Ependimoma cístico de bulbo na neurofibromatose tipo 2
1. Macro, HE.
..
Masc. 25 a.   Clique para dados clínicos, TC, RM, campo cirúrgico, espécime macro, HE, imunohistoquímica
..
Imagens do campo cirúrgico.   Exposição do bulbo e medula espinal cervical pela face posterior.  Na primeira fileira, bulbo fortemente distendido e vasos da pia-máter estirados. A imagem da direita mostra a primeira incisão da mielotomia. Na segunda fileira, exposição do tumor como massa acinzentada lobulada, e leito cirúrgico após excisão completa, que foi possível devido ao bom plano de clivagem. Na terceira fileira, detalhe do tumor in situ e peça após fixação.  Obs. Imagens cirúrgicas por especial gentileza do Dr. Andrei Fernandes Joaquim, Disciplina de Neurocirurgia, FCM-UNICAMP, Campinas, SP. 
..
Espécime cirúrgico.  Massa neoplásica de superfície externa esbranquiçada, lobulada, consistência macia. A boa delimitação permitiu remoção praticamente total da lesão. Cortes perpendiculares ao maior eixo mostram cavidade cística central, que colapsou após a retirada. O tecido neoplásico em torno do cisto é branco, homogêneo, com pontos escuros correspondendo a vasos. 
..
..
Destaques  da  microscopia. 
HE. Pseudorrosetas perivasculares Células fusiformes em feixes multidirecionados  Atipias em núcleos isolados
GFAP.  Pseudorrosetas perivasculares Células fusiformes ou bipolares Atipias em núcleos isolados 
VIM.  Positividade citoplasmática difusa EMA. Positividade em padrão dot (microrrosetas pequenas) Positividade em microrrosetas maiores
NF.  Marcação de axônios isolados na periferia do tumor (denota caráter infiltrativo). Axônios 'em contas de rosário' CD34.  Positividade em vasos, negativo no tumor Ki-67.  Positivo em <1% dos núcleos (baixo índice proliferativo)
..
HE. Aspecto geral.   Neoplasia moderadamente celular, composta por células de núcleos arredondados ou ovalados regulares, e citoplasma róseo de limites imprecisos. Em torno de alguns pequenos vasos observam-se pseudorrosetas perivasculares, que são halos anucleados formados por prolongamentos citoplasmáticos que se dirigem radialmente aos vasos. Em aumento fraco, a alternância de áreas ricas e pobres em núcleos resulta no clássico aspecto em pele de onça ou de leopardo, que deve levantar a suspeita de ependimoma. 
..
Vasos e pseudorrosetas perivasculares. 
..
Tecido fusocelular.   Entre as pseudorrosetas, as células neoplásicas tendem a morfologia fusiforme, dispondo-se em feixes multidirecionados. O aspecto chega a lembrar um schwannoma Antoni A  e ilustra a grande variabilidade de aspectos em tumores. É só pelo estudo de múltiplas áreas, desde o pequeno aumento até a imunohistoquímica, com a contribuição indispensável dos estudos de imagem, é que se chega ao diagnóstico correto. 
..
Atipias nucleares.   Ocasionais células mostram núcleos maiores, sem significado prognóstico. 
......
Agradecimentos.   Imagens do campo cirúrgico por especial gentileza do Dr. Andrei Fernandes Joaquim, Disciplina de Neurocirurgia, FCM-UNICAMP.  Processamento histológico e lâminas HE pelo pessoal do Laboratório de Rotina: Mariagina de Jesus Gonçalves, Maria José Tibúrcio, Guaracy da Silva Ribeiro, Fernando Wagner dos Santos Cardoso, Viviane Ubiali, Fernanda das Chagas Riul e Vanessa Natielle Pereira de Oliveira.    Depto de Anatomia Patológica da FCM-UNICAMP, Campinas, SP. 
.....
Para mais imagens deste caso:
TC, RM 
Campo cirúrgico, espécime macro HE IH - GFAP, VIM, EMA, NF, CD34, Ki-67
......
Textos ilustrados sobre  schwannomas, neurofibromas, neurofibromatose do tipo 1 e  do tipo 2
Mais sobre epêndima e ependimomas
..
Banco de imagens.  Normais. Osso:  Crânio, esfenóide. TC base crânio
Medula espinal, Cauda eqüina, Raízes espinais, Filo terminal.
Tumores:  SchwannomaNeurofibroma, Neurofibromatose do tipo 1.
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia -
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..