Paracoccidioidomicose  ou  Blastomicose  sulamericana
Lam. A. 375 (A + B)

 
 
Imagem panorâmica, mostrando epiderme com forte acantose.  Na metade direita da foto, a acantose chega a constituir uma hiperplasia pseudocarcinomatosa (ou pseudoepiteliomatosa), ou seja, imita carcinoma. Na derme há intenso infiltrado inflamatório crônico misto, tanto inespecífico como  granulomatoso, com gigantócitos contendo fungos (detalhes abaixo). 

 
 
A  HIPERPLASIA  DA  EPIDERME  é reacional ao processo inflamatório na derme, causado pelo Paracoccidioides brasiliensisNa região com hiperplasia pseudocarcinomatosa observam-se microabscessos nas papilas dérmicas, envolvidos por epiderme hiperplásica, vários dos quais contêm o agente etiológico. 

 
 
DERME: reação inflamatória crônica, tanto inespecífica (linfócitos e plasmócitos) como granulomatosa (predominando gigantócitos), com numerosos fungos fagocitados ou livres. 

 



 
 
CORTE  IMPREGNADO  PELA  PRATA  PELA  TÉCNICA  DE  GROCOTT  (A. 375B).  O método de Grocott é simples, e cora a parede celular do fungo em marrom. Isto permite visualizar mais detalhes que em HE, especialmente o processo de reprodução do fungo, por brotamento múltiplo ou criptoesporulação,  patognomônico da espécie.  Para um caso de blastomicose cerebral clique aqui

 

 

 
 
CRIPTOESPORULAÇÃO  OU  BROTAMENTO MÚLTIPLO.   No início do processo, a cromatina condensa-se em pequenas massas chamadas cromídios na periferia do citoplasma da célula mãe (fig. abaixo e à E.). Na superfície externa notam-se pequenas projeções onde se formarão as células filhas (fig. abaixo e à D.).  As duas fotos são do mesmo fungo com pequena diferença no plano de foco. 
 
Os cromídios atravessam pertuitos (poros) na parede celular arrastando consigo parte do citoplasma e da membrana da célula mãe. As células filhas (esporos) brotam como pequenas saliências arredondadas a toda volta, dando o aspecto clássico em roda de leme. Dependendo dos planos de incidência e de foco, é possível observar os minúsculos poros por onde os cromídios passam. 
 
Após o destacamento das células filhas, resta a parede da célula mãe com os poros. 

 
Peça deste assunto
Peças - lista
Peças - minis
Banco de imagens
Outros módulos
Índice alfabético
Lâminas - lista
Lâminas - minis