Ganglioglioma de hemisfério cerebelar. 
..
M. 6 a 9 m.   Clique para RM, HE, GFAP, vimentina, sinaptofisina, MAP2, NeuN, CD34, Ki67
..
Destaques  da  microscopia. 
HE.  Componente estromal astrocitário.  Pequena população de neurônios  GFAP.   Densa trama de prolongamentos astrocitários. 
Vimentina.  Positividade citoplasmática nos astrócitos tumorais. Sinaptofisina.   Positivo em neurônios, alguns com botões sinápticos.  MAP2.  Positividade citoplasmática em neurônios participantes do tumor. 
NeuN.  Positividade  nuclear e citoplasmática em neurônios do tumor. CD34.  Positivo em vasos, negativo no tumor  Ki-67. Positividade em cerca de 1% dos núcleos das células neoplásicas.
..
..
HE.    A pequena biópsia da lesão (ver RM) mostra estroma de células gliais esparsamente povoado por neurônios maduros, mas morfologicamente anômalos.   O componente glial é formado por astrócitos, positivos para GFAP e vimentina.  Os neurônios destacam-se por seu citoplasma abundante, limites nítidos e reagem para sinaptofisina, MAP2 e NeuN.   Distinguem-se das células normais dos núcleos profundos do cerebelo pela ausência de corpúsculos de Nissl,  núcleo excêntrico e variação de tamanho e forma.  No núcleo denteado normal, a concentração de corpos celulares de neurônios é maior, e se dispõem em meio a substância branca normal (não estroma neoplásico). Para detalhes, clique
..
..
IMUNOHISTOQUÍMICA
..
GFAP.    Proteína glial ácida fibrilar, um filamento intermediário do citoesqueleto característico de astrócitos, demonstra os prolongamentos astrocitários entrelaçados que formam o estroma do tumor.  Vasos negativos. Em alguns, observam-se prolongamentos astrocitários tocando a superfície do vaso, conhecidos como 'pés sugadores' (termo antigo, pitoresco, mas que não expressa a realidade). São as estruturas que induzem as funções da barreira hemoencefálica nas células endoteliais.  Para mais sobre eles, clique (1)(2)(3).
....
....
Vimentina.  Vimentina, outro filamento intermediário, mas de expressão ubiquitária, também marca astrócitos, dando por vezes melhor definição morfológica deles que o GFAP.  Capilares também se destacam, porque as células endoteliais são positivas para vimentina. 
..
..
Sinaptofisina.    Esta proteína associada a vesículas sinápticas marca neurônios e botões sinápticos (terminais axonais) na superfície destes. 
..
..
MAP2.    Marcador de neurônios, aqui destaca o citoplasma de várias pequenas células . Em alguns, há também positividade nuclear. 
..
..
NeuN.   Marcador neuronal.  Positividade é nuclear, mas pode ser também citoplasmática. 
..
..
CD34.   Positivo só nos capilares tumorais. 
..
..
Ki67. Positivo em raros núcleos esparsos, somente gliais, da ordem de 1%. 
...,....
Agradecimentos.    Caso do Centro Infantil Boldrini, Campinas, SP.   Preparações histopatológicas e imunohistoquímicas pelos técnicos do Laboratório de Patologia daquele hospital  - Srs. Aparecido Paulo de Moraes e Irineu Mantovanelli Neto. 
...
Para mais
imagens deste caso
RM HE IH 
.....
Sobre  gangliogliomas : 
textos  (1) (2) (3)
Gangliogliomas de cerebelo (1)(2)(3)(4) e de tronco cerebral Sobre gangliogliomas de tronco cerebral Gangliogliomas de medula espinal (1)(2)(3)(4) Características de imagem Outros casos :  Neuroimagem e neuropatologia
....
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
....