Paracoccidioidomicoma de ângulo pontocerebelar
(granuloma pseudotumoral ao fungo Paracoccidioides brasiliensis)
..
Masc. 63 a. Há 30 dias início de ataxia de marcha, disfasia, paralisia facial periférica D, disfagia, sialorréia.   RM – lesão em ângulo pontocerebelar  direito heterogênea, aparentemente intraaxial, com captação anelar de contraste, comprimindo a cisterna pontocerebelar direita, tronco cerebral e pedúnculo cerebelar médio, com edema perilesional.  Impressão intraoperatória – lesão de consistência endurecida, amarelada, com material leitoso multiloculado intra lesional (pus ? necrose?).  HD – Metástase, abscesso, schwannoma. 
..
 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
..
A lesão arredondada no ângulo pontocerebelar direito é bem delimitada, chamando a atenção a impregnação anular com projeções nodulares periféricas, vistas nos três planos ortogonais. O centro não impregna e é este elemento que faz suspeitar de que a lesão não se trate de um schwannoma de VIII par, como inicialmente aventado. Schwannomas têm impregnação homogênea em todo seu componente sólido.  A lesão tem discreto hipersinal em T1 e hipossinal em T2 e FLAIR. Na difusão, predomina hipersinal, indicando restrição ao movimento browniano das moléculas de água, mais próximo do material pastoso de um exsudato purulento do que da necrose coagulativa de um tumor maligno. O exame histológico demonstrou tratar-se de um paracoccidioidomicoma - lesão granulomatosa de centro necrótico ao fungo Paracoccidioides brasiliensis
..
MELHORES  CORTES  -  AXIAIS 
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE
T2 FLAIR DIFUSÃO
..
FIESTA (Fast Imaging Employing STeady state Acquisition).  T2, CORONAL
..
Lesão não envolve o nervo VIII. 

Cortes finos na seqüência FIESTA, pesada em T2, permitem imagens detalhadas das raízes dos nervos cranianos em seu trânsito pelas cisternas da base. Aqui, mostram que o nervo vestíbulo-coclear direito e o poro acústico interno estão normais, e que a lesão não se origina no nervo nem alarga o poro, como é habitual nos schwannomas.  O nódulo está apenso ao nervo e faz contato com ele por trás. Causa considerável efeito de massa, com desvio e deformidade do IV ventrículo. 

Para schwannoma clássico do VIII nervo craniano, com alargamento do poro acústico, clique
..
CORONAIS, SAGITAIS, T1 COM CONTRASTE
..
..
EXAME  EM  DETALHE
..
AXIAIS, T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
..
T2
..
FLAIR
..
DIFUSÃO
..
FIESTA (Fast Imaging Employing STeady state Acquisition). 
..
FIESTA, DETALHES
..
CORONAIS, T1 COM CONTRASTE
..
CORONAIS, T2
..
SAGITAIS, T1 COM CONTRASTE
..
Caso  do Hospital Santa Casa de Limeira, gentilmente contribuído pelos Drs Antonio Augusto Roth Vargas, Marcelo Senna Xavier de Lima, Paulo Roland Kaleff e residentes, Limeira, SP. 
..
Para mais imagens deste caso:
HE Grocott simples, Grocott  + HE Grocott + hematoxilina PAS simples, 
PAS + hematoxilina
..
Para mais sobre paracoccidioidomicose (do curso de graduação).    Neuroimagem
Peças:
laringe
língua
pulmão
Lâminas:
traquéia, linfonodo
pele
Banco de imagens: 
cérebro (Grocott)
Linfonodo : 
esfregaço, congelação
parafina HE
Grocott
G+H, PAS,
azul de toluidina
microscopia 
eletrônica
Mais casos de paracoccidioidomicose cerebral  :  neuroimagem, neuropatologia
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..