Papiloma gigante de plexo coróide. 
2. HE, colorações especiais
...
Masc. 10 m.    Clique para TC, RM, macroscopia, destaques da microscopia, HE, tricrômico de Massonreticulina, destaques da imunohistoquímica, GFAP, vimentina, S-100, AE1AE3SNF, cromogranina, CD56, CD34, Ki67, p53. Texto sobre tumores do plexo coróide.
...
Destaques  da  microscopia. 
HE.  Caráter papilífero, células coróides cúbicas ou colunares  recobrindo eixos conjuntivo-vasculares Atipias nucleares em áreas.  Multinucleação
Mitoses, poucas, geralmente típicas Necrose coagulativa  Infiltração do cérebro limítrofe (região periventricular)
Gliose no cérebro infiltrado  Masson. Colágeno dos eixos conjuntivo-vasculares destaca-se em azul.  Reticulina. Delimita interface entre células neoplásicas e o conjuntivo
Destaques  da  imunohistoquímica 
..
Aspecto geral.   Este volumoso tumor de plexo coróide, que preenchia grande parte do ventrículo lateral esquerdo (ver TC, RM), era bem diferenciado, com aspecto papilífero na maior parte dos campos examinados. Tipicamente, as células eram cúbicas ou colunares, dispostas em monocamada ao redor de hastes conjuntivo-vasculares contendo finos capilares. Os núcleos, na maior parte, mostravam cromatina frouxa e o citoplasma era róseo e bem delimitado. Contudo, foram observadas áreas com atipias celulares marcadas e/ou extensa necrose. Esta poderia ser atribuída, ao menos em parte, ao grande volume do tumor, com compressão de vasos. Mitoses eram pouco numerosas e na maioria típicas. 
..
Atipias.   Em certas áreas, atipias nucleares eram mais intensas, com hipercromatismo e discariose. Mesmo nestas, o tumor mantinha o caráter papilífero, praticamente não se observando arquitetura sólida. 
..
Multinucleação. 
..
Mitoses.    Havia poucas mitoses e na grande maioria eram típicas. O número de mitoses é o principal critério para avaliação da malignidade.  Abaixo de 2 mitoses por 10 campos de grande aumento considera-se o tumor como papiloma. Entre 2 e 5 fala-se em papiloma atípico e, acima de 5, carcinoma do plexo coróide (ver texto).  Encontramos em média apenas uma mitose por 10 campos, o que definiu o presente caso como papiloma do plexo coróide, apesar das atipias serem regionalmente intensas e de haver infiltração do tecido nervoso limítrofe. 
....
Necrose, calcificações.    Áreas de necrose coagulativa eram observadas. Como o tumor era muito volumoso (ver RM), é provável que a compressão dos próprios vasos tenha colaborado.  As calcificações eram visíveis na TC
..
Infiltração cerebral.   A delimitação entre o tumor e o cérebro era nítida mas, em certas áreas, papilas tumorais infiltravam o tecido nervoso por curtas distâncias, associadas a gliose reacional. 
Gliose.   Em volta das papilas infiltrativas observava-se gliose reacional, na forma de hipertrofia astrocitária. 
..
 
COLORAÇÕES  ESPECIAIS
..
Tricrômico de Masson.    Como cora fibras colágenas em azul, o tricrômico de Masson (para procedimento técnico, clique) contrasta o tecido conjuntivo central das papilas contra as células epiteliais, que ficam em vermelho.  Nas menores, o colágeno é escasso. Nas maiores, as fibras colágenas são muito delicadas, observando-se ainda na haste conjuntiva células inflamatórias e finos capilares. 
..
..
..
..
Reticulina.   A impregnação argêntica para fibras reticulínicas (método de Gomori, para procedimento clique) demonstra a interface entre as hastes conjuntivo-vasculares e as células neoplásicas. Uma fina camada de fibras reticulínicas delimita a face externa do tecido conjuntivo, onde há também a membrana basal, composta por laminina (não demonstrada neste caso, ver exemplos (1)(2).  O tecido conjuntivo contém fibras colágenas demonstradas por tricrômico de Masson (acima), capilares e células inflamatórias, como macrófagos. 
.....
Agradecimento.    Caso do Centro Infantil Boldrini, Campinas, SP.   Lâminas HE  pelo pessoal do Laboratório de Patologia da Instituição:  Aparecido Paulo de Moraes, Irineu Mantovanelli Neto, Isabella Domingues Guize e Adriana Worschech. Colorações especiais executadas na Unicamp pela Srta Tayna Takahashi Santos. 
........
Para mais imagens deste caso e texto: TC, RM  Macro HE
HE, infiltração cerebral IH -  GFAP, VIM, S-100, AE1AE3 IH - SNF, cromogranina, CD56 IH - CD34, Ki-67, p53
......
Mais casos de tumores do plexo coróide: 
papiloma (imagem) (histologia); 
carcinoma (imagem) (histologia). 
Comparação entre 
papiloma e carcinoma do plexo coróide
Tumores do plexo coróide:
textos (1)(2banco de imagens
Plexo coróide normal: 
(1) (2) (3)
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem -
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
....
..