Adenoma cromófobo de hipófise com invasão de 
base de crânio e rinofaringe
..
Masc. 49 a.  Diplopia há 1 ano. Nos últimos meses, perda progressiva da visão, redução do campo visual em olho esquerdo e cefaléia intermitente.  Atualmente, leve exoftalmo à esquerda. 
Tomografia de crânio e órbitas mostrou lesão centrada na sela túrcica, com expansão infra- e supraselar e extensão à porção superior da rinofaringe. RM (abaixo) - resultados semelhantes.
Consulta na ORL lesão exofítica ocupando a metade superior da rinofaringe, que foi biopsiada. 
Com o resultado anátomo-patológico de adenoma hipofisário invasivo, realizada abordagem transesfenoidal. Clique para estudo histológico e imunohistoquímico

 
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 
..
Volumosa lesão centrada na região selar, com extensão infra- e supraselar e crescimento no IIIº ventrículo, medindo 6,8 x 4,5 x 3,5 cm. Eleva e comprime o quiasma óptico. Inferiormente, erode e invade a sela túrcica, o seio esfenoidal, o clivus, a parte superior da rinofaringe e a parte posterior da cavidade nasal. Invade bilateralmente os seios cavernosos, englobando as Aa. carótidas internas. A lesão tem aspecto em ampulheta, com constrição na porção média devida ao diafragma da sela.  Apresenta isossinal em T1 e hipersinal em T2, mostrando áreas císticas com hipersinal em T1, atribuíveis a hemorragias intratumorais. Um cisto maior na porção superior apresenta conteúdo decantado, melhor visível em T2. O tumor impregna-se uniformemente por contraste. Não se identifica a hipófise. 
..
CORONAL, SAGITAL, T1 COM CONTRASTE
..
SAGITAIS, T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE
..
AXIAIS,  T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE T2
..
COMPARAÇÃO com RM normal, sagital, T1 sem contraste (imagem à direita), mostrando a destruição da sela túrcica, invasão do seio esfenoidal (normalmente preenchido por ar, em preto no exame normal), invasão do osso esponjoso do baso-esfenóide e baso-occipital (ou clivus), normalmente preenchido por medula óssea adiposa (brilhante em T1 no exame normal). O tumor chega à rinofaringe e porção posterior da cavidade nasal. 
Para mais imagens de TC e RM normais de crânio, e peças anatômicas da região, clique. 
..
 
MAIS  IMAGENS 
..
AXIAIS, T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
..
T2
..
CORONAIS, T1 COM CONTRASTE
..
FLAIR
..
SAGITAIS, T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
..
T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE
..
 Para mais imagens deste caso: HE IH
....
Mais sobre adenomas da hipófise
Peça GE-20 Peça GE-32 Lâmina A.238 Banco de Imagens Neuropatologia Neuroimagem Características de imagem
...
Textos de apoio:  Hipófise normal Adenomas Adenoma de hipófise ectópico Oncocitomas Prolactina e seu controle hipotalâmico
.....
Casos de adenoma de hipófise invasivo imagem  (1) (2) (3) patologia  (1) (2) (3)
....
Caso de carcinoma da hipófise com metástases hepáticas (1968) Peça GE-17 Banco de imagens Carcinoma da hipófise com metástases pulmonares:
imagempatologia
Sobre carcinomas da hipófise
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..