Astrocitoma  pilomixóide. 2. Componente cístico 
..
Masc.  8 a.  Clique para  ressonância magnéticaHE - componente sólidotexto - astrocitoma pilomixóide
....
Destaques  da  microscopia.   Lâminas escaneadas  
Aspecto geral. HE.  Caráter frouxo com astrócitos em arranjo perivascular, alternando com microcistos.  Microcistos de conteúdo mixóide Pseudorrosetas perivasculares lembrando as dos ependimomas
Células fusiformes bipolares lembram astrócitos pilocíticos, mas fibras de Rosenthal estão ausentes Vasos geralmente finos, mas alguns espessados e hialinizados.  Parede do cisto de tecido glial denso lembrando astrócitos pilocíticos
Parede do cisto com áreas ricamente vascularizadas.  Transição entre tumor e tecido nervoso  Pequena área fora do tumor lembrando oligodendroglioma. 
...
Parede do cisto. 

Estes fragmentos alongados e finos pertenceriam à delgada parede da porção cística do tumor. Em todas fotos, a face externa voltada para o cérebro está para cima e a face voltada para o interior do cisto para baixo. 

..
....
Face externa.    A face externa da cápsula, em contato com o tecido cerebral (como visto na ressonância magnética) é constituída por tecido glial densamente fibrilar. As células têm núcleos alongados e citoplasma fortemente róseo, mas fibras de Rosenthal são virtualmente ausentes.  É ricamente vascularizada, o que explica a forte impregnação linear por contraste na RM. Apresenta também, em áreas, denso infiltrado linfocitário e abundantes macrófagos ricos em hemossiderina (hemossiderófagos), que indicam freqüentes sangramentos a partir dos capilares. 
..
Detalhe da parede  glial  do  cisto, 

mostrando células de núcleos alongados, e citoplasma róseo de limites imprecisos.  Estruturas hialinas  (seta) poderiam representar fibras de Rosenthal. 

..
..
Parede  do  cisto, área ricamente vascularizada.    Em certos trechos da parede do cisto havia riquíssima rede capilar, chegando a aspecto angiomatóide. Em algumas áreas os capilares estavam vazios, em outras fortemente ingurgitados. 
..
..
Transição entre o astrocitoma pilomixóide e o cérebro.    Aqui temos detalhes histológicos da lâmina 1 (ver lâmina escaneada) onde o tumor se continuava com tecido cerebral. A transição é rápida, mas não abrupta.
..
..
..
Área semelhante a oligodendroglioma.    Esta pequena área, também encontrada na lâmina 1 mas em outro corte, (ver lâmina escaneada) era indistinguível morfologicamente de um oligodendroglioma, com suas células regulares e pequenas, halo perinuclear dando aspecto em ovo frito, e finos capilares regularmente distribuídos e em ramificação dicotômica 'em tela de galinheiro'. Para mais sobre oligodendrogliomas, clique (1) (2) (3).
...
Agradecimento.   Caso do Centro Infantil Boldrini, Campinas, SP, gentilmente contribuído pelos colegas  Dra. Izilda Aparecida Cardinalli e Dr. Arthur Antolini Tavares. Preparações histológicas pelo técnico Sr. Aparecido Paulo de Moraes. 
....
Para mais imagens deste caso: RM HE, componente sólido HE, parede do cisto, texto
......
Sobre astrocitomas pilocíticos: 
Na graduação Texto ilustrado Casos, neuroimagem Casos, neuropatologia Características de imagem Glioma de nervo óptico Microscopia eletrônica (1) (2)
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia -
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..