Displasia cortical com xantoastrocitoma
6. Xantoastrocitoma - HE,  IH

 
XANTOASTROCITOMA
..
..
Lâmina de HE  escaneada. 

Este pequeno nódulo tumoral córtico-subcortical foi achado fortuito em um dos cortes da peça de lobectomia enviada para estudo anátomo-patológico. A pequena hemorragia superficial a ele e em sua volta foi atribuída a traumatismo cirúrgico. 

Limite nítido. 

Havia nítida delimitação entre o pequeno tumor e o córtex e substância branca vizinhos. 

..
Caráter fusocelular, pleomorfismo. Os xantoastrocitomas são constituídos por astrócitos pleomórficos que freqüentemente tomam aspecto fusiforme e se dispõem em feixes multidirecionados. Há caracteristicamente  atipias nucleares, como hipercromatismo, multinucleação e pseudoinclusões intranucleares, em desproporção ao reduzido número de mitoses, que podem nem ser encontradas. No presente exemplo, células xantomatosas eram raras, e só foram notadas com imunohistoquímica. 

 
IMUNOHISTOQUÍMICA
..
GFAP. 

O pequeno nódulo de xantoastrocitoma mostra positividade variável para GFAP, forte em algumas células e ausente em outras.

..
VIM. 

Há forte positividade citoplasmática e difusa para vimentina, mais uniforme que para GFAP.  É especialmente útil para demonstrar células xantomatosas, por destacar as gotículas lipídicas (negativas) contra o citoplasma positivo. 

..
CD34. Positividade restrita aos vasos.  Não se nota marcação de células neoplásicas, como pode ser observado em alguns casos de xantoastrocitoma (1) (2) (3).  Para CD34 marcando células em tumores ou displasias corticais associados a epilepsia, clique.  Neste mesmo caso, ver outra página
..
Ki-67. Negativo em toda amostra. 
..
Para mais sobre este caso:  Página de resumo
RM Macro, HE HE
GFAP VIM  S-100, CD34, NSE
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Casos Complementares
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem -
Casos Complementares
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
VOLTA À PÁGINA ÍNDICE