Metástase de adenocarcinoma em asa do esfenóide.
..
Fem. 75 a. Cefaléia de início há três meses, cursando com ‘olho congelado’ à D (amaurose, pupila em miose, ausência de mobilidade extrínseca), sem outras queixas. 
..
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA  -  MELHORES  CORTES - AXIAIS, T1 COM CONTRASTE. Extensa lesão captante, aderida a, e em aparente continuidade com, a grande asa direita do esfenóide. As áreas impregnadas, de contorno irregular, projetam-se para o interior da órbita e para a extremidade anterior da fossa média. Aí formam um nódulo com pequenos cistos, que deprime o polo temporal. Há também uma margem de impregnação na face externa do osso, na implantação do músculo temporal.  Na comparação com o lado esquerdo, observa-se que o osso à D é mais claro (dá mais sinal) que à E, indicando estar sofrendo impregnação por contraste.  Estas seqüências foram feitas com supressão de gordura, para melhor estudar as estruturas da órbita.  Notar que a musculatura extrínseca do globo ocular  impregna-se por contraste (o único tecido muscular que se comporta assim). 
..
..
Neste corte em FLAIR,  feito sem saturação de gordura, chama a atenção a diferença de sinal entre as duas asas do esfenóide. A asa E, normal, é brilhante devido ao conteúdo de tecido adiposo nos espaços medulares do osso.  A asa D dá  pouco sinal porque a medula óssea amarela foi substituída pelo tumor, no caso, um adenocarcinoma infiltrativo. 
Para histologia deste tumor e suas relações com o osso, clique.
..
..
..
CORONAIS, T1 COM CONTRASTE T2
Mais imagens deste exame.
..
 
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA  -  CRÂNIO.  Sem contraste.   Lesão de limites imprecisos, com atenuação de partes moles, centrada na grande asa direita do esfenóide, com extensão à face lateral da órbita e à fossa média.  Para mais detalhe, ver ressonância magnética, acima.   Obs. Exames com contraste ou janela óssea não disponíveis. 
Mais imagens deste exame.
..
TOMOGRAFIAS, RESSONÂNCIA   -  TÓRAX, ABDOMEN, PELVE
..
Pesquisa de tumor primário.  Em vista do diagnóstico de carcinoma infiltrativo obtido da biópsia do osso esfenóide (operado com suspeita de meningioma), procedeu-se a exames de outras áreas do corpo na tentativa de identificar um sítio primário. Abaixo, os achados principais, que sugerem um adenocarcinoma de endométrio com metástases hepáticas e pulmonares. 
..
RM, PELVE,  T2 SAGITAL.  Observa-se útero aumentado de volume, de textura heterogênea, com líquido na cavidade endometrial. Os aspectos são compatíveis com neoplasia infiltrativa, colocando-se o diagnóstico de adenocarcinoma do endométrio entre os mais prováveis. 
..
TC, PELVE. Além do aumento do volume uterino, no corte axial há lesões espessadas e infiltrativas acometendo os anexos, especialmente à D.  Não há massa na topografia dos ovários, que pudesse sugerir um primário nesta localização. 
..
TC, ABDOMEN, com contraste.  Observam-se metástases hepáticas (contadas quatro em diferentes níveis), e aumento de volume de linfonodos paraaórticos, presumivelmente também por depósitos metastáticos (foram tomadas medidas de alguns). 
..
TC ABDOMEN, CORONAL, COM CONTRASTE.   Notam-se lesões hipodensas volumosas no fígado, de provável natureza metastática.  Útero aumentado de volume, com áreas espessadas e infiltradas nos anexos, principalmente à D. 
TC COLUNA, SAGITAL.  Três vértebras torácicas mostram corpos vertebrais de textura heterogênea, com contorno deformado e esclerose óssea. As alterações podem ser atribuídas a metástases, a exemplo da lesão em grande asa D. do esfenóide acima, embora, para melhor definição, seria aconselhável exame com RM. 
..
TC TÓRAX.  Vários pequenos nódulos hiperdensos no parênquima pulmonar, na pleura e junto aos grandes vasos da base, compatíveis com lesões metastáticas. 
Mais imagens destes exames.
..
 
MAIS IMAGENS
..
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA  -  CRÂNIO
..
CORTES  AXIAIS, T1 COM CONTRASTE
..
FLAIR 
..
CORTES  CORONAIS, T1 COM CONTRASTE
..
T2

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA  -  CRÂNIO
..
Sem contraste. 
..
TOMOGRAFIAS, RESSONÂNCIA   -  TÓRAX, ABDOMEN, PELVE
..
T2 SAGITAL 
..
TC ABDOMEN, AXIAL, SEM CONTRASTE
..
TC ABDOMEN, AXIAL, COM CONTRASTE.   Notam-se lesões hipodensas volumosas no fígado, de provável natureza metastática. Há  linfonodos retroperitoniais aumentados de volume,  também compatíveis com metástases (foram tomadas medidas dos mesmos, em fotos mais abaixo).   O útero está aumentado de volume e há áreas espessadas e infiltradas nos anexos à D.  Lesões pélvicas também observadas em imagens coronais (mais abaixo)
..
TC ABDOMEN, CORONAL, COM CONTRASTE
..
TC  SAGITAL, COLUNA. 
..
TC TÓRAX. 
..
Caso do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Centro Médico de Campinas, gentilmente contribuído pelos Drs. Marcelo Senna Xavier de Lima, Paulo Roland Kaleff, Antonio Augusto Roth Vargas e residentes, Campinas, SP. 
..
Para mais imagens deste caso: HE IH
..
Exemplos de meningioma de asa do esfenóide e meningioma causando hiperostose
..
Metástases cerebrais na graduação:
neuropatologia, neuroimagem.
Mais casos de metástases:
neuropatologianeuroimagem
Características de imagem 
de metástases cerebrais
Sobre metástases cerebrais
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem -
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..

..