Tumor neuroectodérmico primitivo de lobo temporal. 
2.  Córtex  cerebral  infiltrado.  HE,  IH
.
Masc. 5 a 3 m.   Clique para exames de imagem, tumor  -  macro, HE,  IHCórtex infiltrado.  HE, IH
......
Destaques  da  microscopia do  córtex  infiltrado. 
HE.  Fragmento de córtex cerebral com aumento de celularidade e núcleos atípicos  Núcleos hipercromáticos e pleomórficos dispersos no neurópilo  Núcleos de células neoplásicas em torno de neurônios (satelitose)
Células neoplásicas em torno de vasos.  Mitose GFAP.   Positivo em astrócitos corticais pré-existentes, negativo no tumor. Acúmulos perivasculares de células tumorais NF.  Positivo em neurônios, negativo em células neoplásicas 
p53. Melhor marcador para células neoplásicas no presente caso. Núcleos atípicos esparsos pelo neurópilo  Satelitose perineuronal Satelitose perivascular
Tumor.  Destaques  da  microscopia
....
..
Córtex  cerebral  infiltrado. HE.    Embora em outras áreas o limite entre tumor e tecido nervoso seja nítido, este fragmento de córtex cerebral documenta a capacidade invasiva das células tumorais. O quadro observado lembra a infiltração dos gliomas malignos, em que as células permeiam o neurópilo difundindo-se sutilmente, freqüentemente parando em interfaces naturais, como em torno de neurônios e de vasos, formando as chamadas estruturas secundárias de Scherer.   Em aumento fraco, o córtex infiltrado demonstra apenas certo aumento de celularidade, mas alguns núcleos volumosos e discarióticos são identificáveis. 
..
Células neoplásicas isoladas no neurópilo.   Destacam-se por seus núcleos aberrantes, hipercromáticos e pleomórficos.  O citoplasma é escasso e não se distingue do neurópilo em volta. Documentam a capacidade de migração sutil e sem restrições dos elementos tumorais em meio ao tecido nervoso.  Neste aspecto as células deste PNET se comportam como células gliomatosas (semelhantes às dos gliomas malignos como o glioblastoma  multiforme). 
..
Células neoplásicas em torno de neurônios.  Estas células foram capturadas na interface entre neurônios e neurópilo e destacam-se pelas feições nucleares atípicas.  O fenômeno é o mesmo observado nos gliomas malignos infiltrativos e conhecido como satelitose. 
..
Células neoplásicas em torno de vasos.    Chamam a atenção pelo hipercromatismo e polimorfismo dos núcleos. O citoplasma não é observado em HE (confunde-se com o neurópilo em torno). Observou-se uma mitose e uma apoptose, ambas no mesmo vaso. 
..
..
GFAP. Córtex infiltrado.   O GFAP no córtex infiltrado mostra astrócitos hipertróficos reacionais à infiltração neoplásica e ao edema secundário à compressão pelo tumor.  As células neoplásicas são totalmente negativas e notadas apenas pelos seus núcleos volumosos e hipercromáticos, algumas em relação com neurônios e/ou com vasos. Há raras células neoplásicas em apoptose, distinguíveis pelos núcleos condensados e picnóticos. 
..
..
NF. Córtex infiltrado.   Proteína de neurofilamento (um filamento intermediário próprio de neurônios e seus prolongamentos) marca principalmente axônios e os corpos celulares de alguns neurônios.  As células neoplásicas destacam-se em negativo, ou dispersas no neurópilo ou acumuladas nos espaços perivasculares de Virchow-Robin, formando manguitos. 
..
..
p53.  Células neoplásicas isoladas no neurópilo.    A proteína p53, que era positiva para quase a totalidade dos núcleos no tumor, foi útil para identificar células tumorais no córtex cerebral infiltrado.  Foram encontrados núcleos marcados nas três posições já comentadas em HE, ou seja, no neurópilo, em torno de neurônios e de vasos.  Exemplos abaixo. 
..
Células neoplásicas em torno de neurônios. 
..
Células neoplásicas em torno de vasos. 
.......
Agradecimentos.    Caso do Centro Infantil Boldrini, Campinas, SP.   Preparações histopatológicas e imunohistoquímicas pelos membros do Laboratório de Patologia - Aparecido Paulo de Moraes, Irineu Mantovanelli Neto e Adriana Worschech. 
...
Para mais imagens deste caso TC, RM Massa neoplásica, macro, HE, IH Córtex infiltrado - HE, IH 
.............
Textos sobre PNETs supratentoriais (1) (2) Tumor embrionário com rosetas em multicamadas Ependimoblastomas Pineoblastomas (1) (2) Características de imagem dos PNETs
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia -
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..