Meningioangiomatose.  6.  CD34, Ki-67
....
Masc. 7 a. 8 m.   Clique para exames de imagem, macroscopia, destaques da microscopia, HE, tricrômico de Massonreticulina, LFB-Nissl, destaques da imunohistoquímica, MAP2, NeuN, SMI-32, GFAP, VIM, CD34, Ki67Texto
....
CD34.  Vasos das leptomeninges.    A propriedade do anticorpo para CD34 marcar a face luminal das células endoteliais o torna de grande valia para estudo da vascularização dos tecidos. Aqui o utilizamos para realçar os vasos da leptomeninge, córtex e substância branca. Na leptomeninge espessada, os vasos estão em número aumentado, e em calibres variados, mas sua arquitetura é normal em meio às fibras colágenas. 
..
CD34. Positividade em células da leptomeninge espessada.    Uma feição digna de nota foi a positividade para CD34 em células da leptomeninge espessada.  Isto não ocorre habitualmente, sendo as células aracnóideas positivas para EMA.  Descreve-se positividade para CD34 nos fibroblastos da dura-máter, não da aracnóide. 
Ref. Cummings TJ, Burchette JL, McLendon RE.  CD34 and dural fibroblasts: the relationship to solitary fibrous tumor and meningioma.  Acta Neuropathol. 2001 Oct;102(4):349-54.  Department of Pathology, Duke University Medical Center, Durham, NC 27710, USA. cummi008@mc.duke.edu    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11603810
..
CD34. Vasos do córtex  cerebral.    Os capilares corticais estão em parte circundados por adventícia muito espessada por fibras colágenas.  Uma mesma baínha de colágeno pode conter mais de um capilar, separados entre si pelo tecido conjuntivo. Ao lado destas formações, há capilares não associados a adventícia espessada, em contato direto com o tecido nervoso, como é normal no córtex cerebral. 
..
CD34. Capilares do córtex cerebral.    Além das  baínhas colágenas contendo vários capilares, havia capilares normais, não associados a colágeno, ou outros em que a baínha colágena circundava apenas um pequeno vaso. 
..
CD34. Substância branca.   As alterações descritas no córtex repetiam-se na substância branca, com vasos envolvidos ou não por manguito colágeno.  Para aspectos com tricrômico de Masson, clique. 
..
..
Ki-67.  Leptomeninge.   Núcleos marcados por Ki67 eram escassos na leptomeninge espessada, da ordem de 1% ou menos, admitindo-se que as células raramente se reproduzem. Não foram observadas mitoses. Núcleos marcados aos pares poderiam representar células derivadas de uma mesma mitose.  No córtex e na substância branca, os raros núcleos positivos devem corresponder a astrócitos. Leucócitos servem de controle interno (quase sempre positivos)
..
Ki-67.  Córtex cerebral.   Raros núcleos positivos devem corresponder a astrócitos
..
Ki-67.  Substância branca.   Raros núcleos positivos devem corresponder a astrócitos, em vista da localização e morfologia. Um núcleo marcado foi encontrado na adventícia espessada de um pequeno vaso. 
..
Ki-67.  Células do sangue (controle interno positivo).    Células brancas do sangue são habitualmente positivas para Ki67, e servem de útil controle interno para validar a reação, quando as células propósito praticamente não se marcam.  Abaixo, neutrófilos em marginação em uma vênula da leptomeninge ou no centro de um pequeno vaso. 
.......
Agradecimentos.    Caso do Centro Infantil Boldrini, Campinas, SP, estudado com a colaboração do Prof. Dr. Fábio Rogério, Departamento de Anatomia Patológica da FCM-UNICAMP.   Reações imunohistoquímicas executadas no Laboratório de Pesquisa do Departamento de Anatomia Patológica da FCM-UNICAMP pelas técnicas Ana Claudia Sparapani Piaza, Luzia Aparecida Magalhães Ribeiro Reis e Arethusa de Souza. 
.........
Para mais imagens deste caso e texto:
RM, TC pós op Macro  HE  Masson, Reticulina
LFB-Nissl  IH - MAP2, NeuN, SMI32 IH - GFAP, VIM  IH - CD34, Ki67
........
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..