Ganglioglioma anaplásico de tronco cerebral
...
Masc. 2 a. 4 m.    Clique para destaques da microscopia, HE, tricrômico de Massonreticulina, destaques da imunohistoquímica, GFAP, vimentina, SNF,   MAP2SMI-32, CD34Ki67. Texto sobre gangliogliomas em tronco cerebral.
...
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
..
Topografia e extensão do tumor.  A neoplasia é detectada na RM desde o bulbo até a transição mesencéfalo-diencefálica.  No bulbo, faz projeção exofítica para a cisterna pré-pontina, melhor notada no corte axial em T2.  Nos cortes em T2, a maior parte da base da ponte, especialmente à esquerda,  apresenta hipersinal, que corresponde ao tecido neoplásico. Esta alteração de sinal na ponte se continua com a dita saliência para a cisterna pré-pontina. Nos cortes superiores, o tumor engloba a artéria basilar, inclusive sua bifurcação, estando as artérias cerebrais posteriores totalmente circundadas pela massa neoplásica. O tumor preenche totalmente a fossa interpeduncular e avança pela cisterna ambiens.  O III ventrículo está dilatado e deformado pela neoplasia. 

Características de sinal.  Em T1 o tumor apresenta isossinal ao córtex.  Com contraste, praticamente não há impregnação, exceto em certos pontos. Nas seqüências com TR longo (T2 e FLAIR) a neoplasia exibe leve a moderado hipersinal em relação às estruturas próximas do tronco cerebral. 

Obs. Paciente tem também um pequeno cisto aracnóideo frontal direito (achado de exame). 

....
CORTES  AXIAIS, T2 T1 COM CONTRASTE
..
..
..
..
AXIAIS, FLAIR.    Como com T2, áreas do tecido pontino infiltradas destacam-se pelo hipersinal, denotando caráter altamente invasivo da neoplasia, que avança para as cisternas pré-pontina e ambiens, englobando as artérias basilar e cerebrais posteriores. 
..
CORTES  CORONAIS, T2
..
..
..
COMPARAÇÃO SEM E COM CONTRASTE.  Imagens selecionadas mostram impregnação irregular do tumor, presente na leptomeninge anterior do bulbo, e muito discreta ou ausente na base da ponte e cisternas pré-pontina e  interpeduncular. 
CORTES  AXIAIS,  T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE
..
CORTES  SAGITAIS,  T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE
....
CISTO  ARACNÓIDEO.   Este pequeno cisto aracnóideo frontal direito, achado de exame, tem as características habituais destas lesões. São formados por uma dobra da aracnóide que contém líquor e, portanto, dá hipersinal em T2. O sinal é suprimido no FLAIR, como para o líquor dos ventrículos. Não há impregnação por contraste. Para outros exemplos, clique (imagem, patologia, texto). 
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE T2 FLAIR
..
Coronais, T2, T1 com contraste Sagitais, T1 sem contraste T1 com contraste
..
..
MAIS  IMAGENS
..
CORTES  AXIAIS, T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
..
T2
..
FLAIR
..
CORTES  CORONAIS, T1 COM CONTRASTE
..
T2
..
CORTES  SAGITAIS,  T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
......
Agradecimento.    Caso do Centro Infantil Boldrini, Campinas, SP.   Nossa gratidão ao Sr. Irineu Mantovanelli Neto pela ressonância magnética original completa do caso. 
......
 Para mais imagens deste caso: RM HE, texto
Colorações especiais IH - GFAP, VIM IH - antígenos neuronais, CD34, Ki67 Cisto aracnóideo frontal direito (achado de exame)
......
Sobre  gangliogliomas : 
textos  (1) (2) (3)
Gangliogliomas de tronco cerebral Características de imagem Outros casos :  Neuroimagem e neuropatologia
....
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..