Glioma  angiocêntrico. 
4. Imunohistoquímica para antígenos neuronais: 
MAP2, NeuN, NF, SNF, cromogranina
..
Fem. 6 a. 7 m. Clique para RM, macro, HE, tricrômico de Masson, reticulina, LFB-Nissl, imunohistoquímica para GFAP, VIM, S-100, MAP2, NeuN, NF, SNF, cromogranina, EMA, CD34, Ki67, p53 e texto sobre gliomas angiocêntricos. 
..
MAP2.    Este anticorpo para proteína associada a microtúbulos (microtubule associated protein) (para breve texto, clique) é um dos mais eficientes métodos disponíveis para demonstrar neurônios normais em tecido nervoso central. Embora certos tipos de neurônios, como as células de Purkinje, não marquem, os neurônios do córtex cerebral se destacam elegantemente das células da glia e do neurópilo. A positividade se restringe ao corpo celular e dendritos, ficando o núcleo e axônio negativos.  Para córtex cerebral normal estudado com MAP2, clique
..
MAP2.    Aqui estudamos o córtex do giro vizinho ao mais afetado pelo tumor, visto que na área tumoral mais densa os neurônios virtualmente desapareceram por completo. A reação destaca os neurônios remanescentes, que ficam entre os vasos espessados pelas células neoplásicas. Estas são negativas. As pseudorrosetas perivasculares nos vasos maiores também não se marcam. 
..
MAP2. Pseudorrosetas perivasculares.  As células neoplásicas em disposição radial em torno dos vasos, que são positivas para antígenos gliais (GFAP, VIM e S-100), não reagem para MAP2, e tomam a hematoxilina, corante de fundo. 
..
MAP2.  Neurônios  remanescentes.   A reação dá boa idéia do caráter infiltrativo do tumor ao longo de vasos (caráter angiocêntrico), que vai gradualmente comprimindo os elementos nobres do tecido nervoso. Os neurônios remanescentes são em grande parte piramidais, com dendritos apicais orientados radialmente para a leptomeninge (para cima  em todas as fotos). A orientação regular e paralela dos dendritos apicais demonstra que as células são pré-existentes. Se fossem parte do tumor, como em um ganglioglioma, a orientação e distribuição seriam casuais. 
MAP2, área tumoral sólida.    No giro mais infiltrado pelo tumor, onde as células neoplásicas não se limitam aos vasos e sim formam densa trama, há poucos neurônios restantes. 
..
..
NeuN.  Neurônios no córtex infiltrado.   O anticorpo denominado NeuN (Neuronal Nuclei, para breve texto, clique) marca núcleo e citoplasma dos neurônios piramidais do córtex. Os resultados neste glioma angiocêntrico foram análogos aos com MAP2, sendo as células neoplásicas e todos outros componentes corticais negativos. Para córtex cerebral normal estudado com NeuN, clique
..
..
NF (neurofilamento).   Proteína de neurofilamento, um filamento intermediário do citoesqueleto expresso por neurônios e seus prolongamentos (dendritos e axônios), demonstrou neurônios remanescentes do córtex cerebral infiltrado pelo glioma angiocêntrico. Contrariamente aos dois anticorpos acima (MAP2 e NeuN), neurofilamento demonstra axônios, deixando evidente o caráter difusamente permeativo do glioma. Células neoplásicas foram negativas. Para breve texto sobre filamentos intermediários, clique
..
NF.  Neurônios no córtex infiltrado.   O encontro de neurônios e axônios originais do córtex entre as ilhotas perivasculares de tecido tumoral é evidência do caráter infiltrativo da neoplasia, que cresce gradualmente ao longo de vasos. Apesar da infiltração, a progressão do tumor deve ser lenta, pois não há atipias ou necrose, e a marcação por Ki67 é muito baixa.  Contudo foram encontradas 4 mitoses bem documentadas no Ki67. 
..
NF. Axônios no córtex infiltrado. 
..
NF.  Pseudorrosetas  perivasculares.    As células do glioma angiocêntrico dispostas perpendicularmente aos vasos maiores  foram sistematicamente negativas para NF. 
..
NF.  Área  tumoral  sólida.  Mesmo em áreas  aparentemente sólidas do tumor observam-se finos axônios e um ocasional neurônio entre as células neoplásicas.  Isto denota o caráter difusamente infiltrativo da neoplasia. 
..
NF.  Neurônio ectópico na substância branca. 

Neurônios ectópicos não são incomuns na substância branca subcortical, mesmo em áreas supostamente normais. Aqui observamos um exemplo, aparentemente sem relação com o tumor. Os finos axônios são normais para a substância branca. 

..
..
Sinaptofisina (SNF).    Sinaptofisina, uma proteína associada a vesículas sinápticas (para breve texto, clique) está presente no neurópilo da substância cinzenta cerebral, inclusive do córtex, onde sinapses são abundantes. Para microscopia eletrônica do córtex cerebral humano normal, inclusive das sinapses, clique.  Aqui, SNF realça as áreas do córtex em meio à substituição pelo glioma angiocêntrico, como já demonstrado em outros antígenos.  Quanto mais densa a infiltração, menos intensa a reação para SNF. As células neoplásicas são sempre negativas, inclusive as pseudorrosetas perivasculares. Neurônios são só fracamente positivos no citoplasma. 
..
SNF.  Neurônios no córtex infiltrado. 
..
Sinaptofisina (SNF).  Progressão da  infiltração neoplásica.     Nesta região, acompanhamos o córtex cerebral de áreas mais acometidas (a esquerda) para menos afetadas, demonstrando o aumento da reatividade para SNF das primeiras para as segundas. 
..
Sinaptofisina (SNF).  Camada molecular.      A camada molecular (mais superficial) do córtex, infiltrada pelo glioma angiocêntrico é negativa, inclusive com disposição em paliçada das células neoplásicas na interface meníngea. 
..
..
Cromogranina.    Cromogranina, outra proteína associada a vesículas sinápticas (para breve texto, clique) está presente no citoplasma de neurônios do córtex cerebral.  Neste glioma angiocêntrico, fornece resultados semelhantes aos já descritos com MAP2, NeuN e NF, onde neurônios remanescentes são marcados e células neoplásicas são negativas. 
.....
Agradecimentos.    Caso estudado conjuntamente com o Prof. Dr. Fábio Rogério.  Imunohistoquímica executada no Laboratório de Pesquisa pelas técnicas Ana Claudia Sparapani Piaza, Luzia Aparecida Magalhães Ribeiro Reis e Arethusa de Souza.  Departamento de Anatomia Patológica, FCM-UNICAMP.
......
 Para mais imagens deste caso e texto sobre glioma angiocêntrico RM Macro, HE
Colorações especiais IH - GFAP, VIM, S-100 IH - MAP2,
NeuN,
NF, SNF, 
cromogranina
IH - EMA,  CD34,  Ki67,  p53
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..