Tumor  neuroectodérmico  primitivo  (PNET)  supratentorial
..
Masc. 29 a.  Cefaléia há algumas semanas.
..
Tomografia  computadorizada, melhores cortes.  Massa neoplásica ovalada, bem delimitada, sólida com áreas císticas, em região parietal esquerda, junto à foice do cérebro e chegando à superfície da convexidade cerebral. Parece ser intraaxial, com efeito de massa discreto em relação ao seu grande volume. Há apenas leve desvio da linha média e mínima deformação do sistema ventricular. Com contraste, praticamente não se observa impregnação. 
Sem contraste  Com contraste 
Com contraste, coronal, sagital.
Mais imagens deste exame
..
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA, melhores cortes.  AXIAL T2.  O exame confirma o já notado na TC acima, realçando a delimitação nítida em relação ao cérebro, pouco efeito de massa e ausência de edema perilesional.  Em T1, as áreas sólidas dão isossinal em relação à substância cinzenta. Há leve hipersinal em T2 e FLAIR. As áreas císticas apresentam sinal semelhante ao do líquor em todas as seqüências. A parte sólida da lesão brilha na imagem pesada em difusão, indicando restrição à movimentação das moléculas de água.  Captação de contraste mínima ou ausente. 
FLAIR T1-IR COM CONTRASTE DIFUSÃO
CORONAL  T2 SAGITAL T1 SEM CONTRASTE
..
Espectroscopia. Na lesão (foto à esquerda), há grande aumento do pico de colina em 3,2 ppm (partes por milhão) em comparação com o lado normal. A colina é um componente de membranas celulares, e seu aumento está associado a maior síntese e turnover das mesmas, como é proprio de neoplasias em rápida proliferação.  Por outro lado, há abolição do pico de NAA (N-acetil aspartato) em 2 ppm, bem visível no lado normal (foto à direita), indicando virtual ausência de neurônios na lesão. O NAA é encontrado em mitocôndrias de neurônios e um marcador de integridade neuronal. 
Mais imagens deste exame

 
EXAMES  EM  DETALHE
..
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA
..
Sem contraste 
..
Com contraste 
..
Com contraste, coronal 
..
Coronal  Sagital 
..
 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
..
AXIAL T2
..
FLAIR
..
T1-IR COM CONTRASTE
..
DIFUSÃO
..
CORONAL  T2
..
SAGITAL T1 SEM CONTRASTE 
....
Caso do Hospital Medical de Limeira, SP, gentilmente contribuído pelo Dr. Hoyama da Costa Pereira. 
..
Para mais imagens deste caso: HE, reticulina IH : GFAP, VIM, S-100, NF, SNF, NSE, cromogranina IH : CD56, CD99, EMA, CD34, Ki67, p53
.....
Sobre PNETs do SNC Características de imagem dos PNETs
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE
..