki-67. 

Positividade em cerca de 10% dos núcleos. Mitoses são também marcadas, com leve positividade também do citoplasma da célula. 

..
p53.  Núcleos fortemente marcados da ordem de 2%.  Abaixo, exemplos dos melhores campos.  O resultado sugere que mutações do gene P53 não devem ter sido significativas na gênese deste tumor. 
....
Caso do Hospital Medical de Limeira, SP, gentilmente contribuído pelo Dr. Hoyama da Costa Pereira. 
.....
Para mais imagens deste caso: TC, RM HE, reticulina IH : GFAP, VIM, S-100, NF, SNF, NSE, cromogranina
....
Sobre PNETs do SNC Características de imagem dos PNETs
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE
..