Displasia cortical com xantoastrocitoma.
3. Displasia cortical - IH - GFAP
..
Lâminas  escaneadas.    Abaixo, 6 cortes do mesmo bloco corados por HE e marcadores imunohistoquímicos. Em HE, nota-se apenas uma pequena área mais pálida na substância branca do giro. Sinaptofisina (SNF) marca o córtex, rico em sinapses, a substância branca é negativa. Os três marcadores para astrócitos (GFAP, vimentina e proteína S-100) mostram diferentes padrões de marcação. A que chama mais atenção é a VIM, que apresenta focos de positividade mais forte na substância branca. CD34 também marca áreas focais na substância branca. Há coincidências entre as áreas marcadas por VIM, S-100 e CD34.  Estas áreas mostram células astrocitárias ou semelhantes a astrócitos, mas que se desviam do padrão habitual destes. 
..
..
Lâminas escaneadas em resolução maior (1200 dpi).  A melhor coincidência entre as áreas mais fortemente marcadas é entre S-100 e CD34. Muitas destas áreas são também positivas para VIM, mas não todas.  GFAP não marca estas áreas, sugerindo que as células positivas para S-100, CD34 e VIM não o são para GFAP.  Nos quadros abaixo e em outras páginas, detalhes histológicos de cortes marcados para GFAP, VIM, S-100, CD34 e NSE, mostrando células gliais displásicas.
..
No bloco que continha o xantoastrocitoma (ver outra página), a marcação irregular com vimentina também era evidente, mas a coincidência com GFAP foi pequena. 

 
IMUNOHISTOQUÍMICA
....
GFAP. Nesta lâmina escaneada, além do pequeno xantoastrocitoma detalhado na outra página, a distribuição da positividade é irregular. Os lugares mais positivos correspondem a maior concentração de astrócitos. 
..
GFAP.  Gliose da camada molecular. Uma fina orla de positividade submeníngea (logo abaixo da pia-máter) é notada na camada molecular do córtex cerebral,  indicando gliose. Em aumentos mais fortes, observam-se astrócitos mais numerosos que o habitual. Vários têm citoplasma também mais abundante, tomando aspecto gemistocítico.  Há, portanto, hiperplasia e hipertrofia astrocitárias, que são parte do quadro displásico.  Nesta região, normalmente observam-se apenas astrócitos protoplasmáticos, com citoplasma escasso e prolongamentos delicados. 
..
GFAP. Astrócitos  no  córtex  displásico. Nas outras camadas do córtex, os astrócitos eram do tipo fibroso, não tendo sido notados astrócitos protoplasmáticos, normais para a região.  Havia aumento em número da população astrocitária e anormalidades morfológicas eram comuns, como astrócitos binucleados, astrócitos colados um ao outro, ou células com citoplasma abundante e núcleo excêntrico, tomando padrão gemistocítico.
..
GFAP. Relações  astrócitos - vasos.   A relação entre os astrócitos e vasos em GFAP parecia normal. Os astrócitos lançavam prolongamentos aos vasos de uma certa distância. Os prolongamentos mostravam uma pequena expansão terminal ('pé sugador '). 
..
GFAP. Relações  astrócitos - neurônios. Os astrócitos demonstrados por GFAP exibiam uma relação de proximidade, mas raramente de intimidade com os neurônios.  A relação de extenso contato entre as membranas das duas células, como visto com S-100, não foi notada.  Outra vez, os neurônios freqüentemente se acompanhavam de uma 'célula satélite', vista como um núcleo menor e de citoplasma negativo. 
..
GFAP. Neurônios.  Os neurônios aparecem sempre negativos com GFAP.  O núcleo é reconhecível pelo tamanho maior e nucléolo proeminente. Em alguns neurônios havia um núcleo de uma outra célula adjacente. Poderiam representar exemplos das células intimamente associadas aos neurônios, e vistas com S-100 e CD34.  Aqui, são GFAP-negativas. 
..
GFAP. Área rarefeita e gliótica. 

Densa trama de prolongamentos astrocitários. A marcação da periferia dos vasos mostra que estão circundados por tais prolongamentos. Há núcleos sem citoplasma marcado em volta que não devem ser de astrócitos.  Poderiam ser de oligodendrócitos ? células displásicas de outra natureza ?

..
Para mais sobre este caso:  Página de resumo
RM Macro, HE HE
VIM S-100, CD34, NSE  Xantoastrocitoma, HE, IH
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..