Ganglioglioma anaplásico (grau III) de tálamo 
involuindo para grau I após radio e quimioterapia. 
2.   1a. amostra, IH. 
...
Fem.  4 a 1 m. a 5 a.   Clique para RM (4 datas),    comparação de amostras antes e depois do tratamento (10 meses) 
Primeira amostra - HE, IH - GFAP, VIM, SNF, NF, CD34, Ki67, p53    Segunda amostra - HE, IH - GFAP, VIM, SNF, NF, CD34, Ki67, p53
..
GFAP.  Aspecto geral.   Proteína glial ácida fibrilar, um filamento intermediário do citoplasma próprio de astrócitos e células ependimárias, foi positivo em cerca da metade das células neoplásicas.  Os vasos proliferados são negativos, como esperado.  Muitas das células marcadas dispõem-se radialmente na face externa dos capilares espessados, e freqüentemente lançam prolongamentos a eles, como astrócitos normais habitualmente fazem.  Uma proporção considerável das células tumorais são negativas. 
..
Células com  morfologia  astrocitária.    Lembram astrócitos gemistocíticos, com citoplasma abundante GFAP positivo e prolongamentos multipolares. 
..
Proliferação vascular.   GFAP demonstra vasos proliferados pela sua negatividade em relação ao tecido nervoso.  Aqui tem-se melhor idéia do empilhamento das células endoteliais que em HE e mesmo em CD34
..
..
VIMENTINA. 

Vimentina, outro  filamento intermediário do citoplasma, mas de distribuição ubiquitária (não restrito a astrócitos como GFAP), marca praticamente todas as células tumorais.  Mostra que todas virtualmente expressam vimentina, mas só uma parte (com diferenciação astrocitária) expressam GFAP. 

..
..
SNF. Sinaptofisina, uma proteína associada a vesículas sinápticas, é um marcador neuronal e neuroendócrino que foi fundamental na definição do presente tumor como ganglioglioma.  A marcação ocorre em células isoladas, mas é muito nítida e forte, contrastando com o núcleo azul, sempre negativo. Este é semelhante ao de células vizinhas não marcadas.  O citoplasma é escasso, mas freqüentemente esboça um prolongamento, correspondente a um axônio rudimentar. Só raras células apresentam nucléolo. Diferenciação neuronal é uma feição essencial dos gangliogliomas, tumores de natureza dual, compostos por células gliais e neurônios.  No presente exemplo, o componente glial é fortemente predominante.  Embora o tumor se encontre no tálamo, as pequenas células abaixo são por demais imaturas para serem confundidas com neurônios talâmicos pré-existentes.  Comparar com a segunda amostra, após 10 meses de quimioterapia. 
..
..
NF.  Proteína de neurofilamento é um  filamento intermediário do citoplasma, a exemplo de GFAP e VIM acima.  Porém, é característico de neurônios e seus prolongamentos,  dendritos e axônios. Na prática, o utilizamos para demonstração de axônios, especialmente na periferia de tumor, para detectar infiltração neoplásica do tecido.  Aqui há vários axônios na margem do pequeno espécime, mas as células neoplásicas são negativas. Embora algumas sejam positivas para SNF acima, não são suficientemente diferenciadas para sintetizar NF.  Curiosamente, na única e rara mitose encontrada neste preparado havia positividade citoplasmática para NF.  O fenômeno já havia sido observado em casos de astrocitoma subependimário de células gigantes (1)(2) e pode representar reação cruzada com outras proteínas (não propriamente neurofilamento). 
..
..
CD34.   Este marcador do endotélio vascular demonstra a proliferação capilar encontrada em vários pequenos vasos do tumor, em tudo semelhante à observada em gliomas malignos e em muitos astrocitomas pilocíticos. Os capilares formam novelos irregulares, com luzes tortuosas e nem sempre permeáveis, que podem lembrar as de glomérulos renais (daí o termo 'pseudoglomérulos')
..
..
Ki67.    Ki67 foi positivo em cerca de 10% dos núcleos das células neoplásicas.  Há freqüente marcação de núcleos aos pares, em número muito superior ao que poderia ocorrer por simples acaso. Essas figuras provavelmente representam células filhas recém saídas de uma mitose.  Algumas poucas mitoses foram encontradas.  Há marcação de núcleos também em vasos proliferados
..
Ki67.  Mitoses.    Como freqüentemente observado, em células em mitose há marcação fraca do citoplasma, enquanto que os cromossomos são fortemente positivos. 
..
Ki67.  Marcação de núcleos aos pares. 
..
Ki67.  Marcação de núcleos em  vasos  proliferados. 
..
..
p53.    A proteína p53 é continuamente sintetizada e degradada nas células. Sua função é induzir apoptose em células que se tornaram geneticamente inviáveis ou que podem proliferar sem freios.  Se ocorre mutação do gene P53 que codifica a proteína, a proteína mutante não é degradável e se acumula no núcleo. Além disso, não cumpre suas funções de 'guardiã do genoma', permitindo que células com mutações graves continuem a multiplicar-se.  No presente caso, cerca de 30% dos núcleos tumorais foram positivos, sugerindo que uma mutação de P53 pode ter tido papel na origem / progressão deste ganglioglioma. 
......
Agradecimentos.    Caso do Centro Infantil Boldrini, Campinas, SP.   Preparações histopatológicas e imunohistoquímicas pelos membros do Laboratório de Patologia do Centro Boldrini - Aparecido Paulo de Moraes, Irineu Mantovanelli Neto e Adriana Worschech. 
.......
Para mais imagens deste caso: 
Comparação de duas amostras separadas por 10 meses (antes e depois do tratamento)
RM Primeira amostra Segunda amostra
HE  IH  - GFAP, VIM, SNF, NF, CD34, Ki67, p53 HE IH - GFAP, VIM, SNF, NF, CD34, Ki67, p53
......
Sobre  gangliogliomas : 
textos  (1) (2) (3)
Gangliogliomas de tronco cerebral Características de imagem Outros casos :  Neuroimagem e neuropatologia
....
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..