Neurofibromatose tipo 2. 
Meningiomatose, schwannoma vestibular E, 
ependimoma em bulbo 
..
Fem.  51 a.  Há cerca de 2 anos começou sentir parestesias no membro superior esquerdo e perda de força muscular na mão esquerda, que derrubava objetos.  Há 10 meses, mesmos sintomas em membro inferior esquerdo, com quedas freqüentes, evoluindo com hemiparesia.  Antecedentes de 5 anos de zumbido em ouvido esquerdo e perda gradual da audição neste. Atualmente surdez. 
..
..
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
....
O exame revela três tipos de neoplasia intracraniana: múltiplos meningiomas de convexidade cerebral e parafalcinos, principalmente à direita (meningiomatose); um pequeno schwannoma de nervo vestibular esquerdo, e um pequeno ependimoma no bulbo.  Os achados permitem o diagnóstico de neurofibromatose do tipo 2 (critérios). 
....
..
MELHORES  CORTES
..
EPENDIMOMA.   CORTES  AXIAIS. Este diminuto ependimoma, situado na porção baixa do bulbo, ao nível da transição com a medula espinal cervical, aparece como uma área de hiposinal em T1 e hipersinal em T2, indicando caráter hidratado. Com contraste, sofre impregnação anular,  correspondendo ao tecido neoplásico viável na periferia. O centro não impregna e pode representar um cisto de conteúdo líquido. 
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE T2
CORONAIS, SAGITAIS
T2
T1
C
T1
T1
C
..
SCHWANNOMA.   CORTES  AXIAIS, CORONAL.   Um schwannoma vestibular E penetra no conduto auditivo interno e o alarga. Tem isosinal em T1 e T2 e impregna-se fortemente por contraste.  A porção extracanalicular é pequena. O nervo VIII é identificável nos cortes axiais pesados em T1 (sem contraste) e em T2. 
T1 T1
C
T2 T2
..
......
MENINGIOMAS.  CORTES  AXIAIS.  Havia numerosos meningiomas supratentoriais, vários baseados na foice do cérebro, e predominando à D. Os tumores têm as feições habituais dos meningiomas - são bem delimitados, com isosinal em T1 (confundem-se com o parênquima cerebral), hipersinal em T2 (indicando maior grau de hidratação) e impregnam-se por contraste. Alguns têm hiposinal em T2, correspondendo provavelmente a calcificações. 
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE T2
CORONAIS, SAGITAIS
T1
C
T2
T1 T1
C
..
INFILTRAÇÃO ÓSSEA. Um dos meningiomas infiltrava o osso frontal à D, rompendo a tábua interna e crescendo na díploe.  É bem notado nos cortes com contraste.  Sem contraste tem hiposinal, e quase desaparece no meio do osso. 
..
Cisto aracnóideo. 

Neste corte coronal em T2 o meningioma que infiltra o osso frontal D aparece com intenso hipersinal, devido à hidratação.  Na topografia do lobo temporal E há uma coleção de líquor, correspondendo a um cisto aracnóideo. Estas lesões são comuns, devidas a uma anomalia de desenvolvimento da aracnóide, e um dos locais mais comuns é o polo temporal. Para mais sobre cistos aracnóideos, clique (imagem, patologia, texto). 

..
Hipertensão intracraniana.

Neste corte coronal em T2 chama a atenção a espessura do manguito de líquor em volta dos nervos ópticos.  Isto provavelmente representa represamento do líquor no espaço subaracnóideo que envolve o nervo, pois este é um trato do sistema nervoso central e, portanto, é envolvido pelas três meninges. 

Como a paciente tinha múltiplos meningiomas, é compreensível que sua pressão intracraniana estivesse elevada.  A pressão do líquor se transmite à bainha do nervo óptico, levando à compressão venosa e dando edema de papila.  Através deste mecanismo a hipertensão intracraniana crônica pode levar à cegueira, por isquemia do nervo óptico e da retina. 
..
 
EXAME  EM  DETALHE
.
CORTES  AXIAIS, T1 COM CONTRASTE. 
..
DETALHES, INFILTRAÇÃO ÓSSEA
..
T1 SEM CONTRASTE
..
T2
..
CORTES  CORONAIS, T1 COM CONTRASTE. 
..
T2
..
DETALHES, SCHWANNOMA, EPENDIMOMA, T2. 
..
CORTES  SAGITAIS, T1 COM CONTRASTE. 
..
CORTES  SAGITAIS, COMPARATIVO
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE
..
DETALHES,  EPENDIMOMA 
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE
..
Textos ilustrados sobre  schwannomas, neurofibromas, neurofibromatose do tipo 1 e  do tipo 2
..
Banco de imagens.  Normais. Osso:  Crânio, esfenóide. TC base crânio
Medula espinal, Cauda eqüina, Raízes espinais, Filo terminal.
Tumores:  SchwannomaNeurofibroma, Neurofibromatose do tipo 1.
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia -
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..