Ependimoma  anaplásico  lipidizado  ectópico  em  córtex  cerebral. 
Recidiva 2019.  1 HE,  tricrômico de Masson. 
..
Fem. 18 a 6 m.    Clique para  RMs.   Tumor original (2015), HE, EMA, AE1AE3, GFAP, vimentina, 1A4, NF, SNF, Ki67, p53
Recidiva (2019),  HE, Masson, EMA, AE1AE3, GFAP, Vimentina, Ki67
Textos : ependimoma ectópico  ependimomas lipidizados
..
Destaques  da  microscopia. 
HE.  Aspecto geral, tumor sólido  Arquitetura lobular Células de aspecto epitelial
Células lipidizadas Masson.   Cora septos conjuntivo vasculares em azul, destacando a arquitetura lobular do tumor.  Detalhes. 
EMA.  Positivo extensamente, com células variavelmente marcadas. EMA.  Positividade em padrão dot.  EMA.  Positividade na face luminal de rosetas verdadeiras ou de Flexner
EMA.  Positividade na face luminal de canais ependimários  EMA.   Células lipidizadas.  Glóbulos gordurosos não se marcam.  AE1AE3.  Positividade difusa nas células neoplásicas - expressão de citoqueratinas
GFAP.   Positivo difuso nas células neoplásicas VIM.   Positivo difuso nas células neoplásicas Ki-67. Positividade em cerca de 5 a 10% dos núcleos das células neoplásicas. 
Destaques da primeira amostra,  HE, IH.
..
Segunda amostra, 2019.    A segunda amostra deste ependimoma anaplásico ectópico, removida 4 anos após a primeira, guarda com aquela acentuadas semelhanças.  As células agrupam-se em lóbulos separados por traves de tecido conjuntivo, melhor visualizadas no tricrômico de Masson.  Apresentam contorno poligonal com citoplasma abundante e de limites nítidos, lembrando epitélio, e disposição  lado a lado como peças de ladrilho.  Muitas assemelham-se a astrócitos gemistocíticos, devido aos núcleos excêntricos.  Há mitoses e áreas de necrose.  A feição mais proeminente é a abundância de células lipidizadas, com vacúolo lipídico de limites nítidos, dando à célula aspecto de adipócito.  Em certos campos, a maioria das células são lipidizadas.  Comparar com outro caso de ependimoma lipidizado. 
..
Arquitetura lobular. 
..
Células  de aspecto epitelial. 
..
Áreas  lipidizadas.   Regiões com grande número de células com acúmulo de lípides chegam a lembrar um fígado com esteatose.
..
..
COLORAÇÕES  ESPECIAIS
..
Tricrômico de Masson.    Tricrômico de Masson, que destaca tecido conjuntivo em azul, é útil para avaliação da arquitetura dos tumores, em particular deste ependimoma anaplásico. As traves de tecido conjuntivo sobressaem em azul contra o tecido tumoral em vermelho, o que documenta a estrutura lobular do tumor.  A gordura fica em negativo, já que foi extraída  pelos solventes álcool e xilol durante a inclusão em parafina. 
.......
Agradecimentos.    Caso do Centro Infantil Boldrini, Campinas, SP.   Preparações histopatológicas e imunohistoquímicas pelos técnicos do Laboratório de Patologia daquele hospital  - Srs. Aparecido Paulo de Moraes e Irineu Mantovanelli Neto. 
.......
Para mais imagens deste caso e textos:
 ependimoma ectópico  ependimomas lipidizados
RM Tumor original, 2015, HE. Idem, EMA, AE1AE3. GFAP, vimentina, 1A4, NF, SNF, Ki67, p53
Recidiva, 2019. 
HE, Masson
Idem, EMA, Idem,  AE1AE3, GFAP, Vimentina, Ki67
............
Mais sobre epêndima e ependimomas
Textos: ependimoma de células claras; ependimomas RELA; ependimoma ectópico; ependimomas  lipidizados
....
Neuropatologia
- Graduação
Neuropatologia - 
Estudos de casos
Neuroimagem
- Graduação
Neuroimagem - 
Estudos de Casos
Roteiro 
de aulas
Textos 
de apoio
Correlação 
Neuropatologia - Neuroimagem
Índice alfabético - Neuro Adições recentes Banco de imagens - Neuro Textos ilustrados Neuromuscular Patologia - outros aparelhos Pages in English
..
..