Ependimoma mixopapilar subcutâneo sacral. 
2 Colorações especiais - Masson, reticulina, Alcian blue, PAS
..
Masc. 10 a 2 m.   Clique para RM, destaques da microscopia, macro, HE, colorações especiais - Masson, reticulina, Alcian Blue, PAS;  IH - EMA, GFAP, VIM, S-100, AE1AE3, Ki67
..
Tricrômico  de  Masson.

Esta coloração para tecido conjuntivo (para procedimento técnico, clique) documenta a arquitetura lobular do ependimoma mixopapilar subcutâneo e sua relação com a pele.  O tumor é recortado por traves colágenas e intimamente aderido à derme.  Esta imagem obtida por escaneamento da lâmina com 600 dpi (dots per inch).  Abaixo, com 1200 dpi).

...
...
Masson.    O tecido conjuntivo frouxo das papilas cora-se em azul no Masson devido ao seu conteúdo de fibras colágenas.  As células neoplásicas coram-se em vermelho. Nestes campos há confluência das células de papilas vizinhas, formando um contínuo, de forma que a arquitetura papilífera fica de identificação difícil. 
...
...
Reticulina.    A impregnação argêntica de Gomori para fibras reticulínicas (para procedimento técnico, clique) demonstra a vascularização do tumor, destacando as fibras conjuntivas que formam os eixos conjuntivos das papilas.  Aparentemente, tanto as fibrilas colágenas mostradas pelo Masson (acima) como as reticulínicas argirófilas são uma e a mesma estrutura. 
...
Reticulina.   A técnica demonstra para cada papila duas membranas basais - uma interna na parede do vaso e outra externa no limite entre o conjuntivo e as células ependimárias. Nas duas interfaces há as proteínas constituintes da membrana basal, laminina e colágeno IV (documentadas em outro caso).   A membrana basal da parede do vaso é depositada pelas células endoteliais, a que faz interface com as células ependimárias é depositada pelas próprias.  Entre estas ficam as delicadas fibrilas colágenas / reticulínicas e o material mucopolissacarídico Alcian blue positivo. 
...
...
Alcian blue.   Este corante para mucinas ácidas (pH2,5) (clique para procedimento técnico e mais informações sobre o corante),  usado em epitélio do intestino grosso e delgado, corou especificamente o material amorfo entre os vasos e as células ependimárias, indicando presença de mucinas, que dão o aspecto mixóide ao tumor. As fibrilas colágenas/reticulínicas tomam disposição radial ou reticulada nesta camada intersticial. 
...
...
...
PAS.   A reação histoquímica do PAS demonstra grupos açúcar  (ligações -HCOH-HCOH-), ou seja, duas hidroxilas vizinhas. Aqui corou a membrana basal espessada em torno do vaso, mas não as mucinas do interstício, que se coraram por Alcian blue
...
Agradecimentos.    Caso do Centro Infantil Boldrini, Campinas, SP.  Colorações especiais realizadas no Depto de Anatomia Patológica da FCM-UNICAMP  (Sra. Tayna Takahashi Santos). 
.........
Para mais imagens deste caso : RM   Macro,  HE Masson, reticulina, Alcian blue, PAS IH - EMA, GFAP, VIM, S-100, AE1AE3, Ki67
.......
Sobre epêndima e ependimomas
Características de imagem
Mais sobre o ependimoma  mixopapilar: 
textos (1) (2) e banco de imagens
Ependimoma  mixopapilar subcutâneo (ectópico) :  imagem, patologia Sobre filo terminal humano normal
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
...
...