Tumor  de  células  germinativas  em  III  ventrículo (na biópsia,  germinoma)
..
Masc 15 a.   Este caso mostra um tumor baseado no assoalho do III ventrículo, mas ocupando sua quase totalidade, sem relação com a glândula pineal. O aspecto radiológico é compatível com um teratoma, pelo aspecto sólido e multicístico, inclusive com pequenas calcificações.  Contudo, uma diminuta biópsia obtida para diagnóstico revelou as feições morfológicas e imunohistoquímicas próprias de um germinoma.   Germinomas são geralmente sólidos e impregnam-se difusamente, que não é o caso aqui.  Na biópsia, tecidos de outras linhagens que pudessem ser compatíveis com um teratoma não foram observados. Assim, consideramos que se trate de um tumor germinativo misto, provavelmente um teratoma, com componente de germinoma.  Houve boa resposta terapêutica à radio e quimioterapia (não documentada aqui), que é propria dos germinomas e de tumores germinativos de alto grau histológico.  Clique para TC, RM, HE, IH
....
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA, Melhores cortes.    Lesão expansiva sólido-cística na região ínfero-anterior do III ventrículo, insinuando-se pela fossa interpeduncular e superiormente pelos foramens de Monro. Há pequenos focos de calcificação. A lesão não está relacionada à pineal. Hidrocefalia, com catéter de derivação no corno anterior do ventrículo lateral direito. 
Mais imagens deste exame
..
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA,  Melhores cortes, AXIAIS.     Lesão tem componente sólido inferior que se impregna pelo contraste, mas há pouca captação na parede dos cistos, que ocupam o III ventrículo, principalmente a porção anterior, e se estendem superiormente aos foramens interventriculares ou de Monro.  Há edema do tecido nervoso adjacente.  O caráter multicístico fala a favor de teratoma.  Uma pequena biópsia mostrou características histológicas e imunohistoquímicas de  germinoma.  
T1 COM  CONTRASTE T2
FLAIR
CORONAIS, T1 COM  CONTRASTE T2
SAGITAIS, T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE
T2 FIESTA
Mais imagens deste exame
..
..
MAIS  IMAGENS
..
TOMOGRAFIA  COMPUTADORIZADA
..
Sem contraste 
..
..
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
..
CORTES AXIAIS, T1 COM CONTRASTE
..
T2
..
FLAIR
..
CORTES  CORONAIS, T1 COM CONTRASTE
..
..
CORTES  SAGITAIS, T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
..
T2
..
FIESTA
.....
Agradecimentos.    Caso do Centro Infantil Boldrini, Campinas, SP.   Exames de imagem dos arquivos da Instituição. 
.....
Para HE,  IH  deste paciente, clique  »
......
Tumores  germinativos_ Neuroimagem Neuropatologia Tumores do parênquima pineal : Neuroimagem Neuropatologia
Banco de imagens :  Pineal normal, 
HE e imunohistoquímica
Tumores da pineal Textos ilustrados linkados :  Tumores germinativos do SNC Tumores do parênquima pineal
Outros textos sobre pineal e tumores :  tumores germinativos; pineocitoma, pineoblastoma e  PNETs supratentoriais, cistos da pineal.
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..