Tumor do saco vitelínico com  metástases cerebrais. 
1. Tumor  primário no testículo,  HE,  IH. 
...
Masc. 16 a.  Exames de imagemTC de pelve com tumor do saco vitelínico primário no testículo,  metástases pulmonaresTC de crânio na época sem metástases.   TC da primeira metástase cerebralRM de controle  - ressecção completaRM da segunda metástase cerebral 2 meses após  controle negativo. 

Anatomia Patológica.  Tumor primário no testículo - HEIH.  Primeira metástase cerebral - HEIH.  Segunda metástase cerebral - macro, HEIH.  

...
Tumor do saco vitelínico, primário no testículo.  Microscopicamente, a chave para o reconhecimento do tumor do saco vitelínico ou do seio endodérmico (termos sinônimos) é a coexistência  de múltiplos padrões histológicos lado a lado e mesclados entre si. Ver texto
..
Destaques  da  microscopia. 
HE, aspecto geral.  Caráter primitivo, associando vários padrões celulares.  Padrão tubular.  Padrão reticular-microcístico
Padrão papilífero Padrão sólido Padrão do seio endodérmico, com corpúsculos de Schiller-Duval
Alfa-fetoproteína (aFP).  Positiva citoplasmática em grupos de células Alfa-fetoproteína.  Positiva em células isoladas Fosfatase alcalina placentária. PLAP. Positividade em membranas e citoplasmática
Destaques das metástases cerebrais, primeirasegunda.
..
Aspecto geral.   Variedade de aspectos e padrões celulares, predominando células imaturas em arranjo tubular, sólido ou frouxo, em meio a estroma de tecido conjuntivo. 
..
Padrão tubular.   Túbulos forrados por células cúbicas ou cilíndricas e cordões sólidos anastomosantes, em meio a outros elementos celulares. 
..
Padrão reticular - microcístico.   É o mais comum, ocorrendo em 80% dos pacientes.  No padrão microcístico, as células apresentam vacúolos citoplasmáticos proeminentes (podendo parecer lipoblastos), chegando a pequenos espaços císticos. 
..
Padrão  papilífero. 
..
Padrão sólido. 
..
Padrão do seio endodérmico  com  corpos de Schiller-Duval.    Contêm um vaso central circundado por um manto de células tumorais cúbicas ou colunares, que projeta para um espaço forrado internamente por células achatadas. O conjunto lembra um glomérulo renal abortivo. No presente caso foram extremamente raros. 
Para outros aspectos e padrões histológicos, ver metastases cerebrais deste paciente (1)(2) e tumor do saco vitelínico em um teratoma sacrococcígeo
..
..
IMUNOHISTOQUÍMICA
..
Alfa fetoproteína (AFP).   É a mais importante glicoproteína do soro fetal (para breve texto, clique), considerada o anticorpo que melhor define o tumor do saco vitelínico, mas não patognomônica deste, podendo ocorrer também focalmente no carcinoma embrionário. A marcação é citoplasmática, geralmente focal, em células isoladas ou em grupos de células. 
..
Alfa fetoproteína.  (AFP). 

É uma glicoproteína do sangue, com 590 resíduos de aminoácidos, peso molecular 67 kD e 4% de  carboidratos.  É a principal proteína do sangue fetal,   normalmente produzida pelo saco vitelínico, epitélio gastrointestinal e fígado fetais, e também pelo fígado adulto em regeneração e hepatocarcinomas.  Lembra a albumina em suas propriedades físico-químicas. Desaparece do soro do bebê no ano seguinte ao nascimento. 

Está em níveis elevados no soro em até 75% dos pacientes com tumores germinativos não seminomatosos, particularmente tumor do saco vitelínico, mas nunca em seminomas clássicos. É também marcador valioso para diagnóstico e tratamento de carcinoma hepatocelular. 

Fontes :
https://en.wikipedia.org/wiki/Alpha-fetoprotein

Dabbs DJ (Ed). Diagnostic Immunohistochemistry. 2nd Ed.   Churchill Livingstone Elsevier 2006. pp 574-5;  665. 

Leong AS-Y, Cooper K, Leong FJW-M.  Manual of Diagnostic Antibodies for Immunohistology. 1999, Greenwich Medical Media Ltd, London. p. 9. 

..
Fosfatase alcalina placentária (PLAP).    Aqui positiva no citoplasma com reforço nas membranas celulares. Não é diagnóstica do tumor do saco vitelínico, ocorre também em seminomas e carcinoma embrionário.  Para breve texto, clique
.....
Agradecimentos.    Caso do Centro Infantil Boldrini, Campinas, SP.   Preparações histopatológicas e imunohistoquímicas pelos membros do Laboratório de Patologia do Centro Boldrini - Aparecido Paulo de Moraes, Irineu Mantovanelli Neto e Adriana Worschech. 
.....
Para mais imagens deste caso: Exames de imagem  Tumor  primário no testículo. HE, IH. Texto - alfa-fetoproteína Primeira  metástase cerebral. HE, IH. Segunda metástase cerebral. HE, IH. 
......
Metástases cerebrais na graduação:
neuropatologia, neuroimagem.
Mais casos de metástases:
neuropatologianeuroimagem
Características de imagem 
de metástases cerebrais
Sobre metástases cerebrais
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem -
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..