Tumor embrionário com neurópilo abundante e 
rosetas em multicamadas.  Recidiva após 6 meses. 
4. IH para CD34, Ki67, p53
....
Fem. 2 a 9 m.   Clique para RM, destaques da microscopia, HE, tricrômico de Masson, reticulina, destaques da imunohistoquímica, cromogranina, SMI-32, NF, SNF, NeuN, GFAP, vimentina, CD34, Ki67, p53. Mesmo caso, tumor original:  TC, RM. HE, IH, ME
...
CD34.   CD34 é um excelente marcador do endotélio vascular, e é nesta qualidade que o empregamos para estudar este curioso nódulo captante na margem da lacuna cirúrgica, que poderia representar recidiva ou tumor remanescente.  A distribuição de vasos é irregular, sendo os capilares concentrados na periferia das ilhotas conjuntivo-vasculares.  Não foi observada proliferação endotelial formando pseudoglomérulos ou guirlandas, como nos gliomas malignos
..
..
Ki-67.  Tecido neuroglial.     Este marcador de núcleos que se encontram no ciclo celular e, portanto, entrarão em mitose proximamente, é a melhor evidência de que este nódulo de tecido obtido da margem cirúrgica é uma recidiva do tumor original (um PNET com rosetas), embora morfologicamente diferente daquele.  Observamos positividade em vários núcleos no tecido neuroglial entre as ilhotas conjuntivo-vasculares. Na grande maioria não é possível atribuir uma linhagem (neuronal ou astrocitária) a estes núcleos, podendo inclusive ser que representem células indiferenciadas. Os núcleos positivos indicam que o tecido está mitoticamente ativo, concordando com a ressonância, que demonstrou aparecimento de nódulos na lacuna.  Comparar com o Ki-67 do tumor original.
..
Ki-67.  Neurônios.    Ao contrário dos núcleos marcados documentados acima, que não mostram citoplasma discernível, os neurônios reconhecíveis como tais pelas características morfológicas foram sistematicamente negativos.
..
Ki-67.  Vasos, ilhotas conjuntivo-vasculares. 

Nas ilhotas, compostas presumivelmente por fibroblastos, células endoteliais e células do sangue nos capilares, há numerosas células positivas para Ki67. 

Células do sangue.   Leucócitos são habitualmente positivos para Ki67, a ponto os utilizarmos para validar a reação em casos de marcação muito rara ou ausente nas células tumorais. 
..
..
p53.    Positividade em um pequeno número de núcleos, alguns atípicos e sem citoplasma demonstrável, colabora com a idéia que sejam células indiferenciadas que 'escaparam' da quimioterapia e estejam a caminho de promover recidiva tumoral. 
.......
Agradecimento.    Caso do Centro Infantil Boldrini, Campinas, SP.   Preparações imunohistoquímicas executadas no Boldrini  pela Sra. Adriana Worschech. 
........
Para mais imagens deste caso e

mesmo caso, 
tumor original:

TC, RM.
HE, IH, ME

RM HE
Tricrômico de Masson, reticulina Cromogranina, SMI-32, NF, SNF, NeuN GFAP, VIM CD34, Ki-67, p53
......
Textos sobre PNETs supratentoriais (1) (2) Tumor embrionário com rosetas em multicamadas Ependimoblastomas Pineoblastomas (1) (2) Características de imagem dos PNETs
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia -
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..