Ependimoma  anaplásico  lipidizado  ectópico  em  córtex  cerebral. 
Recidiva 2019.  2. Imunohistoquímica  para  EMA, AE1AE3, GFAP, Vimentina, Ki67
..
Fem. 18 a 6 m.    Clique para  RMs.   Tumor original (2015), HE, EMA, AE1AE3, GFAP, vimentina, 1A4, NF, SNF, Ki67, p53
Recidiva (2019),  HE, Masson, EMA, AE1AE3, GFAP, Vimentina, Ki67
Textos : ependimoma ectópico  ependimomas lipidizados
..
EMA.   Positividade em  células.  Antígeno epitelial de membrana (EMA) repetiu na segunda amostra do tumor após 4 anos a positividade observada na primeira, com marcação de células neoplásicas inteiras no citoplasma, além de marcação 'dot' correspondendo a microrrosetas, membrana luminal das rosetas de Flexner e de canais ependimários.  Vacúolos de gordura não marcam na luz, afastando que pudessem ser também rosetas. A marcação em células é errática, com células positivas e negativas lado a lado. 
..
EMA.   Positividade 'dot'.     Marca microrrosetas intracitoplasmáticas, onde se concentram microvilos e cílios, só distinguíveis em microscopia eletrônica
..
EMA.  Positividade em  rosetas.    Marca superfície luminal  de rosetas verdadeiras ou de Flexner. 
..
EMA.   Positividade em  superfície de canais ependimários.    Células ependimárias neoplásicas dispostas lado a lado como epitélio apresentam positividade para EMA na superfície, imitando o observado em epêndima normal.  Indica alto grau  de diferenciação do tumor, em que pese sua malignidade. 
..
EMA.  Células  lipidizadas.     Mostram positividade citoplasmática, como as não lipidizadas.  A superfície luminal dos vacúolos lipídicos é negativa, indicando que não se trata de rosetas. 
..
..
AE1AE3.      Anticorpo é coquetel de componentes para queratinas de alto e baixo peso molecular. Aqui fortemente positivo no citoplasma, repete resultado com a primeira amostra do tumor. 
..
..
GFAP.    Positividade citoplasmática difusa, repete resultado com a primeira amostra do tumor.  Vasos e tecido conjuntivo ficam negativos. 
..
..
Vimentina.    Positividade citoplasmática difusa, repete resultado com a primeira amostra do tumor.  Vasos também reagem, observando-se alguns pseudoglomérulos. 
..
..
Ki67.  Ki67 marca cerca de  5 a 10% dos núcleos, grosseiramente comparável à amostra anterior.  Eventuais diferenças podem ser devidas a variações regionais e de amostragem. 
.....
Agradecimentos.    Caso do Centro Infantil Boldrini, Campinas, SP.   Preparações histopatológicas e imunohistoquímicas pelos técnicos do Laboratório de Patologia daquele hospital  - Srs. Aparecido Paulo de Moraes e Irineu Mantovanelli Neto. 
.........
Para mais imagens deste caso e textos:
 ependimoma ectópico  ependimomas lipidizados
RM Tumor original, 2015, HE. Idem, EMA, AE1AE3. GFAP, vimentina, 1A4, NF, SNF, Ki67, p53
Recidiva, 2019. 
HE, Masson
Idem, EMA, Idem,  AE1AE3, GFAP, Vimentina, Ki67
............
Mais sobre epêndima e ependimomas
Textos: ependimoma de células claras; ependimomas RELA; ependimoma ectópico; ependimomas  lipidizados
....
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..