Tumor neuroectodérmico primitivo (PNET) 
de hemisfério cerebral. 
6. Imunohistoquímica para CD34, 1A4, Ki67, p53
..
Fem. 43 a.  Clique para exames de imagem, HE 1a. amostra, HE 2a. amostra, colorações especiais : Masson, reticulina, reticulina + safranina,  imunohistoquímica : GFAP, VIM, nestina, tubulina, CD56, S-100, NF, CD68, HAM-56, CD3, CD20, CD34, 1A4, Ki67, p53. Mitoses atípicas. Anticorpos negativos.   Microscopia eletrônicaComentário sobre o caso.
..
CD34. 

CD34, um marcador de endotélio, demonstra a rica rede vascular do tumor.  Os vasos dentro da neoplasia tendem a ser finos, sem proliferação endotelial. As células neoplásicas são sempre negativas. 

..
1A4. 1A4 reconhece actina de músculo liso (para breve texto, clique). Foi executado neste material para ver se havia diferenciação muscular nas células tumorais, o que resultou negativo, com o controle interno positivo dos vasos, onde 1A4 marca as fibras musculares lisas da camada média. 
..
1A4. Células musculares lisas em vasos proliferados.   O anticorpo salientou várias estruturas vasculares proliferadas em algumas áreas, que haviam passado despercebidas com CD34, acima.  Algumas chegam a formar pseudoglomérulos, como os dos gliomas malignos. Embora focal, o achado mostra que, no interior do tumor, há estímulo à hiperplasia das células endoteliais. Os achados aqui apresentados são da primeira amostra. Na segunda amostra, estudada só em HE, a proliferação endotelial era muito mais exuberante e imponente que na primeira. 
..
Ki-67. 

O marcador de proliferação celular Ki-67 resultou altíssimo, da ordem de 50 a 60% de núcleos positivos. A positividade indica células que se encontram no ciclo de divisão e devem sofrer mitose proximamente. Cromossomos em figuras de mitose são proeminentemente marcados. 

..
p53. 

A positividade para p53 foi ainda maior que para Ki67, com praticamente 100% dos núcleos das células neoplásicas marcados.  Os núcleos dos vasos são negativos, e servem de um bem-vindo controle interno. 

Papel do p53 na tumorigênese.  A positividade indica a permanência da proteína p53 mutada nos núcleos, já que não pode ser degradada. Normalmente, a proteína é sintetizada e logo degradada, e a reação é negativa. A positividade é sinal indireto da mutação. Como a proteína mutada é inativa no sentido de promover a apoptose, muitas células com genoma alterado continuam a se dividir, em vez de sofrerem apoptose. A alta marcação sugere que mutações do gene p53, 'o guardião do genoma', devem ter tido importante papel na gênese deste tumor. 
p53. Controle interno negativo.  Quando a proporção de núcleos marcados beira a totalidade, é sempre bom encontrar alguns não marcados para testemunhar a validade da reação.  Mitoses. Ao contrário do observado com Ki-67, os cromossomos em mitose não se marcam na reação para p53, apenas os núcleos interfásicos. 
..
..
Reações negativas.  Mitoses típicas e atípicas.   O tumor era pródigo em mitoses com todo tipo de anomalias, como desalinhamento de cromossomos, tetrapolaridade e multipolaridade.  Várias lâminas de IH negativas mostravam mitoses aberrantes, algumas notáveis pela complexidade, que foram documentadas a título de exemplo. 
..
Anticorpos  negativos :   AE1AE3, CK7, CK20, 34bE12, 35bH11, EMA, CEA, CD99, SNF, MAP2, NeuN, cromogranina.
..
Agradecimentos.  Caso trazido em consulta e gentilmente contribuído pela Dra. Rita Barbosa de Carvalho, Laboratório PC&C. Preparações imunohistoquímicas deste caso pelas técnicas Ana Cláudia Sparapani Piaza e Arethusa de Souza, Laboratório de Pesquisa, Depto de Anatomia Patológica da FCM-UNICAMP.  Campinas, SP. 
....
Para mais imagens deste caso e comentário.
TC pré-op RM 2½ meses pós op HE 1a. amostra HE 2a. amostra Colorações especiais
IH - GFAP, VIM, nestina Tubulina, CD56, S-100, NF CD68, HAM-56,  CD3, CD20 CD34, 1A4, Ki67, p53 Microscopia eletrônica
...
Textos sobre PNETs supratentoriais (1) (2) Tumor embrionário com rosetas em multicamadas Ependimoblastomas Pineoblastomas (1) (2) Características de imagem dos PNETs
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia -
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..