Tumor neuroepitelial disembrioplásico  (DNET). 
5. Imunohistoquímica para marcadores  neuronais - NF, tubulina
..
Fem. 20 a.  Clique para RM, imagens do campo cirúrgico, macroscopia, HE, tricrômico de Masson, LFB-Nissl, MAP2, NF, tubulina, GFAP, VIM, S-100, CD34, Ki-67, textos sobre DNETs  (1) (2). 
..
NF.  Elemento glioneuronal específico. 

NF (proteína de neurofilamento) foi o marcador que melhor individualizou os axônios cursando pelo elemento glioneuronal específico do DNET.  Os axônios eram esparsos, de diferentes diâmetros, e freqüentemente apresentavam pequenas dilatações a distâncias regulares, lembrando contas de rosário, como já notado em colorações especiais (como Masson e LFB) e em MAP2

..
NF.  Elemento glioneuronal específico. Axônios 'em contas de rosário'. Alternam pequenas dilatações positivas para neurofilamento com intervalos negativos mais delgados. Poderiam representar distribuição anormal da proteína em função de fluxo axonal anômalo. 
..
NF.  Elemento glioneuronal específico. Neurônios.   Ao contrário de MAP2, NF marca pouco os neurônios flutuantes do elemento glioneuronal específico e de outras regiões do preparado. Na maioria, aparecem totalmente negativos, sugerindo que o filamento intermediário 'proteína de neurofilamento'  concentra-se nos axônios, não no corpo celular nem nos dendritos.  Como há axônios marcados ao lado das células não marcadas,  a negatividade é genuína.  Além de NF, neurônios foram negativos para outros marcadores, como sinaptofisina, cromogranina e NeuN, não documentados aqui. 
..
NF. Áreas ricas em oligodendrócitos. 

Nestas áreas há densa população de axônios entre as células de citoplasma vacuolado, muito semelhantes ou idênticas a oligodendrócitos. 

..
..
Tubulina. 

Elemento glioneuronal específico. 

Classe III beta tubulina é outro marcador neuronal em uso corrente (para breve texto, clique).  Aqui, foi positiva nas colunas de células semelhantes a oligodendrócitos do elemento glioneuronal específico do DNET. Admitimos que a marcação ocorreu nos axônios que correm intimamente associados com as ditas células, mas estes não ficaram claramente individualizados, como com neurofilamento acima. 

..
Tubulina. Elemento glioneuronal específico. Neurônios.   Os 'neurônios flutuantes' também se marcam por classe III beta tubulina. A marcação é citoplasmática, como esperado, e enfatiza as anormalidades estruturais das células do elemento glioneuronal específico, como já documentado em HE, colorações especiais (LFB-Nissl, tricrômico de Masson), e MAP2.    Em áreas  ricas em oligodendrócitos próximas ao elemento glioneuronal específico, há também farto repertório de neurônios aberrantes (abaixo).
..
Tubulina. 

Área rica em oligodendrócitos e transição para o elemento glioneuronal específico.

Aqui, o tecido é mais densamente celular e as células semelhantes a oligodendrócitos aparecem positivas, ficando a dúvida se a marcação é nelas mesmas ou em axônios em trânsito.  Os neurônios circundados por fluido (neurônios flutuantes) mostram ampla gama de aberrações morfológicas, como já discutido acima. 

....
Agradecimentos.    Caso gentilmente contribuído pelo Prof. Dr. Helder Tedeschi.  Preparações imunohistoquímicas pelas técnicas Ana Claudia Sparapani Piaza, Arethusa de Souza e Luzia Aparecida Magalhães Ribeiro Reis.  Laboratório de Pesquisa, Depto de Anatomia Patológica da FCM-UNICAMP.  Campinas, SP. 
....
Mais imagens deste caso,  texto:
RM, fotos da cirurgia, macro  HE Tricrômico de Masson LFB - Nissl
IH para neurônios: MAP2 IH para neurônios: NF, tubulina IH para glia : GFAP, VIM, S-100 IH - CD34, Ki-67
....
Textos sobre DNET (1) (2) Características de imagem dos DNETs Neuroimagem e neuropatologia de outros casos de DNET
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia -
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..