Displasia fibrosa de base de crânio. Biópsias por via transnasal
...
Masc. 4 a 7 m.   Foram realizadas duas biópsias preliminares na tentativa de estabelecer a natureza da lesão.  Os achados reunidos abaixo sugeriram o diagnóstico de displasia fibrosa, depois confirmado no espécime cirúrgico.  Clique para  exames de imagem, biópsias transnasais, peça cirúrgica :  HE,  IH : Vimentina, CD68, HAM56, 1A4, HHF-35CD34, Ki67.
...
Destaques  da  microscopia. 
HE. Aspecto geral em aumento fraco.   Trabéculas ósseas metaplásicas Estroma fibroso intertrabecular.  Gigantócitos
....
Aspecto geral da lesão.    Biópsia por via transnasal mostra as feições histológicas clássicas da displasia fibrosa: trabéculas ósseas neoformadas em arquitetura anárquica e tecido fibroso frouxo entre elas. 
..
Trabéculas ósseas metaplásicas.    Na displasia fibrosa, a lesão básica é a proliferação de fibroblastos, que, em parte, sofrem metaplasia óssea, constituindo trabéculas de osso jovem do tipo trançado ou woven bone (ver lâmina na graduação e outros casos de displasia fibrosa (1) (2)). Os fibroblastos produzem matriz óssea (um tipo de colágeno e proteoglicanas adequados à deposição de cálcio), que aparece como bandas de material róseo amorfo e, gradualmente, são envolvidos por ela, passando a osteócitos).  Não há intervenção de rimas de osteoblastos no processo, nem no início nem posteriormente.  As trabéculas têm arquitetura curvilínea anastomosante, comparada a 'caracteres chineses'.  O aspecto das trabéculas varia com o local examinado, ora mais celulares, ora menos, provavelmente refletindo a idade do processo. 
..
Estroma fibroso.  Entre as trabéculas há fibroblastos de aspecto jovem (núcleo de cromatina frouxa e ocasionais pequenos nucléolos) que depositam fibras colágenas delicadas.  Este estroma varia conforme a área examinada, de mais frouxo a mais denso e colageneizado, expressando diferentes fases da lesão. 
..
Células gigantes.    São pouco expressivas em relação a outras lesões ósseas ricas em gigantócitos, como o granuloma reparador de células gigantes e o tumor marrom do hiperparatiroidismo.  Há tendência a situar-se junto às trabéculas. 
......
Agradecimentos.    Caso do Centro Infantil Boldrini, Campinas, SP.   Preparações histopatológicas e imunohistoquímicas pelos técnicos do Laboratório de Patologia do Centro Boldrini - Srs. Aparecido Paulo de Moraes e Irineu Mantovanelli Neto. 
.....
Para mais imagens deste caso:
TC, RM HE.  Biópsias preliminares HE. Peça cirúrgica IH -  Vimentina, CD68, HAM56 IH -  1A4, HHF-35,  CD34,  Ki67
.......
Outros tumores ósseos
imagempatologia
Patologia óssea na graduação
Texto sobre displasia fibrosa
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..
..