Xantoastrocitoma  pleomórfico frontal esquerdo. 
4. IH para CD34, CD99, Ki-67, p53 
....
Masc. 11 a.   Clique para RM, HE, destaques da imunohistoquímica, GFAP, vimentina, S-100, NF, cromogranina, 1A4, CD34, CD99, Ki67, p53
..
CD34. Células neoplásicas.    CD34 mostrou forte positividade em padrão membrana em virtualmente todas as células neoplásicas. As grandes células aberrantes aparecem claras porque a reação só ocorre na superfície, ficando o citoplasma negativo.  Nas áreas onde as células são pequenas, a marcação é extensa em todos campos.  CD34 é freqüentemente expressado em tumores astrocitários de baixo grau associados a epilepsia, como o ganglioglioma, DNETs e o xantoastrocitoma pleomórfico (1)(2). É habitualmente negativo nos astrocitomas difusos de baixo ou alto grau. Para mais sobre CD34, clique (1)(2) e outros links
..
CD34. Áreas  fusocelulares.     Como as células fusiformes deste tumor são pequenas, com citoplasma escasso, predomina o componente de membranas citoplasmáticas. Assim, a positividade para CD34 chama mais atenção. 
..
CD34. Mitoses.     Como já documentado em outros preparados deste caso, abaixo apresentamos uma coletânea de mitoses típicas (bipolares) e atípicas (tri e tetrapolares), com algumas tão aberrantes que desafiam descrição. Mesmo nas bipolares há irregularidades na placa metafásica, desalinhamento dos cromossomos ou cromossomos 'perdidos', feições também notadas nas mais atípicas. 
..
CD34. Vasos  do  tumor.   Habitualmente usamos CD34 para estudar vasos do tumor, pois é positivo na face luminal das células endoteliais. Aqui documentamos pequenos vasos cuja luz é patente e as paredes finas. Proliferação vascular à maneira dos gliomas malignos, formando pseudoglomérulos, não foi encontrada. Ver, porém, outros preparados, onde há vasos espessados e até com luz obliterada (GFAP).  Em outro caso, achado semelhante na reação para proteína S-100
..
..
CD99.    Este antígeno é habitualmente pesquisado em sarcoma de Ewing / pPNET (1)(2)  e no tumor fibroso solitário e hemangiopericitoma.  Foi também positivo em padrão membrana difusamente no presente caso, um xantoastrocitoma, sem qualquer afinidade com os tumores acima. Trata-se de resultado não antecipado, e coincidente a outro xantoastrocitoma pleomórfico.  Isto ilustra que células neoplásicas podem ter repertório amplo e inesperado de expressões antigênicas, como para 1A4 (um antígeno de músculo liso) em um glioma. Por isso, interpretação de IH requer cautela e precisa ser sempre feito à luz do contexto do caso, para evitar conclusões precipitadas e errôneas. 
..
..
Ki67. 

Este marcador de proliferação       celular foi positivo em alta proporção dos núcleos, estimada em cerca de 20% em média (avaliação subjetiva, sem contagem). Esta freqüência pode ser maior em certos campos. 

..
Ki67.    A maior parte da positividade foi encontrada nas células menores, de padrão fusiforme, e incluiu mitoses. 
..
Ki67.  Necrose em pseudopaliçada. 

Foi observada uma área pequena de necrose, com disposição em pseudopaliçada dos núcleos ao redor, como em gliomas difusos malignos.  Este achado, ausente na HE, só foi encontrado no aprofundamento do bloco para imunohistoquímica. Chama a atenção a alta positividade dos núcleos em torno da necrose, indicando intensa atividade proliferativa. Ki67 marca células que se encontram no ciclo celular, ou seja, que vão proceder à mitose. 

..
Ki-67. Área de células aberrantes.    Ao contrário do que se poderia esperar, a maioria das células aberrantes foi negativa para Ki67. Isto sugere que estas células, apesar de seu aspecto pleomórfico, não procederiam à mitose. 
..
Ki-67. Células aberrantes negativas. 
..
Ki-67. Mitoses.     Células em mitose não raro se marcam também no citoplasma, ficando os cromossomos densamente positivos.  A positividade citoplasmática pode obscurecer detalhes da célula. 
..
..
p53.     Também surpreendente neste caso foi a alta positividade dos núcleos neoplásicos para proteína P53. Células normais são negativas, pois a proteína é continuamente secretada e degradada. Só formas mutantes se acumulam, o que indicaria um gene p53 anormal. p53, considerado o 'guardião do genoma' induz apoptose de células com mutações genéticas irreversíveis, impedindo que proliferem e originem tumores. Mutações em p53 podem facilitar transformação neoplásica.  Aqui a positividade para p53 foi da ordem de 60% em média, possivelmente mais em algumas áreas.
..
p53.     Aqui vemos células positivas e negativas lado a lado, mas com predomínio das positivas. Isto é verdade tanto para células pequenas fusiformes, como para as volumosas células aberrantes, pleomórficas ou multinucleadas. Um infiltrado linfocitário, documentado na última foto deste quadro, é predominantemente negativo e serve de controle interno.  Comparar com outro caso recente de xantoastrocitoma pleomórfico, em que houve negatividade praticamente universal para p53, com apenas uma ou duas células positivas testemunhando a validade da reação. 
..
p53.   Células  aberrantes  positivas. 
..
p53. Células  aberrantes  negativas. 
.........
Antígenos negativos.   Sinaptofisina, AE1AE3, EMA. 
....
Agradecimentos. Caso do Laboratório CEDAP de Bragança Paulista, SP, enviado em consulta e  gentilmente contribuído pela Dra.  Helenice Piovesan.  Preparações histológicas e imunohistoquímicas pelos técnicos Viviane Ubiali, Ana Claudia Sparapani Piaza, Luzia Aparecida Magalhães Ribeiro Reis, Arethusa de Souza, Luis Felipe Billis e Thainá Milena Stela de Oliveira.  Depto de Anatomia Patológica da FCM-UNICAMP, Campinas, SP. 
.....
Para mais imagens deste caso:
RM HE  IH - GFAP, VIM IH - S100, NF, cromogranina, 1A4 IH - CD34, CD99, Ki67, p53
......
Características de imagem dos xantoastrocitomas Textos sobre xantoastrocitoma pleomórfico (1) (2) Xantoastrocitomas - mais casos: neuroimagem, neuropatologia
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
...
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE
..