Astrocitoma pilocítico frontal cístico com exuberante proliferação vascular.  4. IH : VIM, CD34, Ki-67. 

 
IMUNOHISTOQUÍMICA
..
VIM.  Com vimentina os resultados são muito semelhantes aos com GFAP (página anterior), mas os capilares também se marcam.  Para estudar as imagens abaixo, ver antes as feitas com GFAP. 
..
VIM.  Astrocitoma  pilocítico.  A morfologia dos astrócitos pilocíticos tumorais é bem demonstrada por vimentina, que tem positividade citoplasmática forte e difusa. São células alongadas, freqüentemente dispostas em feixes que se entrecruzam e podem ser vistas em vários planos de corte. 
..
VIM. Capilares  proliferados.  Ao contrário do preparado com GFAP, os vasos são marcados com vimentina. 
..
VIM.  Gliose  reacional.  Grandes astrócitos estrelados de padrão gemistocítico e arranjo frouxo. 

..

CD34. Este marcador de endotélio demonstra com elegância o colar de capilares proliferados que circunda a luz do cisto tumoral. No restante do tecido a distribuição dos vasos é esparsa. 
..
CD34.  Capilares da borda do cisto.   Nesta camada, onde a proliferação endotelial é máxima, os capilares são tortuosos e formam elaboradas guirlandas.  Estes pequenos vasos anômalos careciam de barreira hemoencefálica e eram anormalmente permeáveis, produzindo o líquido que preenchia o cisto, e também o edema que permeava a substância branca peritumoral.  Devia haver freqüentes sangramentos no interior do cisto, tornando-o rico em macromoléculas e metemoglobina, responsáveis pelo hipersinal em T1. 
..
CD34.  Capilares no astrocitoma pilocítico.  No interior do tumor os capilares também eram freqüentemente proliferados e tortuosos, por vezes formando pseudoglomérulos.  Alguns estavam dilatados por trombos, tornando o revestimento endotelial esgarçado e irregular. 
..
CD34.  Capilares na camada de gliose reacional.  Esta camada tinha poucos capilares esparsos, que, de modo geral, eram finos. 

..

Ki-67.  Negatividade nas células tumorais.  Este marcador de proliferação celular foi totalmente negativo no tumor propriamente dito, indicando que as células neoplásicas (astrócitos pilocíticos) reproduzem-se muito lentamente.  Contudo, houve alta positividade nas células endoteliais dos capilares, mostrando que, nelas, o ciclo celular é frequente.  De fato, na preparação para GFAP demonstrada acima, foram encontradas três mitoses em endotélio. Isto sugere que as células neoplásicas astrocitárias devem sintetizar fatores angioproliferativos do tipo VEGF (vascular endothelial growth factor), que mantêm as células endoteliais em constante reprodução. 
Ki-67. Marcação das células endoteliais.  A positividade nos núcleos dos capilares proliferados supera 50% (estimativa visual sem contagem).  Ver as mitoses encontradas no preparado para GFAP

 
Para mais imagens deste caso:
TC, RM Macro, HE Colorações especiais GFAP

 
Mais sobre astrocitomas pilocíticos: 
Na graduação Texto ilustrado Características de imagem Glioma de nervo óptico Microscopia eletrônica (1) (2)
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..