Tumor miofibroblástico inflamatório. 
2. IH - vimentina, marcadores musculares - HHF-35, 1A4, calponina
..
Fem. 5 a 7 m.  Clique para RMs, destaques, HE, Masson, Goldner;  IH - vimentina, HHF-35, 1A4, calponina, CD3, CD20, CD68, CD138, S100, IgG, IgG4, CD99, CD34, Ki67.  Textos - Tumor miofibroblástico inflamatóriocalponina, caldesmondoença do IgG4. 
....
IMUNOHISTOQUÍMICA
..
Vimentina.    Dos anticorpos testados, vimentina foi o que melhor definiu o contorno das células neoplásicas, documentando com ótimo contraste o citoplasma alongado e de limites nítidos.  Vimentina é um filamento intermediário do citoesqueleto expresso em vários tipos e linhagens celulares, e também em fibroblastos e miofibroblastos. Apenas o citoplasma reage, núcleos ficam negativos, tomando o azul da hematoxilina (corante de fundo).  Vimentina também destaca células aberrantes e irregulares. 
..
..
HHF-35.    Anticorpo monoclonal para actina sarcomérica. Aqui marca a vasta maioria, se não todas, as células alongadas, indicando tratar-se de miofibroblastos. 
..
..
1A4.      Anticorpo monoclonal para actina alfa de músculo liso (smooth muscle actin ou SMA). Aqui dá resultados superponíveis a HHF-35, confirmando a natureza miofibroblástica das células. 
..
..
Calponina.     Calponina e caldesmon são proteínas citoplasmáticas que modulam a atividade da ATPase miosínica em células musculares lisas.  Sua presença demonstrada por imunohistoquímica também é observada em células com diferenciação miofibroblástica e mioepitelial.  São adjuvantes úteis para os anticorpos para desmina e actinas. A positividade é citoplasmática e é evidência adicional da natureza miofibroblástica das células tumorais.  Ver texto
..
Calponina - Vasos.    Marcou células musculares lisas de vasos do tumor, como esperado. 
..
...
Calponina,  caldesmon. 

Calponina e caldesmon são proteínas citoplasmáticas constituintes dos filamentos finos das células musculares lisas, consideradas moduladoras da contração das mesmas.  Ambas interagem com actina,  inibindo a atividade ATPásica da miosina em músculo  liso. 
Calponina é um polipeptídeo de 34 kD que tonicamente inibe a atividade da miosina ATPase em músculo liso. Fosforilação da calponina por uma quinase libera esta inibição, sendo que esta quinase é dependente de ligação do íon cálcio à proteína moduladora calmodulina. 

Imunohistoquímica para calponina detecta com alta especificidade células mioepiteliais em lesões mamárias suspeitas de malignidade.  Calponina também decora miofibroblastos estromais, sendo a reação citoplasmática. 

Caldesmon, como calponina, é uma proteína que se liga à calmodulina, e tonicamente inibe a atividade ATPásica da miosina em músculo liso.  Em imunohistoquímica, caldesmon é um marcador de diferenciação para músculo liso.  Caldesmon é uma proteína citoplasmática com duas classes de isoformas.  Uma delas é encontrada predominantemente em fibras musculares lisas e outros tipos de células com diferenciação miogênica parcial.  Isoformas com alto peso molecular (entre 89 e 93 kD) são capazes de ligação a actina, tropomiosina, calmodulina, miosina, e fosfolípides.  Agem para contrapor-se à ação da ATPase miosínica ativada por actina e tropomiosina  e funcionam como inibidores da contração de músculo liso mediada por cálcio.   Anticorpos comerciais para caldesmon parecem específicos para músculo liso e para diferenciação miofibroblástica e mioepitelial. São adjuvantes úteis para os anticorpos para desmina e actinas. 

Refs. 

Wikipedia. 
https://en.wikipedia.org/wiki/Caldesmon 
https://en.wikipedia.org/wiki/Calponin

Ilustração. https://www.researchgate.net/figure/Smooth-muscle-myosin-thick-filament-composed-of-myosin-heavy-chains-and-light-chains_fig3_5755131

Livro Dabbs DJ (ed)  Diagnostic Immunohistochemistry.   2nd Ed. 2006.  Churchill Livingstone Elsevier,  p. 75 (Caldesmon);  701 (Calponin).
 

.........
Agradecimentos.    Caso do Centro Infantil Boldrini, Campinas, SP.   Preparações histopatológicas e imunohistoquímicas pelos técnicos do Laboratório de Patologia daquele hospital  - Srs. Aparecido Paulo de Moraes e Irineu Mantovanelli Neto. 
.......
....
Para mais imagens deste caso e textos:

Tumor miofibroblástico inflamatório

calponina, caldesmon

doença do IgG4

RM HE Tricrômicos : Masson, Goldner
IH - vimentina  HHF-35, 1A4, calponina CD3, CD20, CD68, CD138 S100, IgG, IgG4,  CD99, CD34,  Ki67.
.......
Sobre  tumor miofibroblástico inflamatório Casos de neuroimagem Casos de neuropatologia Tumores ósseos  imagem, patologia Tumores de partes moles  imagem, patologia
....
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..