Schwannomas múltiplos em cauda  eqüina
..
Masc.  28 a.  Há 1 ano e meio, dor radicular em trajeto de S1 à D, sem déficit neurológico, sem história prévia de neoplasia, clinicamente bem.  RM - abaixo. Achado intraoperatório lesão intradural extramedular, com envolvimento radicular, bem plano de clivagem, consistência gelatinosa, superfície irregular. 

 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
..
Na topografia da cauda eqüina, três lesões arredondadas ou ovaladas, limites nítidos, intradurais, deslocando as raízes. A maior situa-se ao nível do corpo da vértebra L5, as menores, do corpo de L2 e transição L2-L3. Têm isossinal em T1, hipersinal em T2 e impregnam-se forte- e irregularmente por contraste. Na lesão maior a captação é periférica, com centro não impregnado (necrótico ou cístico). Há ainda um outro diminuto nódulo impregnado só visível em um dos cortes sagitais, ao nível L4-L5 (corte do meio na seqüência abaixo), que poderia representar uma quarta lesão. 
..
SAGITAL, T1 COM CONTRASTE
..
Correlação entre RM, peça e lâmina escaneada da lesão maior. A margem impregnada corresponde à periferia tenra e hidratada do tumor. O centro é cístico, sem evidência de conteúdo necrótico. 
Para mais imagens da macroscopia, histologia, imunohistoquímica e microscopia eletrônica da lesão, clique. 
..
T1 SEM CONTRASTE
..
Scout orientando para os cortes axiais em T2, abaixo. 
..
CORTES  AXIAIS, T2.  Em T2 o líquor brilha e as raízes e lesões aparecem como imagens negativas. Os tumores dão hipersinal por conta do alto grau de hidratação dos tecidos do schwannoma, como demonstrado na histologia.  Parecem afastar lateralmente as raízes da cauda eqüina, não infiltrá-las.
..
Correlação entre corte sagital e axiais em T2. 
....
Caso do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Centro Médico de Campinas, gentilmente contribuído pelos Drs. Antonio Augusto Roth Vargas, Marcelo Senna Xavier de Lima, Paulo Roland Kaleff e residentes. Campinas, SP.
..
Para mais imagens deste caso: Macro, HE, colorações especiais IH ME
..
Schwannomas na graduação:   neuroimagem, neuropatologia.    Mais casos :  Neuroimagemneuropatologia
Neurofibromatose, casos de neuroimagem : NF1NF2.   Neurofibromas - neuropatologia
Características de imagem dos schwannomas Textos ilustrados sobre  schwannomas, neurofibromas, neurofibromatose do tipo 1 e  do tipo 2
Banco de imagens :   Estruturas normais:  Medula espinal, Cauda eqüina, Raízes espinais, Filo terminal.
Tumores:  SchwannomaNeurofibroma, Neurofibromatose do tipo 1.
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..