Histoplasmose  cerebral.  8. Imunohistoquímica para células inflamatórias (CD68, HAM-56, CD3, CD20)
 ..
Masc. 54 a.  Clique para : página de resumo do caso com história clínica, estudos de imagem (RM 2011; RM e TC 2012), macroscopia do cérebro, HE (lesões no III ventrículo, lesão gliótica-fibrótica na comissura anterior, lesões nos ventrículos laterais, lesões no IV ventrículo e meninges da base), tricrômico de Masson, reticulina, Grocott + HE, Grocott + verde luz, PAS, imunohistoquímica (CD68, HAM-56, CD3, CD20, GFAP, NF) e microscopia eletrônica. Texto sobre histoplasmose
..
Destaques  da  imunohistoquímica. 
CD68.  Marca macrófagos, a maioria contendo histoplasmas  HAM-56. Outro marcador de macrófagos, destaca a parede dos fagossomos com histoplasmas no interior  CD3.  Linfócitos T são proeminentes no infiltrado inflamatório
CD20.  Linfócitos B presentes em menor número GFAP. Positivo em astrócitos hipertróficos que não contêm fungos NF. Mostra axônios divulsionados pelo infiltrado macrofágico e fungos 
Para destaques da HEcolorações especiais  e  microscopia eletrônica,  clique. 
..
CD68. 

É um marcador de macrófagos, como HAM-56.  Nesta lâmina escaneada, as duas lesões aparecem em tons de marrom devido à riqueza em macrófagos, que contêm miríades de fungos (histoplasmas). Para breve texto sobre este marcador, clique. 

..
CD68. Lesão granulomatosa na comissura anterior. 

Documentada histologicamente abaixo, mostra abundantes macrófagos e alguns gigantócitos, mesclados a prolongamentos astrocitários e infiltrado inflamatório linfocitário. 

..
CD68. Fungos em fagossomos de  macrófagos.   A grande maioria dos histoplasmas estão contidos em vacúolos no citoplasma dos macrófagos.  A localização neste tipo de célula é demonstrada pela positividade do contorno dos fagossomos para CD68 (e também para HAM-56, ver abaixo).  Imagens de brotamento são por vezes encontradas nos fagossomos, indicando que os fungos se reproduzem ativamente ali. 
..
CD68. Macrófagos perivasculares. 
..
CD68. Astrócitos fibrosos.   Como esperado, astrócitos fibrosos são negativos para CD68. Feixes deles são observados como elementos claros entre os aglomerados de macrófagos. 
..
..
HAM-56. 

Este outro marcador de macrófagos confirma os resultados acima com CD68. Os macrófagos se destacam em marrom. Os fagossomos, cujo contorno é também positivo, englobam grandes aglomerados de fungos.  Para breve texto sobre este marcador, clique. 

..
HAM-56. Gigantócitos.    É de interesse que o citoplasma destes macrófagos multinucleados só se marca fracamente ou não se marca para HAM-56. Porém, no interior, há compartimentos positivos, inclusive grandes fagossomos contendo fungos. O marcador parece ligar-se a algum componente destas organelas. O antígeno reconhecido por HAM-56 é desconhecido (ver texto). 
..
HAM-56.  Célula em mitose.   Figuras de mitose são raras em macrófagos. Aqui testemunhamos uma mitose, curiosa inclusive pelo aparente desalinho dos cromossomos. O encontro de organelas marcadas (como nos gigantócitos acima) sugere que se trate efetivamente de um macrófago. 
..
..
CD3. 

Realizamos a marcação para linfócitos T (CD3) e B (CD20, abaixo), para estudar a participação de cada no infiltrado linfocitário da histoplasmose.  Resultou que a percentagem de linfócitos T supera a de linfócitos B por larga margem. 

..
CD3. A grande maioria dos linfócitos do infiltrado são de linhagem T, o que apóia um papel maior da imunidade celular nesta doença (como na tuberculose).  Áreas ricas em macrófagos contendo fungos tendem a ser pobres em linfócitos. 
..
..
CD20. 

A proporção de linfócitos B no infltrado é menor que a dos linfócitos T.  Como notado acima para os linfócitos T (CD3+), nas áreas ricas em macrófagos abarrotados de fungos, os linfócitos B são escassos ou ausentes. 

..
Preparações imunohistoquímicas deste caso pelas técnicas Ana Cláudia Sparapani Piaza e Arethusa de Souza, Laboratório de Pesquisa, Depto de Anatomia Patológica da FCM-UNICAMP. 
....
Página de resumo do caso

Texto sobre histoplasmose

Mais imagens deste caso:

»»»
RM 26/9/2011 RM 29/3/2012 TC  30/3/2012
Macro HE, lesões no III ventrículo HE, lesão gliótica / fibrótica na comissura anterior HE, nódulo necrótico no corno anterior do ventrículo lateral D. HE, lesões no IV ventrículo
Tricrômico de Masson,  meninges da base Grocott + HE, Grocott + verde luz, PAS CD68, HAM-56, CD3, CD20 GFAP, NF Microscopia eletrônica
....
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE
..