Ganglioglioma talâmico 
..
F.  2 a 11 m.  Clique para  RM, HE, GFAP, sinaptofisina, cromogranina, CD34, Ki67
..
Destaques  da  microscopia. 
HE.  Caráter predominantemente astrocitário protoplasmático frouxo, com microcistos. Ausência de componente pilocítico ou fibras de Rosenthal Neurônios maduros, freqüentemente aberrantes  Astrócitos de padrão gemistocítico
Estroma tumoral de células astrocitárias pequenas GFAP.   Positivo em astrócitos do tumor, pequenos e em alguns maiores gemistocíticos  SNF.  Positividade em neurônios de aspecto normal e vários menores e aberrantes
Cromogranina  Idem.  CD34.  Positivo em vasos, negativo no tumor Ki-67. Positividade em cerca de 1% das células neoplásicas.  Marcação de pares de núcleos (sugestivos de mitose recente)
..
..
HE. Ganglioglioma.     O encontro de neurônios maduros neste volumoso tumor glial talâmico (ver RM) foi uma surpresa.  Inicialmente havíamos considerado a possibilidade de um glioma difuso da linha média, pela tenra idade e localização talâmica. Gliomas da linha média são todos grau IV da OMS, independentemente da histologia.  Os neurônios definiram o tumor como um ganglioglioma, ou seja, grau I da OMS. 

Estroma tumoral.  A maior parte da lesão é constituída por células pequenas, alongadas ou estreladas, cujos prolongamentos formam uma densa trama e delimitam muitos pequenos cistos.   A isto podemos chamar de estroma tumoral. GFAP demonstra que as células estromais são astrocitárias. Algumas são maiores, com mais citoplasma, e assemelham-se a astrócitos gemistocíticos. 

Em meio a estas observam-se neurônios, alguns com aspecto típico, com núcleo redondo, vesiculoso, nucléolo evidente, citoplasma amplo de limites nítidos, chegando a esboçar corpúsculos de Nissl.  Há alguns neurônios binucleados, o que é próprio dos gangliogliomas e raríssimo em tecido nervoso normal. Alguns são dismórficos, com dendritos muito curtos, ou têm vacúolos no citoplasma.   A variabilidade fenotípica dos neurônios afasta que sejam células talâmicas pré-existentes. 

..
Neurônios. 
..
Astrócitos. 
..
Estroma  tumoral. 
..
..
IMUNOHISTOQUÍMICA
..
GFAP.   Virtualmente todas as células pequenas do tumor, com prolongamentos citoplasmáticos curtos, marcam-se por GFAP, documentando sua linhagem astrocitária.  Vasos destacam-se em negativo (corados em azul pela hematoxilina de fundo). 
..
GFAP.  Células com aspecto de neurônios, mas GFAP positivas.     É curioso que células morfologicamente semelhantes a neurônios sejam positivas no citoplasma para GFAP.  Como os núcleos ficam azuis, portanto negativos, não deve tratar-se de um artefato da reação.  Além disso, células semelhantes a estas são fortemente positivas para sinaptofisina e cromogranina, marcadores neuronais.  É possível que, sendo o ganglioglioma um tumor imaturo,  algumas células exibam diferenciação divergente, expressando antígenos neuronais e gliais. 
..
GFAP.  Pequenas células do estroma tumoral. 
..
Células maiores com fenótipo astrocitário. 
..
..
Sinaptofisina.     Proteína associada a vesículas sinápticas, identifica neurônios e axônios.  Aqui destaca vários neurônios com morfologia próxima do normal ou aberrantes. 
..
..
Cromogranina.    Também associada a vesículas sinápticas, dá resultados semelhantes, mas número de neurônios positivos é bem menor. 
..
..
CD34.   Demonstra a esparsa vascularização do tumor, sem proliferação endotelial. 
..
..
Ki67.   Positivo em  1-2% dos núcleos. Núcleos marcados aos pares poderiam representar células filhas  da mesma mitose. 
.....
Agradecimentos.    Caso do Centro Infantil Boldrini, Campinas, SP.   Preparações histopatológicas e imunohistoquímicas pelos técnicos do Laboratório de Patologia daquele hospital  - Srs. Aparecido Paulo de Moraes e Irineu Mantovanelli Neto. 
.....
Para mais
imagens deste caso
RM HE IH 
....
Sobre  gangliogliomas : 
textos  (1) (2) (3)
Gangliogliomas de cerebelo (1)(2)(3)(4) e de tronco cerebral Sobre gangliogliomas de tronco cerebral Gangliogliomas de medula espinal (1)(2)(3)(4) Características de imagem Outros casos :  Neuroimagem e neuropatologia
....
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
...
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE
....