Metástases  cerebrais  de  coriocarcinoma. 
2. Imunohistoquímica.
..
b-HCG. Gonadotrofina coriônica humana é secretada em grandes quantidades pela placenta. Normalmente, só é detectável no soro durante a gravidez.  É positiva nas células do sinciciotrofoblasto da placenta normal e ausente no citotrofoblasto.  Em coriocarcinomas, b-HCG é também encontrada no sinciciotrofoblasto. No presente espécime, há expressão variável, com algumas células com morfologia compatível com sinciciotrofoblasto positivas, outras negativas. 
..
VIM. Vimentina é negativa nas células tumorais, mas fortemente positiva no tecido nervoso infiltrado, onde marca astrócitos reacionais e macrófagos que fagocitam debris.  Serve, portanto, para separar o tumor do tecido hospedeiro e ilustra as relações entre ambos.  Nota-se que o tumor infiltra o tecido nervoso em lingüetas, por vezes até em fila indiana. 
Infiltração do  tecido nervoso em fileiras de células individuais ou em fila indiana era comum, enfatizando o caráter extremamente invasivo da neoplasia. 
..
VIM. Astrócitos reativos.  Astrócitos de padrão gemistocítico eram abundantes nas proximidades do tumor, refletindo o intenso grau de lesão do tecido nervoso. 
..
VIM. Macrófagos (células grânulo-adiposas). 

AE1AE3. Um coquetel de queratinas de alto e baixo peso molecular, fortemente positivo nas células neoplásicas, em especial no citotrofoblasto. Denota o caráter epitelial das células tumorais. 

CK7. Citoqueratina do tipo II (básica), peso molecular de 54 kD, encontrada em epitélios simples (exemplos, pulmão, colo uterino, glândula mamária, ductos biliares, ductos coletores do rim, urotélio e mesotélio), e em adenocarcinomas não derivados do trato gastrointestinal. É ausente em TGI, hepatócitos, túbulos proximais e distais do rim, e em epitélios escamosos.  Aqui,  fortemente positiva nos dois tipos de células deste coriocarcinoma. 
..
 
CEA. Antígeno cárcino-embrionário, consiste numa família de glicoproteínas oncofetais com PM aproximado de 200 kD. É encontrado em vários tipos de adenocarcinomas, como cólon, pulmão, mama, estômago e pâncreas.  Aqui, positivo focal em áreas deste coriocarcinoma. 
..
Inibina, um marcador de tumores do estroma e dos cordões sexuais das gônadas, foi positiva forte no sinciciotrofoblasto.  É uma glicoproteína dimérica produzida principalmente por células da camada granulosa dos folículos ovarianos e células de Sertoli dos túbulos seminíferos. Inibe a liberação do FSH pela hipófise, reduzindo a foliculogênese.  É um marcador sensível para tumores do estroma ovariano e dos cordões sexuais.  É também conhecida a positividade de células do sinciciotrofoblasto para inibina. 
..
 
PLAP. Fosfatase alcalina placentária.  Sintetizada pelo trofoblasto placentário e encontrada na superfície celular.  É observada em seminomas, carcinomas embrionários, tumor do seio endodérmico e coriocarcinoma.  Contudo, a expressão de PLAP é fraca nos coriocarcinomas, ao contrário da b-HCG.  Foi o caso no presente exemplo, onde só um pequeno foco de positividade em padrão membrana foi encontrado.  A grande parte do tumor foi negativa. 
..
Ki-67. Positividade próxima de 100% deste marcador de proliferação celular é forte indicativo da alta capacidade de multiplicação deste coriocarcinoma. Só raras células foram negativas, mas seu encontro é importante para validar a reação (afastando artefato ou reação cruzada com outro antígeno).  Notar que, em células em mitose, também o citoplasma mostra positividade fraca. 
Positividade no citotrofoblasto. 
..
Ki-67.  Positividade no sinciciotrofoblasto. 
..
Ki-67.  Positividade em células  em  mitose. 
..
Ki-67.  Núcleos  negativos. 
..
Outros resultados.  Houve positividade variável também para EMA, 35bH11 e 34bE12. 
As células neoplásicas foram negativas para CK20, S100, VIM, CK5/6, a-fetoproteína, c-kit, CD30 e HMB45. 

Fontes  das informações sobre antígenos dadas nesta página:

Dabbs DJ (ed).  Diagnostic Immunohistochemistry, 2nd Ed., Churchill Livingstone, Elsevier, 2006. 

Leong AS-Y, Cooper K, Leong FJW-M.  Manual of Diagnostic Antibodies for Immunohistology. Greenwich Medical Media Ltd, London, 1999. 

..
Caso gentilmente contribuído pelo Dr. Hoyama da Costa Pereira, Serviço de Neurocirurgia, Hospital Medical de Limeira, Limeira, SP. 
..
 Para mais imagens deste caso: RM Macro, HE
..
Este assunto na graduação:   coriocarcinoma:  peça, lâmina Outros casos de metástases cerebrais de coriocarcinoma: 
RM (1) (2), macro (1) (2
..
Metástases cerebrais na graduação:
neuropatologia, neuroimagem.
Mais casos de metástases:
neuropatologianeuroimagem
Características de imagem 
de metástases cerebrais
Sobre metástases cerebrais
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem -
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..