Glioblastoma multiforme da glândula pineal 
..
Fem. 64 a. Cefaléia de forte intensidade e vômitos desde fevereiro de 2012. TC em 1/3/12 - dilatação do sistema ventricular supratentorial. Derivação ventrículo-peritonial. Após 2 meses, iniciou déficit motor em membros inferiores. RMs em 5/4 e 14/6/12 (abaixo) - lesão expansiva na topografia da glândula pineal. Biópsia da lesão em outro serviço em 2/8/12. Déficits persistiram, voltou a apresentar náuseas e vômitos, dificuldade para alimentar-se, instituída dexametasona.  Óbito no domicílio em outubro de 2012.  Para histologia e imunohistoquímica deste caso, clique.  
..
Lesão bem delimitada na topografia da glândula pineal, situada entre o esplênio do corpo caloso e a placa quadrigêmea, afastando lateralmente os pulvinares dos tálamos.  A massa é sólida com pequena área cística no centro, apresenta isossinal ao córtex cerebral em T1 e T2 e impregna-se forte e heterogeneamente por contraste. No espaço de 2 meses e 9 dias, houve expansão volumétrica e as áreas de impregnação tornaram-se  maiores e mais irregulares. Nos cortes coronais em T2, observa-se maior compressão da placa quadrigêmea para baixo e edema das áreas talâmicas adjacentes ao tumor. 
..
COMPARAÇÃO DE DUAS DATAS  (intervalo de 70 dias)
5/4
14/6
..
Ressonância magnética  5/4/2012   Melhores cortes  -  AXIAIS
T1 COM CONTRASTE T2 FLAIR
CORONAIS, T2 T1 SEM CONTRASTE T1 COM CONTRASTE
Mais imagens deste exame.
....
Ressonância magnética  14/6/2012   Melhores cortes  -  AXIAIS 
T1 COM CONTRASTE T2 FLAIR
CORONAIS, T1 COM CONTRASTE T2 SAGITAIS, T1 COM CONTRASTE
Mais imagens deste exame, incluindo espectroscopia.
..
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 5/4/2012 
..
CORTES  AXIAIS,  T1 COM CONTRASTE
..
T2
..
FLAIR
..
CORTES  CORONAIS,  T2
..
CORTES  SAGITAIS,  T1 SEM CONTRASTE
..
T1 COM CONTRASTE
..
RESSONÂNCIA  MAGNÉTICA 14/6/2012
..
CORTES  AXIAIS,  T1 COM CONTRASTE
..
T2
..
FLAIR
..
CORTES  CORONAIS,  T1 COM CONTRASTE
..
T2
..
CORTES  SAGITAIS,  T1 COM CONTRASTE
..
ESPECTROSCOPIA  DE  PRÓTONS.  Compara duas áreas do mesmo corte axial em FLAIR. Na primeira, a ROI (region of interest, quadrado com S1 ) situa-se no tumor e mostra grande pico de colina na região de 3,2 ppm (partes por milhão).  A colina está envolvida no metabolismo de membranas e sua elevação indica proliferação celular rápida, associada a uma neoplasia de alto grau histológico.  Na outra foto, em que a ROI está fora do tumor, observam-se os picos normais de colina e creatina e um grande pico de NAA (n-acetil aspartato) em 2 PPM. O NAA é encontrado em neurônios e sua presença indica componentes normais do tecido nervoso.
Para espectroscopia em outros casos de tumores do SNC, clique.
..
Para mais imagens deste caso: RM HE, texto IH
..
Este assunto na graduação Características de imagem dos glioblastomas Textos : Glioblastoma de células gigantes Glioblastoma multiforme da pineal
......
Tumores  germinativos_ Neuroimagem Neuropatologia Tumores do parênquima pineal : Neuroimagem Neuropatologia
Banco de imagens :  Pineal normal, 
HE e imunohistoquímica
Tumores da pineal Textos ilustrados linkados:  Tumores germinativos do SNC Tumores do parênquima pineal
Outros textos sobre pineal e tumores :  tumores germinativos; pineocitoma, pineoblastoma e  PNETs supratentoriais, cistos da pineal.
..
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE
..