Paracoccidioidomicose   linfonodal  - 
2 - Parafina - HE
..
Na página anterior - esfregaço e cortes de congelação do linfonodo a fresco.

Nas páginas seguintes, 

3 - método de Grocott de impregnação argêntica para fungos; 
4 - Grocott + hematoxilinareação do PAS  e 
    cortes semifinos em Araldite corados por azul de toluidina.
5 - microscopia eletrônica. 

..
..
Aumento fraco.  Grande quantidade de fungos em várias fases de seu ciclo vital, livres no tecido ou fagocitados. Abundantes células inflamatórias  inespecíficas de diversos tipos. Detalhes nos quadros seguintes.
..
Fungos jovens.    Os fungos antes da reprodução têm cor basófila e textura levemente heterogênea.  Em microscopia eletrônica, é possível distinguir vários núcleos, mitocôndrias e citoplasma rico em partículas eletrodensas, que podem ser ribossomos, glicogênio ou ambos. Em HE não se identificam núcleos, porque são pequenos e se confundem com o citoplasma muito basófilo. Pode haver um vacúolo no centro. A membrana externa de duplo contorno corresponde à parede celular polissacarídica do parasita.  Aqui, os fungos são encontrados em meio a infiltrado inflamatório ou no interior de fagócitos. 
..
Exosporulação múltipla.    A reprodução por brotamento múltiplo, ou exosporulação múltipla, ou criptoesporulação (todos termos sinônimos) era extremamente comum neste espécime e foram observados dezenas de exemplos. No início do processo, aparece um vacúolo central. O protoplasma (núcleos e citoplasma) do parasita é gradualmente empurrado para a periferia, penetrando nos pertuitos da parede celular e daí nos brotos. Os brotos passam a mostrar também o protoplasma basófilo que antes preenchia a célula-mãe.  Nas etapas finais, o fungo-mãe fica vazio ou preenchido por material róseo amorfo (presumivelmente sem estruturas vivas) e os esporos dispersam-se. 
Montagens animadas  de duas fotos cada, para dar idéia da estrutura tridimensional. 
..
Fungos senescentes e colapsados.   Observam-se muitos fungos cujo corpo celular tem tonalidade rósea. Presumivelmente estão mortos, por ação do medicamento (anfotericina B), pelas células inflamatórias, ou porque já cumpriram seu ciclo de reprodução. As cascas (paredes celulares) vazias acumulam-se no interior dos macrófagos, e muitas colapsam, adquirindo forma de cuia ou crescente.
..
Células  inflamatórias.  Ampla gama de células inflamatórias está envolvida no processo:  neutrófilos, eosinófilos, linfócitos, plasmócitos, macrófagos e células gigantes. Não foram observados granulomas de células epitelióides.  Os corpúsculos de Russell são gotículas de proteína (imunoglobulina) acumuladas no interior de plasmócitos, e podem ocorrer em inflamações crônicas inespecíficas de qualquer natureza. 
..
Para mais imagens deste caso:  Esfregaço e congelação,  HE Grocott
Grocott + Hematoxilina,
PAS, Azul Tol
Microscopia eletrônica
..
PEÇAS - LISTA
LÂMINAS - LISTA
PEÇAS - MINIATURAS
LÂMINAS - MINIATURAS
BANCO DE IMAGENS
OUTROS MÓDULOS
ÍNDICE  ALFABÉTICO
..
..