Astrocitoma  de  células  granulares  do  cérebro. 
1. TC, RMs de 2011.
..
Masc. 68 a. Página de resumo do caso.  Clique para páginas detalhadas sobre : exames de imagem : 2011, 2012;  histologia - HE, colorações especiais (Masson, PAS), imunohistoquímica (GFAP, VIM, nestina, CD34, CD68, HAM-56, S-100, NF, CD99, Ki-67, p53), microscopia eletrônica (Karnovsky, parafina). Comentários: (1) (2). Texto sobre astrocitoma de células granulares. 
..
Masc. 68 a.  Encaminhado de outro serviço com crise convulsiva, seguida de afasia motora e hemiparesia direita.  Sintomas melhoraram com corticosteróides. Antecedentes hipertenso e cardiopata crônico. Infarto agudo do miocárdio há 16 anos.  Exame sonolento, contato pobre, compreensão preservada, obedece a comandos simples. Discreta assimetria de força muscular E > D. Pupilas isofotorreagentes. Movimentos oculares externos e mímica facial preservados.   Exames de imagem - abaixo.  Realizada excisão cirúrgica da lesão.  Submetido a radio- e quimioterapia.  Em 7/7/11.  Nova RM aponta persistência de áreas impregnadas na lacuna cirúrgica e possível propagação contralateral.  Em 6/1/12 (um ano após início dos sintomas) reinternado por deterioração neurológica progressiva. Nova RM grande lesão frontal esquerda sólido-cística com efeito de massa, infiltrando o corpo caloso e invadindo o hemisfério contralateral.  Optado por tratamento paliativo. 
..
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA  30/12/2010.   Melhores cortes. Lesão expansiva sólido-cística frontal esquerda. O cisto é irregular e multiloculado, circundado por fina orla de tecido, que se impregna. Há áreas mais sólidas e impregnantes na periferia. Observa-se edema da substância branca perilesional, com efeito de massa e desvio da linha média.
Sem contraste  Com contraste 
Mais imagens deste exame
..
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA   6/1/2011. Melhores cortes - AXIAIS. Lesão sólido-cística frontal esquerda, com orla periférica que se impregna e áreas mais sólidas situadas medialmente. Na periferia, a lesão chega próxima à transição córtex-substância branca. O cisto é multiloculado e preenchido por líquido com conteúdo proteico, que dá sinal moderado no FLAIR. Se fosse de composição semelhante à do líquor, haveria supressão completa de sinal no FLAIR. A periferia do cisto e as áreas sólidas impregnam-se por contraste. Há edema da substância branca do hemisfério cerebral esquerdo, e também, em menor grau, do direito. Observa-se desvio da linha média com hérnia subfalcina incipiente.
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE T2
FLAIR CORONAIS, SAGITAIS, T1 COM CONTRASTE
Mais imagens deste exame
..
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA   7/7/2011   Melhores  cortes  -  AXIAIS. Seis meses após a exérese da lesão, observa-se persistência de tecido com impregnação por contraste na lacuna cirúrgica. Chamam a atenção também áreas de impregnação na substância branca do hemisfério direito, em áreas mediais interessando a radiação do corpo caloso. Persiste hipersinal na substância branca de ambos hemisférios, maior à esquerda, indo do lobo frontal ao occipital. No hemisfério direito o edema afeta o lobo frontal. Nos cortes coronais em T2, no corte pela lacuna cirúrgica, nota-se hipersinal  na metade direita do corpo caloso em continuidade com o centro semioval do hemisfério direito. 
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE FLAIR
CORONAIS, T2
Mais imagens deste exame
À luz dos achados na RM 6 meses após, em 9/1/12 (ver exame), ficou claro que o tumor persistiu nas margens da lacuna cirúrgica e que disseminou ao longo das fibras comissurais do corpo caloso para o hemisfério direito. 
..
 
EXAMES  EM  DETALHE
..
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA  30/12/2010
..
Sem contraste 
..
Com contraste 
..
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA   6/1/2011
..
CORTES  AXIAIS, T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
..
T2
..
FLAIR
..
CORONAIS, T1 COM CONTRASTE
..
SAGITAIS, T1 COM CONTRASTE
..
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA   7/7/2011
..
CORTES  AXIAIS, T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
..
FLAIR
..
CORTES  CORONAIS, T2
....
Página de resumo do casotexto, mais imagens.
TC, RMs 2011 RM após 1 ano HE Colorações especiais : 
Masson, PAS
Imunohistoquímica para GFAP VIM, nestina  CD34  CD68, HAM-56
S-100, NF, CD99 Ki-67, p53 Microscopia eletrônica, 
material fixado em Karnovsky
ME, material reprocessado de bloco de parafina
..
Astrocitoma de células  granulares : Neuroimagem Neuropatologia Texto
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..